Evo Morales, sua amante, um filho secreto e um escândalo de corrupção

Zapata, a Rosemary de Evo Morales. Os tiranetes gostam de dinheiro sujo, luxo brega e mulheres alpinistas.


O presidente boliviano, protagonista de uma severa disputa pela revogação de homenagem que quer prestar-lhe a Assembléia do RS, está sendo acusado de favorecer a empresa chinesa gerenciada por sua ex-amante, com quem teve um filho até então desconhecido

A reportagem é do site de hoje da revista Veja:

Um jornalista da oposição boliviana divulgou recentemente uma certidão de nascimento que comprova a existência de um filho, até então desconhecido, do presidente Evo Morales com uma antiga amante e empresária. Segundo a oposição, após o caso com o líder boliviano, Gabriela Zapata mudou de vida repentinamente e conquistou o cargo de gerente comercial de uma empresa transnacional chinesa que atua no país, em um ato classificado como "tráfico de influências".

As denúncias do jornalista Carlos Valverde no canal de televisão Activa TV vieram pouco antes de um referendo, marcado para 21 de fevereiro, em que os bolivianos devem decidir se aceitam a reeleição do presidente para o pleito de 2019. O governo boliviano admitiu o relacionamento entre Evo e Gabriela e o nascimento do bebê em 2007, que morreu com um ano de idade. O presidente, no entanto, nega as acusações de tráfico de influência e determinou a investigação dos contratos com a transnacional chinesa.

"A controladoria-geral deve investigar imediatamente e revelar a verdade sobre os contratos com a Camc [nome da empresa chinesa]. Peço isso publicamente, que façam uma investigação profunda", disse Evo após a divulgação do escândalo. "Não sei nada de tráfico de influência ou corrupção, mas sei que perto de votações como o referendo aparece qualquer mentira."

Desde 2013, Zapata é gerente executiva da empresa chinesa detentora de diversos contratos de obras do governo boliviano - os valores somam 566 milhões de dólares (mais de 2 bilhões de reais). Segundo Valverde, o envolvimento da ex-amante de Morales com a Camc teria favorecido a empresa na obtenção de contratos com o governo para a construção de uma mina de potássio no Salar de Uyuni, uma linha de trem e uma represa.

Em meio ao escândalo, as últimas pesquisas de opinião indicam um empate entre o "sim" e o "não" no referendo do próximo domingo. Segundo levantamento do instituto Mori, publicada na última sexta-feira, havia um empate técnico com 40% das intenções de voto para cada lado. Em relação à última pesquisa realizada pelo mesmo instituto, a opção pelo "sim" oscilou um ponto para baixo, enquanto o "não" cresceu três pontos. Ao menos 11% dos eleitores ainda estão indecisos.

17 comentários:

Anônimo disse...

Caro Editor Polibio Braga,

Ajuda-me por favor

não estou conseguindo visualizar na página o novo comentário, no canto direito ok. Pois, gostaria de fazer um tw e estou em dificuldades para tanto.

Obrigado.
Rodrigo

Anônimo disse...

Até esse índio xucro FDP, passou rasteira na ratazana Lula naquilo que se refere a ter um amante. Temos que reconhecer, o narcoditador e ladrão do nosso patrimôni, mandou bem.

Anônimo disse...

Editor,

Do que trata o Referendo em questão?

RONDO disse...

Tudo culpa do FHC.

Anônimo disse...

Po, o Lula tem que se puxar para chegar ao nível do colega!
Só no lance romance, porque no resto ele é profissional!

Anônimo disse...

FHC usou empresa para me mandar dinheiro no exterior, diz ex-amante

Fernando Henrique admitiu manter contas no exterior e ter mandado dinheiro para Tomás, mas nega ter usado a empresa para bancar a jornalista

Após entrevista bombástica concedida para revista na Espanha, a ex-jornalista da Globo detalha como se manteve financeiramente no exterior com o filho que teve com o político tucano. A Brasif S.A. Exportação e Importação ajudou Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) a enviar ao exterior recursos para a jornalista Mirian Dutra, com quem o ex-presidente manteve um relacionamento extraconjugal nos anos 1980 e 1990, e para o filho dela, Tomás Dutra.

Segundo ela, a transferência foi feita por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, celebrado em dezembro de 2002 e com validade até dezembro de 2006. Em reportagem da "Folha de S. Paulo", a jornalista afirmou que FHC usou uma empresa para bancá-la no exterior.

No documento, aparece como contratante a Eurotrade Ltd., empresa da Brasif com sede nas Ilhas Cayman. O contrato estabelece que a jornalista deveria prestar "serviços de acompanhamento e análise do mercado de vendas a varejo a viajantes", fazendo pesquisas "tanto em lojas convencionais como em duty free shops e tax free shops" em países da Europa.

Os dados coletados seriam enviados à Brasif, que na época explorava os free shops (lojas com isenção de impostos) de aeroportos brasileiros. Fernando Henrique admitiu manter contas no exterior e ter mandado dinheiro para Tomás, mas nega ter usado a empresa para bancar a jornalista.

De acordo com a "Folha", Mirian disse, que como jornalista trabalhou na TV Globo, que "jamais pisou" em uma loja convencional ou em um duty free para trabalhar. E que o contrato, de US$ 3.000 mensais, foi feito para "suplementar" a renda dela e de Tomás.

"Eu trabalhava na TV Globo e tive um corte de 40% no salário em 2002. Me pagavam US$ 4.000. Eu estava superendividada, vivia de cartões de crédito e fazendo empréstimo no banco. Me arrumaram esse contrato para pagar o restante", afirma Mirian.

O acordo foi mediado pelo jornalista e lobista Fernando Lemos, que era casado com Margrit Dutra Schmidt, irmã de Mirian. "Ele [Lemos] disse que tinha que arrumar um jeito de melhorar a minha vida financeira, já que eu tinha uma hipoteca [de um apartamento que comprou em Barcelona, na Espanha] e a Globo tinha cortado o meu salário."

Lemos, morto em 2012, e Margrit faziam a ponte entre a jornalista e Fernando Henrique, então presidente, que não tinha como manter contato frequente com Mirian. (...)

PS: Esse é jeito do velho PSDB de guerra fazer tramoias e nadica de nada éra divulgado pela imprensa marron glace (era acochambrado), leia-se globo. Seria porque queria manter o rabo de fhc preso? O que a Globo levava em troca. PSDB, do fhc, serra, Alkmin, Aécio, Beto Richa, Yeda, Marquezan JR, Dep Pozobon, etc.

Anônimo disse...

Os tiranetes gostam de amantes , dinheiro sujo, contas numeradas, offshores, trafico de influencia , aparelhamento estatal, laranjas, ou naranjas, mas no quesito amores extra-conjugais ate o Evo Morales tem gosto mais refinado que Brahma. Vergonha nacional !!!

Anônimo disse...

DCM: quanto custou o pacto de FHC com a mídia?

Ao comentar o exílio” de Mirian Dutra, ex-amante de Fernando Henrique Cardoso, Kiko Nogueira, do Diario do Centro do Mundo, fala do “grau de manipulação de FHC, que usou toda a companheirada da mídia e da política para limpar o terreno para seu projeto de poder”; ‘Quanto custou esse “apoio”? Quanto ele deu de retorno à Editora Abril pela nota na Veja dizendo que o filho com Mírian era de um biólogo? Quanto custou em publicidade oficial a fraude perpetrada em conluio com o ex-diretor de redação Mario Sergio Conti’, questiona (...)

PS: Daqui a 30 anos, quando Conti for demitido da Globo ela conta toda a tramoia envolvendo ele, a Veja, a Globo e FHC, do PSDB, que sempre andaram de mãos juntas.

Anônimo disse...

Esses comunistas socialistas trotskistas adoram flertar com empresas e empresários e tudo mais que a volúpia e o dinheiro propiciam !

São capitalistas selvagens enrustidos !



Anônimo disse...

Gostaria de saber quantos ml de silicone e botox a moça usou? Qualquer semelhança com a barbie não é mera coincidência. Quanto aos métodos empregados pelo Morales, vê-se que são semelhantes aos empregados pelo nosso Brahma - coisa de bolivarianos!

Anônimo disse...

Igual FHC...

Anônimo disse...

Ditador assassino da pior espécie, só podia ser aliado da dilma

Anônimo disse...

Rede globo protetora do pt ganham milhões em propagandas,passam batido notícias importantes sobre lula e Dilma,exemplo,foi provado caixa dois na campanha d Dilma...eles n mostram quase nada,ditorcem,manipulam,acham q somos idiotas,zelotes...hum ..lula também tá na zelotes é investigado na zelotes ele e o filho

Anônimo disse...

Picuinhas...quero saber sobre a amante rose do lula que viajou anos e anos com ele pelo mundo todo no avião q ele comprou com nossa grana o aerolula avião luxuoso....ela gastava uma fortuna em cartão corporativo e isto é escondido,isto é- mantido em segredo d estado, como assim segredo d estado,quem pagava era nos e queremos saber ,e sobre os diamantes como ficou...a mídia não mostra nada sobre esta rose amante do lurapio

Anônimo disse...

Se for com as urnas eletrônicas, esqueçam. Elas vencem até eleições com 80% contra.

Anônimo disse...

O cocaleiro gosta de mulher padrão europeu, não iria se meter com aquelas indígenas que quando precisam fazer suas necessidades fisiológicas, simplesmente agacham-se a fazem no meio da rua. A saia rodada impede que se veja as partes íntimas. Além disso, as coitadas são muito castigadas no quesito pele, cabelo, manicure, pedicure, peito,... O bandidão gosta de coisa produzida, como qualquer traficante de morro.

Anônimo disse...

Interessante... Venezuela, Bolívia, Brasil, Argentina, Peru, Chile...

Vários países envolvidos nesses grupos como Foro de São Paulo, Celac, Mercosul, Diálogo Interamericano de Desenvolvimento. Contatos com o FMI, Banco Mundial, ONU, Unesco. E ninguém da imprensa e mídia por 10 ou 20 anos fala nada disso? Algo tem...

Não é a toa que cada vez mais entra na moda os delatores e crescem a audiência de redes sociais ou sites como ThePirateBay ou MegaUpLoad nas quais divulgam documentos e arquivos bem mais interessantes.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/