Em e-mail, dono da Odebrecht relata conversa com Lula sobre obra na Bolívia

O presidente afastado da maior empreiteira do País conta, em mensagem para executivos do grupo, sobre encontro com ex-presidente do Brasil, segundo informam em reportagem de hoje no Estadão os jornalistas Ricardo Brandt, Fausto Macedo e Julia Affonso.

Cada dia fica mais claro que Lula funcionou na presidência como uma espécie de boy de luxo da Odebrecht. 

Leia tudo:

Em janeiro de 2009, o empresário Marcelo Bahia Odebrecht – preso desde 19 de junho pela Operação Lava Jato – relata em e-mail para executivos do grupo conversa com o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que ele intercedesse junto ao presidente da Bolívia, Evo Morales. O interesse aparente do empreiteiro eram negócios do grupo no setor petroquímico boliviano.

“Acabei tendo oportunidade de conversar com Lula e Chaves enquanto estavam na sobremesa. (Andre, Gov. Do MS estava ao lado).”, escreve Odebrecht em mensagem de 15 de janeiro de 2009. 

Naquele dia, Lula e o presidente da Bolívia, Evo Morales, participaram de inauguração de trecho de uma ligação rodoviária entre o Oceano Atlântico, no Brasil, e o Oceano Pacífico, no Chile, passando por terras bolivianas. 

O empreiteiro cita “Chaves”, possível referência a Hugo Chávez, então presidente venezuelano, morto em 2013, com quem o ex-presidente Lula estaria no dia seguinte, 16.

Chamada de Corredor Bioceânico, a obra que reuniu Lula, o presidente boliviano Evo Morales e o dono da Odebrecht, tem a empreiteira como uma das contratadas. No discurso feito pelo ex-presidente do Brasil, que está arquivado nos registros do Planalto, o petista cita em suas homenagens de abertura a presença de Marcelo Odebrecht.

7 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que o "Boi" virou boy?

Anônimo disse...

O bêbado acabou com o Brasil. Negociou com países ditatoriais.
Emprestou dinheiro do tesouro nacional. Utilizou diversos laranjas.
Enriqueceu familiares, amigos e cumpanhêrus. Governa o Brasil
SEM ocupar cargo público. Utiliza "aviões" de amigos para andar
ao mundo. Montou o maior esquema criminoso da história do
universo e até o momento PODE, PODE, PODE, PODE, PODE
ser investigado. BRASIL É UMA PIADA

Anônimo disse...

Qual o problema de um ex-presidente ou mesmo de um presidente fazer lobi para empresas nacionais em outros países? Bil Clinton e o próprio Obama fazem. No caso de Bill Clinton é remunerado, inclusive. Lula nunca negou e que bom que o Brasil tenha alguém com bala na agulha para fazer lobi para as empresas nacionais, sob pena das empresas de outros países atropelarem as nossas.

Anônimo disse...

O sapo barbudo pode se reunir com quem ele quiser, mas daí usar o bndes para financiar essas obras, ( mais de mil obras )sem o mínimo de transparência, às escondidas ! No meio desse lamaçal todo, vai tomá banho de cabaça furada!

Anônimo disse...

Obras de empresas brasileiras em território boliviano e sem lei, pagas por nós, brasileiros otários! Exijo cadeia para o cachaceiro, na ala dos presos comuns pois elle é semianalfabeto. Permito a regalia de visitas dos "cumpanheru" maduro, morales, castro, kim sun-il e outros bandidos com quem elle se relaciona, desde que esses tipos façam a devida revista íntima (procedimento padrão nas cadeias brasileiras com espelho e apalpação).

Anônimo disse...

QUE INJÚRIA FALAR DO CARA MAIS HONESTO QUE ESTE PAÍS JÁ VIU...ELE VAI PROCESSAR TODOS NÓS...TEMOS QUE TER CUIDADO...É UMA BLASFÊMIA...

Anônimo disse...

Como ÉS ESPERTO, anônimo 13:47, nem parece que és petralha! Como és do ramo, deves ter fontes privilegiadas sobre os lobbies do lula.Qual é a tua fonte de tamanho conhecimento, é a tua amiga ROSE NORONHA?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/