Rodrigo Janot diz que corrupção na Petrobras é continuação do mensalão

Procurador-geral da República disse ainda que a crise política é grave, mas não foi provocada pelas investigações da operação Lava Jato.


O procurador-geral da República, Rodigo Janot, fez uma palestra, nesta sexta-feira, em um evento promovido pela universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele foi um dos participantes do evento Conferência Brasil, que discute a situação atual do Brasil.

Rodrigo Janot disse que o esquema de corrupção na Petrobras investigado pela operação Lava Jato é uma continuação do mensalão.

“O mensalão revela essa organização criminosa que hoje nós estamos examinando. Estou convencido com as circunstâncias de fato que existem hoje que não existia um mensalão, não existiu uma Lava Jato. É toda uma operação conjugada. O mensalão foi parte do iceberg que depois veio a ser descoberto. E nem todo, acho que esse iceberg ainda tem parte submersa”.
Janot disse ainda que a crise política é grave, mas não foi provocada pelas investigações da operação Lava Jato. Ele também comentou o papel da Procuradoria-Geral da República no processo que pede o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

“O que a gente fez com referência a esse investigado foi: oferecemos uma denúncia, que já foi recebida pelo Supremo. Oferecemos uma segunda denúncia que está em vias de ser julgada se é procedente ou não. Existem mais, se não me engano, seis inquéritos instaurados, todos com fatos diferentes, fatos ilícitos, diferentes. E desses inquéritos, dois estão bem adiantados e, rapidamente, acho que virão mais duas denúncias. No final do ano passado, o Ministério Público Federal entrou com pedido de afastamento, entendendo que as circunstâncias não permitiriam que o quarto homem na linha sucessória na presidência da República, com essas circunstâncias todas, continuasse. Agora o problema está com o Supremo, em julgar o pedido de afastamento”.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, declarou que o procurador-geral da República atua de forma seletiva e célere contra ele. E disse também que seria bom que o procurador adotasse a mesma rapidez contra todos os investigados, o que, para o deputado, parece não ocorre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que as fichas estão caindo.

Anônimo disse...

O Rodrigo Janot tem culpa no cartório.Alguém duvida? Se e quando ele
enviar ao STF parecer pela INVESTIGAÇÃO ou PROCESSO contra o LULA/DILMA o BERREIRO-ACUSATÓRIO dos petralhas VÃO dar pistas certeiras sobre ele. E se ele NÃO ENVIAR, se "PERDER O BONDE", se for
"EMPURRADO A FAZÊ-LO" diante aos fatos, CAIRÁ SUA MÁSCARA e de seus
ASSESSORES-CONSELHEIROS!

Emmanuel disse...

Janot não convence e deveria pedir a própria renúncia !! Fora, Janot...

Anônimo disse...

Finalmente acordou? Não, eu sei qual a jogada do salafrário, ele aposta na cassação da chapa Dilma e Temer, o papo deles agora será novas eleições!

fred oliveira disse...

Para Eduardo Cunha ele faz diversas acusacoes ( e ate' com justica, ressalvo ) mas cade as acusacoes ao chefe do petrolao e mensalao? cade as acusacoes `a Dilma Roussef, senhor janot? e' preciso mais do que discurso para que o senhor cumpra seu papel. O Brasil nao avancara' para outro patamar se Lula nao responder por tudo que a populacao brasileira ja' sabe, menos o supremo e a sua controladoria da republica.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/