FHC não descarta as hipótese de Lula ir para a cadeia, mas preserva Dilma

O jornalista Josias Souza escreve no seu blog de hoje no site UOL que em nota divulgada neste sábado, Fernando Henrique Cardoso explicou o teor de entrevista concedida à revista alemã Capital. Nessa conversa, ele atribuíra a Lula a responsabilidade política pela corrupção na Petrobras. Ao se explicar, FHC disse que não costuma falar mal de políticos brasileiros quando se dirige ao estrangeiro. E deixou claro que não exclui a hipótese de Lula ser preso:

- Se o merecer, quem dirá será a Justiça e é de lamentar, porque terá jogado fora (coisa que vem fazendo aos poucos) sua história.

Leia todo o texto de Josias:

A entrevista à revista alemã circulou neste sábado. Mas em notícia reproduzida na véspera pelo UOL, a agência de notícias alemã Deutsche Welle havia antecipado alguns trechos. Perguntou-se a FHC se acha que Lula está envolvido na roubalheira da Petrobras. E ele: “Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele.'' Sobre a prisão de Lula, foram realçadas duas frases:

1. “Para colocá-lo atrás das grades, é necessário haver algo muito concreto. Talvez ele tenha que depor como testemunha. Isso já seria suficientemente desmoralizante.''

2. “Isso dividiria o país. Lula é um líder popular. Não se deve quebrar esse símbolo, mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país.''

As declarações de FHC renderam-lhe críticas nas redes sociais. Houve incômodo também no PSDB. Daí a nota divulgada neste sábado. Nela, FHC insinua que suas declarações estão defesadas: “A entrevista foi dada há algum tempo, não me recordo os termos que usei.” E alega que seu estilo é diferente do de Lula e do PT: “Ao falar ao estrangeiro cuido sempre de não ser agressivo com políticos brasileiros. Por outro lado, não falo, ao estilo lulopetista, desconhecendo o passado e negando fatos.”

“Lula, gostemos ou não dele e de suaspolíticas, foi o primeiro líder operário a chegar à Presidência, o que tem inegável peso simbólico”, anotou FHC, antes de tratar do tema que motivou a divulgação da nota: “Por que haveria eu de dizer ao exterior que merece cadeia? Se o merecer, quem dirá será a Justiça e é de lamentar, porque terá jogado fora (coisa que vem fazendo aos poucos) sua história.”

Noutra referência ao estilo agressivo de Lula, FHC escreveu: “Não se constrói o futuro com amargor, nem desmerecendo feitos.Tampouco poderá ele se erigir tapando o sol com a peneira. Mas nas democracias não é o interesse de pessoas ou de partidos quem dá a palavra final. É a Justiça. Podemos até torcer para que ela atue. Mas o bom senso de cada líder deverá conter seus naturais impulsos por ‘justiça já’, ou a qualquer preço, em favor da moderação e do respeito às regras do jogo. O fato dos adversários não se comportarem assim não deve nos levar a que nos igualemos com eles.”


Na entrevista à revista alemã, FHC fizera comentários também sobre Dilma. Indagado se acredita no envolvimento dela com corrupção, dissera: “Não, não diretamente. Mas o partido dela, sim, claro. O tesoureiro está na cadeia.'' Acrescentara: “Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT.'' Sobre esses trechos, FHC não fez nenhum reparo em sua nota de esclarecimento.

16 comentários:

Anônimo disse...

FHC É UMA PIADA. QUANDO PRESIDENTE FALOU MAL DOS APOSENTADOS.
- BRASILEIRO SE APOSENTA MUITO CEDO, TEM É QUE TRABALHAR DISSE.

- SÓ QUE ELE PRÓPRIO JÁ ESTAVA APOSENTADO A VÁRIOS ANOS.

Anônimo disse...

Vai, vai blindando a Dilma como o senhor fez com o Lula. Vai, seu FHC FDP.

Emmanuel disse...

Isso é natural: falta de medicação!

Anônimo disse...

FHC não passa de um falso e cínico esquerdopata que só é mais "chique" que Lula, mas no fundo tem o mesmo DNA.

Mordaz disse...

FHC depois que passou a fumar maconha está impossível de se ver. Só diz bobagens. Devia adotar mais alguns filhos que não são dele para se manter ocupado.

Anônimo disse...

FHC um idiota covarde e ladrão, ao se posicionar ao lado da mandioca sapiens defende quem fez um dossiê caluniando sua falecida esposa. FHC é servil e covarde.

Anônimo disse...

Com todo o respeito, FHC anda fumando 'orégano estragado' !!!

Anônimo disse...

Quanta maldade e idiotice nos comentários. FHC é um estadista, não um paspalho do PT ou do PSOL, que desrespeita a justiça e a verdade em suas entrevistas e ações. Eu também acho que se aposenta muito cedo no Brasil, mas obviamente sigo as regras vigentes se posso aposentar-me. Mas acho um absurdo mulheres aposentarem-se aos 45 anos, como conheço muitas. Nem nos países ricos vemos isto.

Anônimo disse...

Concordo com todos os comentários que estão publicados no momento até às 18:45hs de 02/08/15. O FHC é farinha do mesmo saco e comunga da mesma ideologia do PT, e está querendo blindar a anta estúpida para salvar o projeto petralha, e só não assinou a ata de fundação do Foro de São Paulo para não dar na vista!

Anônimo disse...

FHC é um esquerdopata sofisticado, nada além disso.
Deve favores ao PT, que não investigou suas vigarices na presidência, dai a defesa do Lula.
Pessoalmente, teve sua mulher atacada pelo PT e nada fez, além disso, assumiu um filho que não era seu. Precisa dizer mais ?

Anônimo disse...

Esse cara tá cheirando mal. Meu pai me ensinou, faz tempo, que: "Quando não souberes o que dizer, não diga nada." FHC, se é para dizer besteira é melhor ficar calado. CALA A BOCA FERNANDINHO.

Anônimo disse...

Todos sabem que O Fernando Henrique e o Lula sao amigos e parceiros de longos anos . O PSDB nao vao a lugar nenhum tendo esse elemento dentro do partido

Anônimo disse...

Cala a boca FHC

Anônimo disse...


Na matéria, me chamou a atenção:
Na citação de número 2, que realça suas manifestações está lá:
.... "É necessário sempre ter em mente o futuro do país.'' E FOI ISTO QUE ELE FEZ POR OCASIÃO DO MENSALÃO QUANDO "PENSOU NO FUTURO DO PAÍS, LEVOU SEU PARTIDO A NÃO APEAR ELLE DA PRESIDÊNCIA... E O RESTO TODOS SABEMOS".
A segunda parte quando diz: "“A entrevista foi dada há algum tempo, não me recordo os termos que usei" -- lembrei-me imediatamente de sua frase ... "ESQUEÇAM O QUE ESCREVI"REFERINDO-SE ÀS SUAS OPINIÕES COMO SOCIÓLOGO...
Atualmente, acompanhem, o chega prá lá que vem sendo dado no mineiro já noticiando alckmin (fraco e já demonstrou isso) como candidato do partido em 2018... como pode? Mais de 51 milhões de votos e reeleito para a presidencia do partido por 97% de seus membros(e o partido só voltou a ter notoriedade após o mineiro tomar posse). Qual é o problema entre o partido em spo e mg?? Também acho que fhc tem dna de esquerda assim como outros que comungam com suas ideias; se eu estiver correto, penso que fhc faz mal ao partido e ao Brasil.

Anônimo disse...

FHC PODE FALAR O QUE QUISER,O ÚNICO PRESIDENTE DA HISTÓRIA QUE ACABOU COM A INFLAÇÃO E DEVOLVEU DE VERDADE O PODER DE COMPRA DOS TRABALHADORES,CONTRÁRIO DO LADRÃO LULA QUE ROUBOU O DINHEIRO DO POVO COM A CORRUPÇÃO E DEIXOU O PAÍS NESTE CAOS.LULA JÁ DEVERIA TER SIDO PRESO,E O FHC JÁ DEVERIA TER VOLTADO COMO PRESIDENTE..QUEM FALA DO FCH É UM IDIOTA...OU PETISTA...O PLANO REAL DEVOLVEU AO POVO A CAPACIDADE DE VIVER SEM INFLAÇÃO,PODENDO PROGRAMAR SUA VIDA,O DÓLAR BAIXO,PODER DE COMPRA ALTO,SEM INFLAÇÃO...OS CEGOS ESQUECEM QUE O PT ALÉM DE CORRUPTO NÃO SABE CRIAR MECANISMOS QUE COLOQUEM O PAÍS NO CRESCIMENTO,ELES ATÉ AGORA ESTAVAM SURFANDO NO PLANO REAL...PEGARAM TUDO PRONTO...E AÍ FORAM SÓ ROUBANDO ROUBANDO,GASTANDO GASTANDO E AGORA ESTÁ AÍ O RESULTADO: BRASIL QUEBRADO,INFLAÇÃO VOLTANDO...FHC NÃO É FARINHA DO SACO DO PT,A FARINHA DO PT É PODRE...

Anônimo disse...


Sobre a manifestação do anônimo das 19:12, sobre MULHERES APOSENTADAS AOS 45 ANOS, seria importante que procurasse dar uma olhada na legislação previdenciária antes de 1998, pois durante muito tempo foi permitido trabalhar com carteira assinada com 15 anos (e até antes dessa idade). Logo uma mulher que tenha iniciado suas atividades com 15 anos, mais 25 anos de contribuição para a previdência (aposentadoria proporcional) ou 30 (aposentadoria integral) permitia que se aposentasse aos 40 ou 45 anos e, o homem, após 30 (aposentadoria proporcional) ou 35 (aposentadoria integral), com 45 ou com 50 anos. Não havia, portanto, nada de ilegal nem de imoral e, não se pode classificar, para manter a elegância, ninguém de "vagal" em tais condições, como teria se referido (parece haver controvérsias) uma autoridade, em tempos passados.
Para raciocinarmos um pouco mais, quem começava a trabalhar (e hoje também) com idade tenra eram e são os filhos de pobres e da classe média (esta odiada pela grande filósofa Marilena Chauí -- só quando se trata, claro, de indivíduos não aliados a sua ideologia. A idéia é refletir, aí sim, sobre as "injustiças da legislação" com quem ao se aposentar, passou a dar de cara com um tal de "Fator Previdenciário" instituído por fhc e mantido por elle por ella desde, me parece 1999 até poucos dias, quando passa a valer para mulheres o fator 85 (tempo de trabalho + idade) e para o homem o fator 95 (tempo de trabalho + idade) para que, ao se aposentar, não sejam "tungados" com 30% ou 40% na média calculada e que deveriam receber na hora de se aposentar. E foram praticamente 15 anos dessa injustiça absurda no país, agravado por critério de reajuste menor que a inflação para aposentados com mais de um salário mínimo, há pouco mantido pela atual governante, com veto ao projeto da câmara ou do congresso nacional (a idéia é que os que tiverem vida mais longa, vão perdendo os valores de suas aposentadorias, ATÉ CHEGAR A UM SALÁRIO MÍNIMO, independentemente de quanto tenham contribuído, quando na ativa).
Então, atualmente, -- quem tenha iniciado atividades com carteira assinada aos 15 anos agora é assim: MULHER: 35 anos de trabalho + 50 anos de idade = 85 e HOMEM: 40 ANOS DE TRABALHO + 55 anos de idade = 95 passaram a ter direito de receber valor integral em suas aposentadorias, conforme recolheram para a Previdência. O que mudou? Alterando a idade de início, altera-se o cálculo, mantendo o fator 85 para mulher e 95 para o homem.
Não se pode ainda esquecer que até 1998 (ano das alterações nas regras da previdência) havia previsões legais de diversas atividades e profissões com aposentadorias ditas especiais -- com 15, 20 e 25 anos de trabalho, que vigoraram desde a década de 60. Ficaram algumas, mas com critérios mais sensatos ou sensatos e ajustados ao tempo.
Mesmo com o fator 85 e 95, haverá vozes que dirão que se tratam de aposentadorias precoces -- normalmente analisam a idade cronológica do indivíduo ao se aposentar e "ficam cegos" em relação à idade de início de suas atividades e de contribuição com a previdência.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/