Joseph Stiglitz, Nobel de Economia, critica em Davos a política monetária brasileira

O Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz disse hoje, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que o Copom estrangula a economia do país. Ele ponderou que a política monetária do Brasil deveria se contrapor aos efeitos depressivos da queda do preço das exportações e da Operação Lava-Jato.

- O Brasil tem uma das mais altas taxas de juros no mundo. Se reagisse à queda no preço das exportações com medidas contracíclicas, o país talvez pudesse ter evitado a intensidade da atual crise. Outra questão é que, sempre que ocorrem escândalos de corrupção da magnitude do que acontece agora no Brasil, a economia é jogada para baixo. Isso cria uma espécie de paralisia.

Mais adiante, afirmou:

- Não estou dizendo que não deveriam fazer isto, mas a política monetária deveria reconhecer que este é um período em que haverá restrição de gastos, particularmente no setor público, em que as pessoas serão mais cautelosas em tomar decisões, em que a construção civil vai se contrair.

Um comentário:

Justiniano disse...


Todo mundo inteiro sabe:

"Ocorrem escândalos de corrupção da magnitude do que acontece agora no Brasil".

Lula certamente não vai ter mais palestras no cenário civilizado, mas nem os países vizinhos que querem saber do falastrão mentiroso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/