CLIQUE AQUI para examinar o video com amplas explicações sobre a Curva de Laffer. Entender o que ela significa, ajudará muito a entender por que razão são geralmente corrosivos e deletérios os efeitos dos aumentos de impostos. - 
A curva de Laffer é uma representação teórica da relação entre o valor arrecadado com um imposto às diferentes taxas. É usada para ilustrar o conceito de "elasticidade da receita taxável". Para se construir a curva, considera-se o valor obtido com as alíquotasde 0% e 100%. É óbvio que uma alíquota de 0% não traz receita tributária, mas a hipótese da curva de Laffer afirma que uma alíquota de 100% também não gerará receita, uma vez que não haverá incentivo para o sujeito passivo da obrigação tributária receber ou conseguir qualquer valor. Se ambas as taxas - 0% e 100% - não geram receitas tributárias, conclui-se que deve existir uma alíquota na qual se atinja o valor máximo. A curva de Laffer é tipicamente representada por um gráfico estilizado em parábolaque começa em 0%, eleva-se a um valor máximo em determinada alíquota intermediária, para depois cair novamente a 0 com uma alíquota de 100%.

Isto é o que diz a Wikipedia.

Leia mais:

Um resultado potencial da curva de Laffer é que aumentar as alíquotas além de certo ponto torna-se improdutivo, à medida que a receita também passa a diminuir. Uma hipotética curva de Laffer para cada economia pode apenas ser estimada, frequentemente apresentando resultados controversos.
A curva de Laffer foi popularizada por Jude Wanniski na década de 1970, com Wanniski dando o nome à curva após os trabalhos deArthur Laffer. Laffer mais tarde disse que o conceito não era original, notando ideias similares nos trabalhos do polímata norte-africano do século XIV Ibn Khaldun — que discutira a ideia em sua obra de 1377 Muqaddimah — e de John Maynard Keyne

3 comentários:

Anônimo disse...

políbio, muito bom e oportuno. A energia, os "acertos" que depois da votação do aumento de impostos no estado trarão a Sartori com certeza não corresponderão ao incremento de arrecadação. Se dará exatamente o contrário, a arrecadação geral do estado vai diminuir.

Sartori infelizmente fez tudo errado. Depois de ganho as eleições não procurou unir os gaúchos, mas sim dividi-los e privilegiar alguns poderes e políticos. É uma pena, mas se ele quer assim, que assim seja.

Anônimo disse...

Prefiro a curva de Gauss que é mais severa, mas muito mais confiável.

Luiz Vargas disse...

O tiririca de Cacias não deve conhecer isto.
Mas, em breve conhecerá a curva de desaprovação do desgoverno Sartório ladeira abaixo.
Temos que marcar na paleta os deputados sabujos que votarem a favor do AUMENTO DO ICMS (por tabela AUMENTO do custo de vida para a população: gasolina, comida, tranporte e por aí vai....).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/