O RS vive o caos atual porque o povo abriu mão do déficit zero de Yeda e elegeu o governo irresponsável de Tarso Genro

Yeda seguiu a Lei da Responsabilidade Fiscal e Tarso seguiu a Lei da Irresponsabilidade Fiscal. CLIQUE AQUI para ler esta reportagem do jornal Zero Hora e entender melhor o caso. 


Um dos discursos mais recorrentes no RS diz respeito ao longo período pelo qual o governo estadual vem convivendo com déficits nas suas contas.

Governadores gastadores como Tarso Genro e até governadores como José Ivo Sartori, PMDB, aceitam a mentira histórica de que há 40 anos acumularam-se déficits em cima de déficits anuais.

É verdade que durante muitos anos isto aconteceu, mas em sete anos houve ajustes, respectivamente nos governos Guazzeli e Simon (um ano apenas em cada um), dois no governo Britto e três dos quatro anos do governo Yeda.

A tabela ao lado demonstra que por muito pouco Yeda não emplacou quatro anos de déficit zero.

E fez isto com boa gestão, pagando os salários em dia, quitando contas de fornecedoras deixadas pelo governo anterior e as suas próprias, investindo tanto quanto os governos anteriores em saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Ela não se reelegeu para completar a obra, inclusive a implantação da LRF, a nova Lei da Previdência, a renegociação da dívida com a União, as PPPs e as privatizações.Os eleitores gaúchos tinham cometido erro igual com Britto, mas não aprenderam. Britto, aliás, levou vantagem sobre Yeda, porque além de tudo tentou mudar o paradigma da economia estadual, levando-a até a fronteira da civilização pós-industrial, o que a retiraria do atrasado modelo de economia completamente baseada no agribusiness e no mais atrasado corporativismo público.

Tarso Genro não quis prosseguir o caminho da boa gestão pública.

Os eleitores preferiram optar por um político oportunista, populista, demagogo, corporativista, incompetente e irresponsável, que passou para Sartori a herança maldita que todos percebem agora, consubstanciado num déficit projetado para o ano em R$ 5,4 bilhões, sem margem para novos empréstimos, cofres raspados nos depósitos judiciais e no caixa único, dívidas impasgáveis e sem um tostão em caixa.

O que dá para entender é que o governo Tarso Genro, PT, como fez Olívio antes, gastou muito mais do que arrecadou, tomou empréstimos até reduzir a zero a margem deixada por Yeda, sacou tudo o que havia nos depósitos judiciais e no caixa único, e além disto enfiou despesas milionárias na conta do governo seguinte.

Uma herança maldita de proporções oceânicas.

35 comentários:

Anônimo disse...

Aqui se faz, aqui se paga!!! Mas o povo, por estúpido, nunca aprende a lição!!!! Preferiu acreditar nas calúnias de petistas e da RBS!!!

Anônimo disse...

Deveria ser preso o sr. Tarso Genro. Aliás, algum deputado poderia apresentar um projeto para eliminar a aposentadoria de ex-governadores ou, no mínimo, impedindo que a mesma seja recebida pelos que deixarem reajustes salariais para os governadores seguintes pagarem.

Anônimo disse...

"Os eleitores preferiram optar por um político oportunista, populista, demagogo, corporativista, incompetente e irresponsável".
O RS está dividido entre duas consciências:
uma que acha que o Estado é um fim em si mesmo e precisa existir para garantir empregos sustentado pela intelectualidade da capital e outra que considera o Estado desnecessário e supérfluo, entendido assim pela maioria da população do interior. Claro que ambas ideias se entrecruzam na diversidade das duas populações, mas a hegemonia territorial das duas ideias é evidente.

Anônimo disse...

Eu só fico com pena dos eleitores que NÃO votaram nos governos do PT. Aqueles que votaram nessa gente, não têm nada que reclamar. É aguentar e aprender a votar nas próximas eleições. Afinal, o gaúcho se proclama um povo politizado, não é mesmo? Como diz o ditado : "o bom cabrito não berra" !!!

Anônimo disse...

ERRADO, O RIO GRANDE ESTÁ UM CAOS PORQUE SEUS GOVERNANTES NÃO SEGUEM AS LEIS.

LEIS EXISTEM JUSTAMENTE PARA ISSO, SEREM SEGUIDAS, INDEPENDENTE DO PARTIDO E DA PESSOA QUE ESTA NO GOVERNO.

Anônimo disse...

Políbio,

O 18:48 poderia NOMINAR os Governantes que não seguiram a LEI. peço que acrescente as LEIS para que o MPE possa tomar providências.

Assim nós, os idiotas que pagam impostos, NUNCA mais votaríamos nos mesmos.

Caso o 18:48 não nomine, vou achar que elle é PT_PAGO e barnabé(desconfiado eu já estou -risoss).

JulioK

Mordaz disse...

Ah! Mas o povo gaúcho viveu quatro anos como se fosse milionário. Em Porto Alegre então o movimento dos que queriam até transporte de graça, visto a riqueza demonstrada pelo governador, explodiu nas manifestações. Com que orgulho Tarso genro reuniu a tropa da Brigada para ser apedrejada por esta turma impunemente. Mostrar que no RGS a bandidagem tem vez.

Anônimo disse...

Yeda foi considerada por Institutos de pesquisa a pior governadora do Brasil. Colocou as contas da dívida gaúcha e do RS em dia? Alguma coisa sim, outras não. Mas e o custo para isso qual foi? Empréstimo de mais de 1 bilhão de dólares no Banco Mundial, sacou recursos dos depósitos judiciais, aumentou impostos e cortou grana da saúde, educação e segurança. Quando um governador se preocupa em governar SOMENTE para atender juros da dívida ele está liquidando sua carreira política.

Anônimo disse...

A criminalidade atual deve ser culpa do Tarso também?Sartori foi eleito sem proposta..e agora tratat de ajeitar sua vida e dos.seus familiares e apadrinhados..
Polibio o defensor do tiririca! esqueceu completamente a gestão atual e só falaem herança maldita...solução não tem?

Anônimo disse...

A ZERO HORA É A MAIOR RESPONSÁVEL PELA GESTÃO PETISTA DE TARSO GENRO, POIS SEGUIU O HEBREU, E PERSEGUIU YEDA, RESULTADO NESTES PRÓXIMOS 4 ANOS NÃO HAVERÁ PUBLICIDADE DO ESTADO OU MUITO POUCO POIS SARTORI, NÃO IRÁ SER IRRESPONSÁVEL E ENCHER AS BURRAS DA RBS, COMO FEZ TARSO!!!! O RIO GRANDE DO SUL ESTA FALIDO!!!!

Anônimo disse...

1 2 3 lula no xadres

Anônimo disse...

Quem planta vento,colhe tempestade.

Anônimo disse...

Zero Hora: Por: Cleidi Pereira, 12/09/2015

Para especialistas, o discurso adotado pelo governador não é nada adequado para o momento em que o Estado atravessa: UTI, câncer, calamidade, fundo do poço. Essas têm sido, nos últimos dois meses, algumas das expressões utilizadas pelo governador José Ivo Sartori para se referir à crise do Rio Grande do Sul. Ao ficar repetindo que o Estado é um enfermo terminal, quem há de se animar para buscar opções de tratamento?
(...)
Em Brasília, técnicos do Tesouro Nacional discutem saídas para crise do RS: Gaúcho radicado em Brasília, o também professor de comunicação pública acompanha com preocupação o agravamento do quadro financeiro do Estado. Segundo Forni, os protestos contra o governador — eleito com 61,2% dos votos, a maior votação desde a redemocratização — são reflexos de como o Piratini não está sabendo lidar com as adversidades, pois "a má gestão de uma crise faz o capital político se esvair". (...)

Conforme o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Flávio Testa, as declarações de Sartori não são propositivas e demonstram uma "inabilidade incompreensível" para um político com 38 anos de vida pública. O professor de história da comunicação política entende que o governador precisa mudar o discurso — que tem de ser de mobilização e participação — e mostrar que é líder.

Entenda por que o Palácio Piratini garante que bloqueio não afetará pagamento das parcelas salariais: O cientista político Bruno Lima Rocha, professor da Unisinos e da ESPM-Sul, tem uma interpretação diferente. Para ele, Sartori estaria "apostando no caos, numa inflexão muito dura" para fazer valer as suas teses. Rocha entende que as falas do governador lembram a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que repetia, ao falar sobre seu programa econômico, "não há alternativa", o que lhe valeu o apelido "Tina", acrônimo da frase em inglês "there is no alternative".

— Se a intenção é criar um novo desenho de Estado, enxugando a máquina, e ele aposta no caos, está em um bom caminho. Se acredita que não pode governar sem prestígio e quer gerar uma ideia de pacto social pelo Rio Grande, está num péssimo caminho. Ou ele é muito estratégico ou está mal-assessorado. Aposto na primeira hipótese. Sartori é um político preparado, foi líder de bancada no governo Britto, que foi um governo duríssimo — avalia Rocha, lembrando que o peemedebista, como prefeito de Caxias do Sul, enfrentou uma greve de médicos que durou 11 meses, e não cedeu.

Clima festivo no dia do anúncio do parcelamento: Na análise do professor, a estratégia do Piratini é arriscada. Ao apostar no caos, o chefe do Executivo estaria caminhando no "fio da navalha", pois a tática transmite a impressão de desgoverno e há risco de perda de legitimidade.

"A violência cresceu por causa do parcelamento dos salários", diz Fortunati: A aparente incoerência entre o discurso e a prática é outra falha apontada pelos entrevistados. Alguns dias após anunciar o primeiro parcelamento de salários do funcionalismo, no fim de julho, o Piratini nomeou 52 cargos em comissão, revoltando servidores públicos. Um mês depois, outro gesto de Sartori motivaria protestos. No fim de semana em que os servidores tiveram a confirmação de que receberiam parcela de apenas R$ 600, o governador foi flagrado em clima festivo na Expointer, dançando com a primeira-dama, Maria Helena.

— Quando você mexe na questão financeira da população, é bastante complicado. Se não for um líder com uma grande aprovação, se também não fizer sacrifício, se for contraditório, isso mostra uma falta de sintonia e até falta de solidariedade com a população (...)

Anônimo disse...

Tarso é bem melhor como poeta do que como democrata, e olha que não conheço ninguém que veja nele um poeta, menos ainda um administrador responsável e com bom senso, deixou terra arrasada para Sartori que infelizmente não colocou os pingos nos "i's" sobre os cofres do RS esvaziados!

Anônimo disse...

http://jota.info/modelo-de-sacolinhas-da-prefeitura-de-sp-e-ilegal-diz-juiz

Unknown disse...

Quando esses governantes irresponsáveis irão responder por seus crimes?

Anônimo disse...

Existe um binômio que só faz o RS cair : imprensa / funcionalismo público.
A crise de salários atual afeta quantos funcionários ?
Parece que é o estado todo que está sem receber salários, é uma crise pontual, da fazenda pública, não do estado privado.
Agora, jornalecos repercutem isso como se o estado todo estivesse quebrado.
O Sartori deve se preocupar com 11 milhões de gaúchos, não apenas com barnabés!

Anônimo disse...

NA INICIATIVA PRIVADA DESEMPREGO AOS MILHÕES, MAS NO GOVERNO ESTADUAL MESMO SEM GRANA AS CORPORAÇÕES PESEM QUEREM SONHAM VIVEM NUM MUNDO DE FANTASIAS, GRANA GRANA, R FOD.....O CONTRIBUINTE,

ANTONIO

Anônimo disse...

O editor andou bebendo ou curte ser alfabetizado em uma escola de lata com temperatura ambiente de 60C?

yazmat disse...

Texto lúcido e coerente. Nao li nenhuma analise tão coerente quanto essa!!!

Anônimo disse...

falar em seguir a lei é fácil...

o duro é fazer isso quando o cofre herdado esta vazio...

Anônimo disse...

O RS é só o exemplo do que está pra acontecer com resto do país. Só há uma culpado: o povo! E pronto! Podem até dar a desculpa que foram enganados e seduzidos por pelos candidatos, mas ignoram completamente os avisos do que iam acontecer.

Anônimo disse...

é extamente isso que venho defendendo a muito tempo, o maior responsável pela falência do estado é o eleitor-contribuinte gaúcho,que rejeita nas urnas governos responsáveis e que não gastam mais do que arrecadam e aprova governos populistas demagogos e gastadores.
a gauchada, a mais politizada do Brasil,tem a crença que tudo que é publico é do povo e gratuito.

Anônimo disse...

anônimo das 18,48,vc quer dizer que a gauchada então elegeu e continuara elegendo governos que não seguem as leis?
mas a gauchada não é dita a mais politizada do Brasil?
gozado,sempre algo externo ou os outros que são culpados,nunca nós os eleitores contribuintes,alias nós não afinal somos os mais politizados do Brasil,e so fizemos boas escolhas, Collares,Tarso e Olívio a melhor delas.

Anônimo disse...

Tudo Farinha fo Mesmo Saco!
Tire fora suas preferências e interesses politicos e teremos o mesmo do mesmo.
Tudo gente querendo se arrumar sem esforço. É triste? É. Mais é a verdade.

Anônimo disse...

Incrível, mas nem errando o povo gaúcho aprende a votar, pois na próxima eleição... esqueceu tudo!

gustavo disse...

assino com o editor, jogaram fora 4 anos de sacrifício e boa gestão em nome da ganancia corporativista, da demagogia populista e irresponsável, pague-se o preço, espero apenas que tenhamos aprendido a lição.

Anônimo disse...

O RS tem um eleitor interesseiro e intelectualmente guasca, portanto merece os incompetentes, oportunistas e espertalhões que ajudaram a nos tornar uma massa falida. Quem elege e reelege, Marias, Tarsos, Rauls, Otávios,Olívios, Estelas, Manuelas e outras "preciosidades" bananeiras não pode ter esperança de um futuro melhor. Pobre Rio Grande, a única glória que tem é o passado, pois o futuro só será melhor ou com uma cultura que estamos a anos-luz de distância, ou com intervenções divinas do mais alto grau!

jorge alves ribeiro disse...

Parece que os povo não aprendeu mesmo a escolher melhor seus governantes. Depois do péssimo governo do Olívio Dutra, ainda colocaram no Piratini esse incompetente Tarso Genro, e agora estamos vivendo esse caos no Estado.

Anônimo disse...

Trocar uma governadora competente e integra, por um embusteiro, prevaricador e incompetente, mostra que não estamos falando de povo que entende de política muito menos inteligente. Ou os 11 milhões de gaúchos tomam pra si a responsabilidade de fazer o RS um lugar decente pra viver e trabalhar, ou continuaremos reféns dos 350mil que estafem que o Estado serve para servi-los...

Anônimo disse...

Existem dois estados como bem disse na expointer o diretor da FARSUL o estado que vai mal e o estado do funcionalismo,aquele do brigadiano do prfessor do profissional da saude estc e o outro estado que vai muito bem que o do que exporta so que ele nao falou que este estado empresarial e exportador sonega imposto e pela lei Kandir e isento de pagar desta forma fica facil tripudiar e usar os governanttes como culpado de tudo algums ate sao assim como a midia que busca recurssos espulios nestes pilantras para se sustentarem e manter a populacao atrlada a suas mentiras.BASTA!

Anônimo disse...

Quem sempre lança essa acusação de que os empresários sonegam impostos são aqueles mesmos funcionários da fazenda que ganham salários astronômicos e inventam mil regulamentos, inviabilizando qualquer atividade econômica sensata. Aliás, eles dizem que necessitam ser bem pagos senão podem "cair em tentação"... Provavelmente na iniciativa privada ganhariam muito mais como advogados, contabilistas, diretores de multinacionais etc.

Anônimo disse...

A CONCLUSÃO FINAL É A SEGUINTE: O POVO BRASILEIRO É MASOQUISTA!! GOSTA MUITO DE SOFRER...CADA ELEIÇÃO INSISTE EM VOTAR NO PT, E DEPOIS O PT METE UMA BUCHA NELES E SE TAPA DE DINHEIRO ROUBADO...

elton disse...

Não sei se o anônimo das 20:24 é mal informado, mal intencionado, petista.....ou burro mesmo, pra escrever tanta bobagem. Vai se informar inocente.

Anônimo disse...

Teve algum escandalo no Governo Tarso do PT, tipo escandalo da Detran, como teve no Governo Yeda, do PSDB, segundo noticiado na imprensa?
Teve escandalo de brigadiano da casa militar do Governo Tarso, como teve no governo Yeda, do PSDB, pesquisando a vida de politico do PT na sistema da Policia, conforme foi amplamente divulgado na imprensa?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/