Opinião do editor - O governo Sartori precisa, sim, dar uma no cravo e outra na ferradura

Além de tudo, o governo Sartori, ao contrário de Britto e Yeda, que enfrentaram terríveis obstáculos políticos para as mudanças, Sartori trafega num cenário no qual a oposição de esquerda liderada pelo PT está desmoralizada pelo voluntarismo na gestão do governo e da economia, bem como pelos escândalos de corrupção. por isto não conseguindo mais articular-se e nem mobilizar ninguém - nem contra e nem a favor.


O fracasso da greve geral do funcionalismo estadual, segunda-feira, e também a baixíssima adesão aos protestos contra o governo, mais a serenidade com que a sociedade gaúcha enfrentou a anunciada paralisação das forças da segurança pública, demonstram que existem condições objetivas e subjetivas para a implementação de reformas estruturais que mudem de uma vez por todas o estado de descalabro e descontrole do setor público estadual, com ênfase para o Executivo. O povo gaúcho parece suficientemente convencido de que seu governo agonizante puxa-lhe a perna para levá-lo junto para a sepultura.

Apesar disto, a realização de reformas estruturais para que se tornem equilibradas as contas do governo gaúcho de forma sustentada, o que permitirá eficiência nos serviços e a retomada dos investimentos públicos estaduais, não elimina a necessidade da implementação de ações pontuais imediatas para a busca de recursos financeiros, mesmo finitos, capazes de suprir carências básicas do dia a dia.

É o caso de ações como as que recomeçam hoje, no caso as blitzes para a recuperação de IPVAs atrasados. A blitz da semana passada rendeu R$ 45 milhões (veja nota abaixo).

Inscreve-se neste leque de movimentos pontuais, a elevação de 85% para 95% dos valores dos depósitos judiciais passíveis de saque, proposta que conta com o apoio de toda a bancada governista e até da oposiçãso, com ênfase para a bancada do PT. Seriam mais R$ 1 bilhão para sacar este ano.

O governo estadual precisa apenas saber comunicar-se política e socialmente como deve, alternando  abusca de recursos imediatos para suprir o caixa diante de despesas incontornáveis e ações de reformas estruturais que levem ao equilíbrio sustentado das contas públicas.

9 comentários:

Anônimo disse...

O governo estadual deveria imediatamente divulgar para a imprensa o perfil de idade de aposentadoria (professores, polícia civil, militar ,etc.). É de assustar o quão cedo se aposentam os funcionários públicos no RS. A previdência é o principal problema nas contas do estado. Concordo plenamente com o prof. Darci, sem aumentar a idade mínima de aposentadoria não tem solução.
Se aumentar impostos agora, daqui a quatro anos está aumentando novamente.

Anônimo disse...

Antes de pensar em aumentar impostos,maneira simplistas dos nossos governantes de enfrentar as crises,tem que fazer exatamente isso:cobrar os impostos devidos.
Blitzes para ver quem tem IPVA vencido,motoristas que não possuem habilitacão,imóveis do governo abandonados ou sub alugados,e por aí vai.
E,principalmente,REVER O TETO DOS SÁLARIOS.
Não pagar mais que o teto.
Vai haver gritos e ranger de dentes,mas existe um teto constitucional e esse não deve ser ultrapassado.

Anônimo disse...

Políbio,

O caminho é este mesmo e o eleitor já se deu conta.

JulioK

Anônimo disse...

Sartori tem a chance de se consagrar, é só saber se comunicar bem com o povo que paga os impostos.
Deixar de ser chefe de pessoal e ser governador.

Anônimo disse...

Sou funcionário e tive meu salário parcelado, de forma significativa, pois estou muito longe do teto ... Mas não abro mão de alguns princípios básicos, por isso entendo que o governo não deve, em hipótese nenhuma, aumentar impostos ou contrair novos empréstimos para cobrir a diferença entre receita e despesa (déficit público). Não sou economista, mas sei perfeitamente que não se pode gastar mais do que se arrecada; pior ainda é quando se busca empréstimos para pagar dívidas de empréstimos anteriores... Quando se chega aí, a situação não permite nenhuma solução sem vítimas ... É muito simples entender as causas da crise nas finanças públicas - gestão irresponsável durante décadas. Até os jumentos entendem isso ...

Anônimo disse...

> UMA PESSOA DO STF MANDOU CHAMAR O SARTORI > ELE FOI CORRENDO > MILHARES DE POLICIAIS QUERIAM FALAR COM ELE, ELE SUMIU.

DEPOIS DIZEM QUE UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO, FAZ SIM.

Anônimo disse...

Os gauchos terão que ter paciência.Empurrar para baixo um Governo,fundo do poço, é muito mais fácil que que fazer subir.Quem já tirou água de poço com sarilho sabe disso.Para baixo o balde desce cantando e dançando, para cima sobe gemendo e suando,jorrando água,esforço é muito maior.O pessoal da esquerda só sabe descer o balde.

Anônimo disse...

Ontem, milagrosamente a RBS divulgou uma matéria demonstrando que o o problema da divida agravou-se no governo Brito, do PMDB. Este foi quem realmente afundou o estado na crise bilionária que se encontra.
Hoje o TJ encontrou uma forma nunca pensada pelo PMPDB de Sartori, cobrar a divida ativa de 11 bilhões que estado faz de conta que não existe. Parem de tentar canalizar o problema para o funcionalismo pois vai acarretar um confronto de muitos prejuízos para o cidadão.

Anônimo disse...

Políbio,já está na mídia o pacote que o Gringo vai mandar para a Assembleia a extinção da FDRH,e gerando com isso claro,apreensão,desconforto,medo nos funcionários.Pela primeira vez na história se cogita o fechamento desta competente e "não deficitária" fundação. Gostaria que colocasse na tua página este assunto e se tiveres algo mais concreto.
MUITO OBRIGADO POR SEMPRE NOS DEIXAR INFORMADOS ATRAVÉS DO TEU BLOG.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/