Artigo, Percival Puggina - Você vai ajudar financeiramente os seus candidatos ?

Chega a ser simplória a ideia de que, no modelo político brasileiro, campanhas eleitorais possam ser adequadamente viabilizadas apenas por contribuições individuais. Estamos nos encaminhando para ver, no dia 2 de outubro, em que vai dar essa decisão do STF, mas antecipo algumas observações. E a primeira diz respeito à pergunta que dá título a este artigo:

- Você, leitor, está disposto a meter a mão no bolso e doar dinheiro para a campanha de seus candidatos à prefeitura e à vereança?


 Pois é. Imagino que não seja significativo o número de pessoas que responderão afirmativamente. O dinheiro está tão ou mais curto do que a confiança do eleitorado naquilo a que chamamos "classe política". Aqui no Rio Grande do Sul, e não será diferente, por certo, em todo o país, o poder público está quebrado e o ânimo alquebrado, exceto para o pedido de reposições, planos de carreira, quando não, direitos e vantagens para membros dos poderes e categorias funcionais mais bem aquinhoadas!

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Mordaz disse...

Eu faria outra pergunta. Alguém acredita que os políticos irão parar de extorquir propinas de empreiteiras ou fornecedores por causa disto? Existiria alguma reforma política que transformaria Al Capone em um pastor?

Anônimo disse...

É bem simples resolver o problema. Basta que as contribuições de campanha NÃO sejam feitas a candidatos ou a partidos, mas sim ao Fundo Partidário, que as redistribuiria aos candidatos e partidos, segundo as regras já estabelecidas. O problema dessa sistemática é que ela extermina com a corrupção, com as negociatas, por isso ninguém a quer! Chegam a fazer olhos brancos quando ouvem essa proposta.

Anônimo disse...

Ao Jair Messias Bolsonaro sim, pois sei que ele iria
Ajudar a EXPOR toda a sujeira que é nossa política!

Aos outros políticos, sei lá...
Somente com muita confiança nele.

Conheça mais sobre o Bolsonaro:
facebook.com/jairmessias.bolsonaro

Youtube.com/JBolsonaro

Anônimo disse...

A FORMA DE FAZER POLÍTICA COMO A CONHECEMOS TEM QUE ACABAR.
DEMOCRACIA DIRETA JÁ É POSSÍVEL HOJE A MAIORIA ABSOLUTA DOS BRASILEIROS POSSUI TELEFONE CELULAR.
TEMOS QUE ACABAR COM O EMPREGO DE POLITICO RODIZIO NOS CARGOS PÚBLICOS SE LULA E DILMA FORAM PRESIDENTES E TIRIRICA DEPUTADO QUALQUER PESSOA PODE. ACABAR COM RECONDUÇÃO A TODOS OA CARGOS ASSIM COMO TODAS AS MORDOMIAS.

Anônimo disse...



Essa ridícula proibição de doações aos candidatos por empresas só vai favorecer a bandidagem e o tráfico de drogas que nada declara á Receita Federal...Agora os candidatos deles estão ricos e sem concorrência. Leis estúpidas como esta da proibição são a cara de português do nosso Brasil!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/