Artigo, Fernão Lara Mesquita, Estadão - Quem é quem no drama brasileiro ?

Como vivem os aposentados e pensionistas sem cabelos brancos que, 900 mil apenas, pesam mais que os outros 32 milhões que pagaram Previdência a vida inteira somados?


Como uma trovoada distante o aumento de R$ 59 bi do funcionalismo relampejou no céu do “jornalismo de acesso” e logo se apagou quase sem ruído. Não se sobrepôs sequer à “propina” do dia esse prêmio aos culpados que aumentou em 1/3 a pena de quase 200 milhões de inocentes. Lindbergh Farias, Fernando Collor, Vanessa Graziotin, Eduardo Cunha e sua gangue, Jandira Feghali, Sérgio Machado, todos suspenderam por um minuto as hostilidades para apertar juntos o “sim“. E o “dream team” engoliu com casca e tudo essa terça parte do maior déficit de todos os tempos na largada da missão impossível para deter a mais desenfreada corrida de volta à miséria da história deste país. Tudo tão discreto que a manobra mal foi percebida na fila de seis meses de espera pelo exame de câncer do SUS, que é onde se “zera” esse tipo de fatura.

Quantos serão, dentre os 11,1 milhões de funcionários que comem 45% do PIB, aqueles que Ricardo Paes de Barros afirma que pesam o bastante para distorcer a média nacional de desigualdade de renda? Quanto custam os “auxílios” todos que o Imposto de Renda lhes perdoa? E os “comissionados” que mais que dobraram o gasto público sem que mudasse um milímetro a quase miséria dos médicos e professores concursados? Como vivem os aposentados e pensionistas sem cabelos brancos que, 900 mil apenas, pesam mais que os outros 32 milhões que pagaram Previdência a vida inteira somados?


Quanto, afinal de contas, o Brasil com “lobby” suga do Brasil sem “lobby”? A esta altura do desastre todo debate que se desvia dessa pergunta é enganação; toda pauta que não se oriente por essa baliza da desigualdade perante a lei é uma traição aos miseráveis do Brasil.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Isso é "dodói" de quem não tem competência de passar em concurso público. Fiquem com esse teto do INSS.

Mordaz disse...

Acho que este texto vem tarde. Quem enviou este projeto de aumento nos últimos dias de governo foi Dilma. Era uma forma de fazer explodir no colo de Temer as consequências. Seja a de negar aos funcionários pelo novo governo, seja o ônus de aprovar. Quanto aos números está a se distorcer para tirar o que se quer, não os fatos.

Anônimo disse...

Este é o buraco negro do Brasil, este é o maior problema de um pais de estatais que hoje não deveriam mais existir. Cunha, Dilma, lulopetismo, petrolão, e demais corrupções não teriam vez se as estatais fossem geridas diferente. Este é o alvo que o povo e demais autoridades deveriam mudar. Basta ver aqui no RS temos um DAER falido mas cabidão de empregos e uma Egr que não serve também para nada. CEEE e outras porcarias que sugam o estado O resto é fichinha.

Joel

elias disse...

Perfeita a colocaçáo.
Chega a dar ânsias de vômito essa verdade.
E a grande midia quieta, silenciosa, achando que vai escapar. Não vai.

Anônimo disse...

O maior temor de qualquer funcionário público é migrar para o Regime Geral de Previdência. Nada assusta mais do que isso. Nem arrocho salarial, que sabem ser temporário e cíclico.

Anônimo disse...

Esse é o mal do país, desde o início.
O bobalhão que fala para as pessoas fazerem concurso é apenas mais um idiota espertalhão que mama às custas do trabalho dos outros.

Anônimo disse...

Após 32 anos de trabalho alguém pode ter cabelos que não sejam brancos?
Essa lenga lenga de quem não estava apto a passar em um concurso público e rodou ... e seus discípulos que estão tentando há vários anos mas não conseguem entrar pois não conseguem somar dois mais dois e fechar quatro já cansou a beleza de todos!
As contas não fecham porque neste país ladrão não vai para a cadeia, e Deus do céu como este país produz este tipo de marginal...
O que há de errado conosco???

Anônimo disse...

Muito curiosas as manifestações dos funcionários públicos aqui! Estão preocupados com perder a boquinha e agridem dizendo que essas queixas são de quem não passa em concurso público! O problema é a lei permitir que menos de um milhão de funcionários públicos deem um prejuízo equivalente ao prejuízo dado por outros 32 milhões. E além dos concursados, os comissionados... Se o problema são os aposentados pelo INSS, há que se supor que a aposentadoria dos funcionários públicos está bem como está, no que se refere ao Tesouro. Portanto igualemos os direitos dos aposentados do INSS aos dos funcionários públicos. Ou um concurso, hoje cheio de cotas, prova realmente uma expertise tão excepcional? Sempre impera a norma "Nóis é nóis, o resto é b...a".

Anônimo disse...

Políbio tu achas então que brasileiros como eu, que aos 19 anos prestei concurso para escolas militares, e após 30 anos fui para reserva, dedicando 24 horas por dia ao exército, sou um privilegiado...??????

- Se aos 19 anos tivessem me dito, que após 30 anos servindo ao exército eu seria aposentado, recebendo 1(um) salário mínimo, acreditas que alguém se candidataria a prestar concurso e esperar 30 anos por 1(um) salário mínimo....????

Um ditado paraguaio...:" amante e exército tem quem pode". Se o Brasil não pode sustentar as FF.AA, é simples, é só desmobilizar todo o efetivo. Acreditem nenhum dos militares graduados e oficiais, passarão fome, pois tem estudo e capacidade de trabalho.

Depois de todos esses anos, ainda temos que aguentar essa balela, de que somos os culpados pelo déficit público.

Anônimo disse...

Passa no concurso... ou cala-te para sempre !!!
Prova que você consegue !!!

Anônimo disse...

Eu não preciso de concurso público e estou muito bem.
Agora quem não tem competência faz concurso para poder viver às custas de quem tem e gera emprego e impostos.

Anônimo disse...

Regime trabalhista para todos públicos e privados.Os recursos $ do governo vem 99% dos não concursados.
Esse é o mal de qualquer país.Muitos produzindo e poucos estatais consumindo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/