Eis o que pensa o comandante militar do Sul sobre o desfecho da crise política brasileira

O jornalista Túlio Milman, que assina o Informe Especial do jornal Zero Hora, esteve presente à palestra do general Antonio Mourão, comandante militar do Sul, e conta a seguir o que ouviu no CPOR:

Leia tudo:

Novos tempos
Um general de exército, diante de uma plateia composta por civis e militares, completamente aberto ao diálogo. Aconteceu ontem, em Porto Alegre, na abertura de um evento organizado pelo CPOR.(obsrvação minha: muitos civis, inclusive alunos de faculdades. militares da reserva e alunos CPOR) 
O comandante militar do Sul, general Antônio Mourão, expôs suas visões sobre o Brasil contemporâneo para um auditório lotado. “São as minhas opiniões”, deixou claro antes de começar. 

Alguns dos posicionamentos de Mourão, um dos militares mais influentes do país:

Sobre a política no Brasil:
-“Os políticos viraram escravos das pesquisas de opinião. Esquerda e direita se encontram na corrupção”.
-“Cadê o líder aqui na América do Sul? Temos algumas figuras de folclore”.
-“Não é possível que um governo tenha 22 mil cargos de confiança para nomear”.
Sobre relações exteriores:
-“O Itamaraty foi bypassado pelo Foro de São Paulo. É ele que dá o ditame de uma diplomacia paralela”.
Sobre o papel do Exército:
-“Nós sabemos como fazer. O que fazer tem que ser definido pelo conjunto da sociedade”.
-“O emprego do Exército na segurança pública deve ser limitado no tempo e no espaço. Somos treinados para outra coisa. Mas a gente não escolhe missão”.
Sobre a qualidade das informações passadas aos governantes:
-“Quem decide precisa de uma agência de inteligência forte. Hoje, nossos agentes são escolhidos por concurso e têm seus nomes publicados no Diário Oficial. O Brasil é o único país do mundo onde isso acontece”.
Sobre o desfecho da crise política:
Mourão identifica quatro cenários possíveis para o Brasil.
-1. Sobrevida – Mesmo enfraquecido, o governo Dilma chega ao final do mandato.
-2. Queda controlada – Dilma renuncia ou se afasta por iniciativa própria, negociando a transição.
-3. Renovação – Descontinuidade do governo com novas eleições.

-4. Caos.

25 comentários:

Anônimo disse...

O Governo Militar foi tão ruim que pegou o Pais com o 35ª economia e entregou aos civis como 8ª economia, é mole ?? kkkk

Anônimo disse...

Os Militares só foram ruins para os baderneiros,bandidos e Comunistas. O Governo Militar foi tão ruim para o povo, que criou o FGTS, PIS, PASEP, regulamentou o 13º SALÁRIO, fez as (COHABs), criaram FUNRURAL , aposentadoria para o agricultor,fez as(COHAB)casas populares,muito mais baratas que as de hoje, criou a merenda escolar etc...

Anônimo disse...

Como não tem escolha múltipla, a resposta certa é a opção 4.
Aprovando ou não a CPMF, o caos se instalará. Se a sociedade não alijar do poder o Foro de São Paulo, representado pela Sra. Dilma Vana Roussef, em poucos meses não teremos mais uma nação. Só para lembrar, já divulgado na internet, "a CUT está solicitando à várias empresas, a dispensa de seus representantes (lideres escolhidos entre seus pares por votação, que não podem ser demitidos)por um período de 3 meses a partir de 15/09 para 'trabalhos sindicais internos'. Seria a concretização do exército de Stédile?"

Anônimo disse...

Um análise correta e equiibrada. É poa aí!
Nossas instituições estão funionando bem. Não ha necessidade de intervenção do exército. Tudo,a seu tempo, irá para o devido lugar.Uns já foram.

Rui Mendes disse...

infelizmente, a opçõa 4 (caos) é o que nos aguarda. Foi simples definir isto: letargia e ignorância do povo

Rui Mendes disse...

Infelizmente, devido a letargia e ignorância do povo, teremos a última opção: o caos.

Capitão Caverna disse...

Conheci este GENERAL, e podem escrever, vai longe, muito longe, é só esperar.

Anônimo disse...

Parabéns, Gen. Mourão, pela sua lucidez e equilíbrio! Lamento não ter tido a oportunidade de estar pessoalmente nessa palestra (ou papo aberto).

Anônimo disse...

Artigo 142 da Constituição Federal diz:

As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República,...

Anônimo disse...

Pelo menos é a primeira vez que ouço de um general da ativa o reconhecimento do Foro de São Paulo como a organização que comanda o governo lesa pátria brasileiro, só precisa também reconhecer essa organização como sendo criminosa e de cunho comunista, e só isso já seria motivo suficiente para uma intervenção militar! Eu gostaria de assistir a palestra do general Mourão e não ler as interpretações do Túlio!

Anônimo disse...

Anônimo das 17,04, antes do regime militar o Brasil era a 44ª economia, dez anos depois era a 8ª economia. Aqueles que assaltaram bancos, explodiram bancos, mataram, sequestraram, aleijaram mtos, hoje estão no governo e levando o Brasil ao caos. Qto a ZH, não tem credibilidade para analisar o momento político, são todos petralhas. Até hoje o 9dedos51, oculta o foro de São Paulo.

Anônimo disse...

Anônimo das 17,04, antes do regime militar o Brasil era a 44ª economia, dez anos depois era a 8ª economia. Aqueles que assaltaram bancos, explodiram bancos, mataram, sequestraram, aleijaram mtos, hoje estão no governo e levando o Brasil ao caos. Qto a ZH, não tem credibilidade para analisar o momento político, são todos petralhas. Até hoje o 9dedos51, oculta o foro de São Paulo.

Mordaz disse...

Por falar nisto, pelo número de greves pelo país até parece que vivemos um novo 64. País quebrado e a corrupção correndo solta.

Emmanuel disse...

Que alívio ....
Até que enfim um general se manifesta como cidadão.
Com efeito, é preciso lembrar que todo militar antes desse mister, é um cidadão. Ainda que atrelado à disciplina, há que haver serenidade para ouvir o que os militares pensam, caso contrário seria impor ao quadro uma situação de "captis diminutio" que nada teria de democrático.
Evidentemente que o que se espera dos militares é que sejam competentes no seu ofício e responsáveis em suas ações, o que implica, necessariamente, em que delas não descurem.
E finalmente, que nunca se atrelem á política ou à politicagem.
Ao contrário do que querem alguns políticos, o Exército continua a se referência de prestígio da Nação, ainda mais quando aqueles que deveriam dar exemplo de seriedade, serenidade e patriotismo, teimam em se comportar como cínicos quadrilheiros .... e olha que isso está no aparelhamento que o PT e seus congêneres fizeram no Brasil.

Anônimo disse...

Também tenho nariz, logo, tenho opinião(acreditem):

-Túlio não foi designado pelo General para dar recados;

-General deixar claro que é de iniciativa da população a questão politica;

-General confirma conhecer Foro de São Paulo;

-General disse não existir inteligência investigativa sob anonimato no Brasil, concurso não permite;

-Estamos ferrados, sem pai e mãe. Diz ele não existir lideranças e concordo,

Discordo neste ponto:
Nós apenas precisamos governantes QUE NOS DEIXEM TRABALHAR e assim PODEREMOS CRIAR RIQUEZA. Liderança deve ser escolhido pela sociedade e que o ELEITO CUMPRA o seu mandato, depois VOLTE PRA CASA pra cuidar da sua família.
LIDER LATIVO é AQUELE tal qual UMA GALINHA, ASAS GRANDES pra acolher o MAIOR NUMERO de pintinhos. VISÃO NOJENTA LATINA!

JOAO PAULO disse...

FINALMENTE UMA POSIÇÃO DE RESPEITO PARA COLOCAR ORDEM, DISCIPLINA E RESPEITO NESSA CORJA QUE TOMOU CONTA DAS INSTITUIÇÕES E QUE LEVARAM O BRASIL A UMA SITUAÇÃO DE CONSTRANGIMENTO NUNCA VISTO EM SUA HISTÓRIA!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...



PARABÉNS GENERAL MOURÃO, O POVO Q TEM MATURIDADE E CONVIVEU NA ÉPOCA DO REGIME, SABEM Q BANDIDOS E QUADRILHEIROS COM APOIO FINANCEIROS DE PAÍSES COMUNISTAS CRIARAM UM MITO, DENEGRINDO OS MILITARES, PARA CHEGAR AO PODER, MATANDO INCLUSIVE COMPANHEIROS Q QDO VIRAM REALMENTE QUAIS ERAM AS INTENSÕES E TENTAVAM SAIR FORA. (CABO ANSELMO DA MARINHA, Q NA REALIDADE ERA SOLDADO JÁ DEU VÁRIAS ENTREVISTAS NAS TVs E SAIU FORA QDO VIU Q O OBJETIVO ERA OUTRO, IMPLANTAR O COMUNISMO)

ESTOU DE PLENO ACORDO COM O ANÔNIMO DA 17,11 HS, Q ALÉM DO Q FOI MENCIONADO, FOI CRIADO A PARTICIPAÇÃO DOS LUCROS DAS EMPRESAS AOS EMPREGADOS.
TIVE O PRAZER DE CONSEGUIR UM AP.DE 2D, QDO CASEI, A 20 MIN. DO CENTRO, COM UMA PRESTAÇÃO ÓTIMA DE PAGAR, E O REAJUSTE SÓ SUBIA DE ACORDO COM O ÍNDICE DE AUMENTO DE MEU SALÁRIO, POR 25 ANOS, E VOCÊ PODIA ANTECIPAR AS PRESTAÇÕES DIMINUINDO O TEMPO, PELO BNH. E DE BOA QUALIDADE. MEU IMÓVEL VALE EM TORNO DE 300 MIL E HOJE COM O SALÁRIO Q GANHO, JAMAIS COMPRARIA, E MAIS, QQ UM PODIA COMPRAR SUA MORADIA, SEJA BAIXO SALÁRIO OU ALTO SALÁRIO, NÃO HAVIA DESCRIMINAÇÃO. TENHO DOIS IRMÃOS Q TB FORAM BENEFICIADOS, E ERAM SIMPLES OPERÁRIOS.

SE AINDA NÃO ESTAMOS COMENDO O PÃO CUBANO, É PQ TEMOS GRANDES MILITARES DE CARÁTER, HONESTIDADE E PATRIOTISMO.

OS MAIS IDOSOS E DE BOM CARTER SABEM DISTO. OS MILITARES CUMPRIRAM COM OS SEUS DEVERES, SÓ FOI RUIM PARA OS FORAS DA LEI. SAIA A NOITE PARA JOGAR A 3/4 KM DE CASA, ATÉ 2 X POR SEMANA, NUNCA FOMOS ABORDADOS, POR BANDIDOS, SOMENTE VEZ Q OUTRA POR POLICIAIS PEDINDO IDENTIDADE E REVISTA P/VER SE NÃO TÍNHAMOS ARMA. NUMA DESTAS PERDI MEU PEQUENO CANIVETE Q ERA DESCASCAR LARANJA, JAMAIS ME SENTI HUMILHADO OU OFENDIDO, E CHEGANDO EM CASA AINDA FUI REPREENDIDO PELOS MEUS PAIS POR ESTA SITUAÇÃO.

SAÚDE E PAZ A TODOS.

Anônimo disse...

A maioria dos leitores gostam de bater continência e, com certeza, alguns gostariam de lustrar os coturnos do general ...

Anônimo disse...

Uma organização estrangeira dirigindo o governo do Brasil....reconhecida pelos militares...Isto não daria uma corte marcial ????? com enforcamento ???? na constituição A pena de morte só não existe na paz.. em caso de levante e guerra existe a pena de morte...

Anônimo disse...

e nos anos seguintes, principalmente os 12 últimos, não evolui nada. Apenas a corrupção aumentou.

Unknown disse...

seja governo militar ou civil. o pais não pode para por corrupção ou incompetência. evidente que no momento atual a ética mínima das instituições
não existe, quem julgar ,favorece criminoso. cidadão trabalhador e pagador de imposto, esta desanimado. maior parte da população ignorantes,
tem orgulho de viver de esmolas . nos espera como futuro e o caos.

Unknown disse...

Pelo visto, generais com sobrenome Mourão honram a farda que vestem.
É só lembrar do saudoso Olímpio Mourão Filho.

Anônimo disse...

Não confio que o Túlio Milman tenha entendido ou interpretado corretamente o que o Gal. Mourão falou...

Itamar Castro disse...

Eu estava de serviço no dia. Pela manhã o serviço de inteligência recomendou reforçar o efetivo, pois militantes do PT iriam tumultuar, então de 30 PMs passamos para 120 nas cercanias da Prefeitura. Depois que tentaram agredir o Colares e outras pessoas foi feito uma espécie de corredor junto a parede com saída à rua Uruguai, onde o carro aguardava para conduzir o Colares e a Neusa, ela entrou primeiro e quando ele estava entrando no carro um militante alcançou-o só não acertando-o com maior força, pois um PM deu uma bastonada nas costas do agressor, assim o carro partiu com o Colares ainda fechando a porta. Dai o microfone passava de mão em mão no palanque era um êxtase quase orgástico.

Anônimo disse...

Os militares não querem é nada, já poderia com o apoio popular realizar a intervenção neste pais, mais não o faz pergunto o porque?????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/