Governo já cortou quase 800 mil famílias do Bolsa-Família

A revista Veja que já circula, informa que junto com os sem-casa e os sem-Pronatec, excluídos do principal programa social do governo formam um novo contingente de desvalidos: o daqueles de quem o Estado, silenciosamente, começou a tirar o que deu.

Leia toda a reportagem:

Os novos retirantes – Desde maio, o agricultor Osmar de Oliveira não recebe mais os 309 reais a que tinha direito pelo Bolsa Família. A moto estacionada na frente da casa, ou o fato de sua mãe, que mora no mesmo terreno, receber aposentadoria do INSS, pode ter sido o motivo da suspensão do pagamento, desconfia ele. Agora, sem dinheiro para a carne e a gasolina, Oliveira estuda seguir a trilha que conterrâneos percorreram décadas atrás e deixar a mulher, Jailma, e os filhos, Beatriz e Ismael, para buscar emprego em São Paulo(Leo Caldas/VEJA)
Primeiro, chega a "cartinha". Com carimbo do Ministério do Desenvolvimento Social, ela pede ao beneficiário do Bolsa Família que se apresente na prefeitura da cidade para agendar a visita de um assistente social à sua casa. A partir desse momento, o dinheiro do programa já para de entrar na conta da família. Semanas depois, o assistente social toca a campainha. Prancheta, caneta e almofadinha de carimbo na mão (para os casos em que o beneficiado não sabe escrever), ele faz perguntas sobre cada morador da casa: quem estuda, quem trabalha, quanto ganha. Caso note a presença de uma moto, de uma TV de LED ou de qualquer elemento que destoe do cenário de pobreza obrigatório, indaga quando a família adquiriu o bem e com que recursos. Encerrada a entrevista, pede ao beneficiário que assine o formulário preenchido e encaminha o papel à prefeitura. Feito isso, o resultado é quase sempre o mesmo: adeus, Bolsa Família. Poucos dos que recebem a visita do assistente social conseguem manter o benefício.
Sem anúncio nem alarde, o governo federal começou a passar a tesoura nos programas sociais. O Bolsa Família, carro-chefe da administração petista, sofreu neste ano o mais profundo corte desde que foi criado, há onze anos. Apenas no primeiro semestre de 2015, 782.313 famílias deixaram de receber o benefício.
Para diminuir os custos do programa sem admitir sua redução, o governo passou a promover um pente-fino silencioso entre os cadastrados. Desde maio, vem cruzando seus dados com informações do INSS e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por exemplo. O objetivo é identificar quem possui bens incompatíveis com o teto de renda permitido aos participantes do programa (até 154 reais por membro da família, o que torna difícil a compra de um carro, por exemplo) ou está acumulando benefícios indevidamente. Os que já recebem a aposentadoria rural de um salário mínimo não podem ganhar Bolsa Família. Também estão impedidos de integrar o programa pescadores que recebem o seguro-defeso - pago durante o período de procriação dos peixes. Esse veto surgiu de uma portaria criada pelo governo federal em março deste ano. Desde então, em cidades do Nordeste que vivem da pesca, como Saubara, na Bahia, a queda no número de beneficiários do Bolsa Família foi de quase 70%.


21 comentários:

Emmanuel disse...

Bem ... por que manter o freguês no Bolsa Família? Afinal, ele já votou mesmo no PT .... ou seja, perdeu a sua utilidade. Pode ser jogado fora.
Parabéns aos eleitores da Dilma.

Anônimo disse...

O partido dos trambiqueiros não consegue se desenvolver longe da miséria. Se alguém onsegue alguma coisa, já não interessa mais pra eles. Mentiras, mentiras e mais mentitas, tudo pelo voto.

Anônimo disse...

O partido dos trambiqueiros não consegue se desenvolver longe da miséria. Se alguém onsegue alguma coisa, já não interessa mais pra eles. Mentiras, mentiras e mais mentitas, tudo pelo voto.

Unknown disse...

Muito bom, o Aécio vai ganhar a próxima eleição fazendo uma conta bem simples = 700.000 famílias x 5 membros por família = 3.500.000 de votos, agora sim Aécio passa. Lula de estar furioso com Levy por tirar o "sustento" do eleitorado petista. Nuvens negras pelo Brasil, logo cortarão o bolsa mortadela...

Anônimo disse...

Em 2017 eles começam a cadastrar e pagar de novo e garantem milhões de votos em 2018.
Só tirando do poder essa gente para o Brasil ter jeito.

Anônimo disse...

Ai que dó.
Um homem e duas mulheres jovens, saudáveis, e fortes vão perder a boquinha do Bolsa Família.


Anônimo disse...

Aos bobalhões kkkkkkkk
Um minuto de silêncio
Kkkkkkkkkkk
E viva o PT

Anônimo disse...

nao parece ser necessariamente uma noticia ruim, tendo em vista que havia beneficiado que ia ao banco buscar o beneficio e colocava na poupança, estão lembrados?

outros reclamavam que a grana nao dava pra comprar feijão?

não!

reclamavam que nao dava pra comprar um calça jeans de 300 reais para a filha...

Anônimo disse...

O PT E O PMDB USOU DE UM POVO MISERÁVEL FINANCEIRA E INTELECTUALMENTE, PARA VOTOS. SOMENTE ISSO JÁ DEVERIA SERVIR PARA POR TODOS NA CADEIA.

E JUNTA-SE AS "URNAS" E TEREMOS OS INGREDIENTES PARA TIRA-LOS DO PODER.

E CERTAS "INVESTIGAÇÕES INTERNACIONAIS" NÃO ESTÃO SENDO PUBLICAS, POIS PAÍSES NÃO QUEREM "VERGONHAR" AINDA MAIS O POVO BRASILEIRO.

MAS, DEPOIS QUANTO TUDO PASSAR, E VIER TEREMOS A REAL DIMENSÃO DA PADRIDÃO QUE SE ESTABELECEU NOS PODERES DO ESTADO.

Anônimo disse...

Por quê estão tirando?Será que eles já tinham os nomes daqueles que não necessitavam receber e estão com medo da oposição descobrir após a queda da governanta?Tem um vídeo no You Tube onde uma recebedora da Bolsa Familia diz para para a jornalista que iria pegar a Bolsa Familia para depositar na Poupança com o dinheiro que o marido deu.Se levantar nas contas bancárias o CPF dos que recebem provavelvente irão descobrir que muitos que recebem bolsa familia tem poupança,ou não? Será que minha suspeita não procede?Se for confirmado não estará configurado compra de votos? Com a palavra as otoridades e OAB.

Anônimo disse...

Você esqueceu o partido que criou a bolsa -família, o PSDB... O objetivo foi exatamente o mesmo, ganhar a eleição... No tempo dos mílicos, foi O BNH, idem...

Anônimo disse...

Muito bom!
Afinal, nada melhor que colocar essa gente para trabalhar e produzir pelo Brasil.
Direitos... somente depois de cumprir com as obrigações e deveres!

Anônimo disse...

E QUANTOS MILHÕES SÃO FANTASMAS ??? POPULAÇÃO NÃO ESTÁ RECLAMANDO DESSE CORTE. SERÁ PORQUE "MORTO NÃO FALA" ????? TEM MAIS PRA CORTAR.

Anônimo disse...

Agora a casa vai cair.

Anônimo disse...

Minha mulher notou e comentou a foto. Luzes no cabelo? Isso custa caro bem!

Anônimo disse...

PQP!"Sem dinheiro para a carne ou gasolina". Ou quem escreveu a matéria é sem noção e nunca viu pobre de perto, ou o cara nem deveria estar recebendo benefício nenhum!

Anônimo disse...

Anônimo das 14:24hs, não confunda alhos com bugalhos, Bolsa Familia é um bom programa para quem realmente necessita e não para ser distribuido indiscriminadamente.Tem que separar o joio do trigo.Veja nos Videos do You Tube "Boatos sobre Bolsa Familia",ou "Bolsa Familia não dá para comprar uma calça de 300 reais".

Rodrigo Rezende disse...

Pô Políbio! Cuidado ao basear suas escritas na mesma fonte que mentiu sobre Romário! O Ministério do Desenvolvimento Social DESMENTIU essa dos 800 mil cortes do Bolsa Família! E Veja esse monte de comentários dando em cima de mais uma trova fiada! Com fica? Esse pessoal que veio com ironia e raiva contra algo que... NÃO EXISTE! Leia só a raiva do pessoal baseado em uma mentira. Isso até me lembrou Goebbels...

Anônimo disse...

Veja mentiu ao noticiar corte do Bolsa Família:

"É mentira da Veja: o governo não cortou o Bolsa Família", escreveu o ex-presidente Lula ao rebater reportagem da revista neste fim de semana; em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social afirma que "a revista Veja desta semana mente quando diz que o governo corta benefícios do Bolsa Família para fazer o ajuste fiscal. O Bolsa Família não sofreu corte no Orçamento, está integralmente preservado"; o texto corrige ainda o número de beneficiários (13,9 milhões em setembro) e nega que ele tenha caído para 13,2 milhões, como diz a matéria; "A revista Veja poderia ter evitado o erro se tivesse procurado o ministério para checar as informações, como recomenda o bom jornalismo" ....

Anônimo disse...

TEM QUE ACABAR COM O BOLSA VAGABUNDO...PARA O TRABALHADOR DE VERDADE,SÓ TEM BOMBA...PARA OS BOLSISTAS SÓ MOLEZA...ATÉ O GÁS ELES PAGAM MENOS DA METADE...FICAM EM CASA O DIA TODO E RECEBEM DINHEIRO...O PT DÁ " FORÇAS " PARA O VAGABUNDO,E NO MEIO DISSO TUDO TEM BANDIDOS,VICIADOS,PROCURADOS PELA POLÍCIA...TODOS RECEBENDO PRESENTINHOS DO PT...E AGORA ESTÃO SENTINDO NO BOLSO A FURADA QUE FIZERAM EM BOTAR O PT NO PODER...BRASIL QUEBRADO TOTALMENTE...POVO BURRO E IGNORANTE

Anônimo disse...

Procurar ministérios de governo petista como sugere o anônimo das 13:41h é o mesmo que fazer consultas com prisioneiros dos presídios, na verdade confio mais nestes últimos, são mais "honestos"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/