Artigo, Dênis Rosenfield, O Globo - A perversão da democracia

A perversão da democracia começa pelo (mau) uso da linguagem política. Conceitos são esvaziados do seu significado, palavras são ideologicamente utilizadas, e os discursos afastam-se de qualquer relação com a verdade. Pior do que isto, ritos e procedimentos democráticos são de tal forma deturpados, que terminam por servir à própria subversão da democracia.

O caso mais extremo, tão admirado por certos setores da esquerda brasileira, é o da Venezuela, com seu “experimento” de “socialismo do século XXI”. Na verdade, trata-se de uma mera repetição do comunismo do século XX, tendo como único elemento diferenciador o fato de se dizer democrático quando, na verdade, não respeita regras democráticas ou, melhor ditas, republicanas.

O Judiciário é totalmente dominado, até recentemente o Legislativo era completamente controlado, os meios de comunicação são severamente reprimidos e cooptados por empresários laranjas do governo, a Petrobras deles é usada para objetivos nitidamente políticos, milícias aterrorizam a população e assim por diante.

Na fachada, a “democracia” lá seguiria vigorando, pelo menos no dizer do atual governo brasileiro, que tem uma relação de cumplicidade com os bolivarianos. A ideologia tomou completamente o lugar da diplomacia. Note-se que o Itamaraty seguiu fielmente as orientações do PT, que se tornou cúmplice da subversão da democracia naquele pobre país. Curiosamente, tal política é dita defensora da “democracia”.

Em certo sentido, dá para entender. O cerne da questão reside no que eles entendem por democracia. A verdade, certamente, não é a sua preocupação.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bah que saudade de quando a Petrobras era usada pra fins políticos!

Anônimo disse...

Fraca, muito fraca, a "análise" do "cientista político"...

Anônimo disse...

Comunista não quer Democracia, Comunista quer Poder.Usam a Democracia para se aboletarem no poder eterno.

Anônimo disse...

Com todo respeito, não há perversão alguma, engana-se o filósofo. Marx dizia que a democracia era o caminho para o socialismo. O filósofo não sabe disso?

Ela é necessária, por um tempo, para que os comunistas façam a cabeça das gerações e se posicionem dentro da economia.

Tem incauto que adora essa vaca sagrada. Estão indo para o matadouro e pedem mais democracia.

Anônimo disse...

RESUMINDO = QUEM VOTA EM PT TEM QUE SE FO....

Anônimo disse...

Excelente texto do Denis Lerrer Rosenfield, matou a pau!
É como dizia Lênin: Lute pela democracia, uma vez no poder, acabe com ela!
A corja petralha e a esquerdálha nacional já chegaram ao poder agora querem acabar com a democracia!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/