Análise, José Goldemberg, Valor - Pré-sal, sonhos e realidades

O que a experiência mostra é que a produção de qualquer recurso mineral começa lentamente e vai crescendo até atingir um pico após o que começa a declinar. Isto acontece ou porque o recurso mineral se esgota ou porque o custo de produzi-lo  aumenta muito.

As minas de ouro do Brasil colonial que enriqueceram Portugal passaram por este ciclo. Apesar de tudo que já foi extraído, há ainda ouro em muitas minas, mas sua exploração se tornou economicamente inviável. Às vezes novas tecnologias são desenvolvidas e um novo ciclo de produção se inicia.

O que aconteceu com a produção de petróleo no Brasil não foge à regra. Pouco petróleo foi encontrado em terra firme no país, e a exploração se dirigiu quase toda para a plataforma continental do oceano em baixas profundidades, na região de Campos, Espírito Santo. Graças a ela, o país se tornou autossuficiente na produção de petróleo que era o velho sonho da década dos 50 do século XX, que mobilizou tantos de nós e resultou na criação da Petrobras.

Converter a descoberta do pré-sal em defesa de soberania nacional foi uma decisão política das mais duvidosas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

As esquerdas são tão burras que matam até as galinhas dos ovos de ouro, é claro que com muito cinismo e deboche!

Anônimo disse...

Sim ... até caça de 500 milhões foi preciso comprar !!

Anônimo disse...

Não adianta ter riquezas se não se pode usufruir delas. Os índios na Amazônia vivem sobre jazidas imensas de ouro, diamantes, pedras preciosas e minérios raros, mas para eles são meras pedrinhas coloridas e brilhantes, só terão significado econômico e de progresso se houver alguém que saiba e possa extrai-las e processá-las adequadamente, senão ficarão deitados eternamente deitados em berço esplêndido e morrendo na pobreza e sendo explorados politicamente pelas esquerdas!

Anônimo disse...

são riquezas do povo.
por isso o rombo da petro,será pago pelo povo com o preço que vamos pagar pela gasolina,uma vez que ela é do povo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/