Lula quer que PGR investigue Moro por suposto abuso de autoridade

Moro, ao lado, em plena ação.


Pedido foi apresentado em nome do ex-presidente, da ex-primeira dama, Marisa Leticia, e dos quatro filhos de Lula. A defesa "ignora" que a própria MPF propôs a Moro as medidas autorizadas por ele e agora atacadas por Lula.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta quinta-feira na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação contra suposto “abuso de autoridade” cometido pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. O pedido foi apresentado em nome do ex-presidente, da ex-primeira dama, Marisa Leticia, e dos quatro filhos de Lula.O juiz, segundo a defesa de Lula, também teria violado a lei quando autorizou e prorrogou o prazo para realizar interceptações de telefones usados pela família a também quando deu publicidade às conversas gravadas, que para a defesa, deveriam ter sido mantidas em sigilo. “As ilegalidades, arbitrariedades e vazamentos constituem não atos isolados, mas uma estratégia definida para incriminar Lula e seus familiares, mesmo sem existência de fatos concretos, mas apenas hipóteses e pensamentos desejosos”.A defesa critica ainda o suposto vazamento as medidas adotadas por Moro para a imprensa, que causou “grave prejuízo à imagem pessoal do ex-presidente no Brasil e no exterior” diz a nota divulgada pelos advogados.

De acordo com os advogados, a representação pede a apuração de “eventual violação à Convenção Interamericana de Direitos Humanos e à Lei nº 4.898/65, que trata dos crimes de abuso de autoridade”.

12 comentários:

Anônimo disse...

Piada mesmo ou seja:

"Moro, você sabe que a gente desvia dinheiro publico mas não pode pegar tao pesado assim né, qual é a tua"

E tem "gente" que defende,
Pobre Brasil.

Mordaz disse...

Se bater em Teori ele concorda. Para isto ele até já anulou as provas contra Dilma para favorecer esta tese e não ter que ele mesmo tomar as providências que o STF devia fazer.

Anônimo disse...

Se é pra querer, 90% da população brasileira quer lula em Curitiba, se explicando para Moro.

Anônimo disse...

Legal, e eu quero que o noveDedos seja preso. Eu e 80% da população.

Anônimo disse...

Quando Lula será varrido da política. Continua atuando pelo mal do país.

Anônimo disse...

Credo!!! Quantas firulas e chicanas para defender o LULA!!!Devem estar extorquindo o "dinheiro" das palestras, porque nunca falam nas fazendas do Lula e Filhos.

Anônimo disse...

Por que o Luladravaz tão famoso não vai na televisão e pede isto ao vivo para o Dr. Sergio Moro ?

Anônimo disse...

Lula 2018 presidente !!!!!!!
Ninguem pode contra o Lula .

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

ZERO HORA


Força-tarefa da Lava-Jato avalia não ter indícios para prender Lula
Procuradores avaliam que nenhum episódio que envolva o petista tem gravidade suficiente para justificar detenção

Humberto Trezzi 17/06/2016

Procuradores acreditam que o único caso que Lula responde e que poderia justificar, em tese, um pedido de prisão seria o da tentativa de nomeá-lo ministro, feita pela presidente Dilma antes de ser afastada do cargo Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

A menos que algo de grave e inusitado ocorra, os procuradores da República que atuam na Operação Lava-Jato não pretendem pedir a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo antes de se debruçarem oficialmente sobre os três casos que envolvem o ex-presidente, os integrantes do Ministério Público Federal (MPF) que agem em Curitiba já firmaram convicção de que nenhum dos episódios enseja gravidade suficiente para justificar a colocação do líder petista atrás das grades — pelo menos, não antes do julgamento.

A opinião tem se firmado a partir das investigações já realizadas pela Polícia Federal (PF) e também da denúncia feita contra Lula pelo Ministério Público de São Paulo. Há três meses, promotores de Justiça paulistas pediram a prisão do petista, ao denunciarem que ele supostamente mentira a respeito da compra de um triplex no Guarujá (SP) e de um sítio em Atibaia (SP). Eles consideraram que Lula poderia estar manipulando os fatos e atrapalhando as investigações. A juíza responsável pelos dois casos, porém, ignorou o pedido: não decretou a prisão e decidiu encaminhar o episódio para a esfera federal.

Os procuradores da República estão decididos a agir com a cautela que seus colegas estaduais paulistas não tiveram. Primeiro, por razões técnicas: não existem, no entender deles, indícios que justifiquem a prisão do ex-presidente. Ele não chegou a intimidar testemunhas ou mover dinheiro no Exterior, nem tentou eliminar provas, como ocorreu com outros réus da Lava-Jato, ponderam.

Os procuradores acreditam que o único caso que Lula responde e que poderia justificar, em tese, um pedido de prisão seria o da tentativa de nomeá-lo ministro, feita pela presidente Dilma antes de ser afastada do cargo.

O fato foi interpretado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como tentativa de interferir nos rumos da Lava-Jato: a nomeação para o ministério daria a Lula foro especial, longe da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde o juiz Sergio Moro tem sido ágil em prender e condenar.

Mas o principal indício de que a nomeação era "proteção" a Lula, um diálogo telefônico entre ele e Dilma interceptado pela PF, acaba de ser invalidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Isso enfraquece o argumento de que Lula interferiu na Lava-Jato e, mais ainda, o embasamento para um pedido de prendê-lo.

Anônimo disse...

Isso é piada? KKKK VERGONHA NA CARA é o que está faltando. Moro não tomou providências?

Anônimo disse...

Vamos, Teori, manda esse processo para o célere e competente Juiz Moro!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/