Fábrica gaúcha da FCC investe R$ 2 milhões para dobrar a produção ainda este ano

Em meio aos anúncios de crise e queda de faturamento na construção civil, a FCC, fabricante gaúcha da Massa DunDun, anuncia ampliação da produção, depois de ter quase dobrado as vendas em relação ao ano passado.

A FCC informou ontem ao editor que traz boas notícias para a 18ª edição da Feira Internacional de Construção (Construsul), que começa hoje e vai até 8 de agosto nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, RS. A empresa anunciará durante o evento a ampliação da capacidade produtiva da Massa DunDun, uma massa polimérica destinada ao assentamento de tijolos ou blocos.

O setor da construção civil vive um momento conturbado sem precedentes na história do País, com queda nas vendas, nos lucros, nos empregos. Mas esses números não acontecem na FCC. Ao contrário. A empresa de Campo Bom (RS), responsável pela produção da Massa DunDun, informa que vai dobrar a capacidade de fabricação da massa. 

“As vendas aumentaram 96% de janeiro a junho deste ano”, revela o gerente comercial da área de construção civil da FCC, Fabiano Andrade de Araújo. Esse crescimento e a perspectiva contínua de expansão justificam o investimento de R$ 2 milhões para ampliação da produção. “Estamos dobrando a capacidade da fábrica.”, informa o gerente. Em 2015, a equipe técnica da FCC deve acompanhar a aplicação do produto em mais de um milhão de m² de paredes por todo o Brasil. Esse é o mesmo número que foi acompanhado nos últimos 3 anos somados.

Para Araújo, “os atributos que garantem economia aos construtores, como a dispensa de água, areia, cal e cimento para se assentar a alvenaria, justificam o aumento do uso da Massa DunDun. Além disso, o produto rende três vezes mais que o processo de assentamento com a argamassa convencional”. Por trás dos bons números está o aumento da utilização em grandes obras em todo o país. É o caso, por exemplo, da Equipe Engenharia, de Porto Alegre, que construiu um edifício de 11 pavimentos com a Massa DunDun há dois anos e está erguendo outro de mesmo porte com o massa polimérica na capital gaúcha. “Reduz perdas, desperdícios e aumenta o rendimento e a agilidade no processo”, destaca o arquiteto Tonicler Flores Bolzan, responsável pela obra. “Com a utilização da massa, diminuímos o tempo de construção em um a dois meses em relação ao período que seria necessário para erguer o mesmo edifício com argamassa convencional”, compara Bolzan.

Com embalagem de 3 kg, que pode ser aplicada diretamente, e também de 15 kg, que utiliza uma pistola aplicadora, a FCC também viu crescer sua utilização em pequenas obras, graças ao aumento de vendas no varejo de materiais de construção e a ações de capacitação. O gerente de compras da loja Zona Nova Center Construção, de Capão da Canoa (RS), integrante da Redemac, Ezequiel Guerreiro da Luz, relata que foram realizados dois eventos voltados para pedreiros e construtores da região. “Com os cursos promovidos pela FCC, mostramos que é possível fazer um assentamento rápido e limpo. Podemos fazer até uma reforma com os móveis em casa”, ressalta. Outra vantagem é a economia. “Enquanto são necessários uma betoneira e dois profissionais para uma obra com argamassa convencional, com a Massa DunDun basta uma pessoa com uma embalagem plástica ou aplicador”, exemplifica o gerente.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/