Plano permite reduzir salários e jornadas nas empresas em crise

É outra medida demagógica e populista do governo do PT, sem condições de ser implementada de verdade. A crise foi criada pelo próprio governo, que agora não tem dinheiro para nada e deve o que não pode pagar. 



Com o objetivo de evitar demissões dos trabalhadores por empresas em dificuldades financeiras, o governo federal criou, por meio de medida provisória (MP), o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que vai permitir a redução temporária da jornada de trabalho e de salário em até 30%.

A MP foi assinada na tarde desta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff, após encontro com ministros e representantes de centrais sindicais. Embora passe a valer imediatamente com força de lei, a proposta será analisada e precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

A medida prevê que a União complemente metade da perda salarial por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O Programa valerá até o dia 31 de dezembro de 2016, e o período de adesão das empresas vai até o fim deste ano. Para definir quais setores e empresas estarão aptos a participar do PPE, o governo também criou um grupo interministerial que vai divulgar informações sobre os critérios, com base em indicadores econômicos e financeiros.

De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, as empresas não poderão demitir nenhum funcionário durante o prazo de vigência do programa, proibição que será mantida por pelo menos mais dois meses após o fim da vigência.

As empresas poderão aderir ao programa por seis meses, prorrogáveis por mais seis. O anúncio foi feito no início da noite por Rossetto e outros dois ministros, ao lado de representantes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto.


"É mais importante usar recursos públicos para manter o emprego do que para custear o desemprego. É um programa ganha-ganha, orientado claramente para manutenção do emprego em um período de crise", afirmou Rossetto, acrescentando que o programa é aberto para qualquer setor da economia que tenha redução de emprego e renda.

9 comentários:

Anônimo disse...

Remendo em cima de remendo nao aprenderam nada com a crise somos a Grecia.

Anônimo disse...

Podem apostar que centenas de empresa já se preparam para recuperação judicial.

Governo realmente tá perdido.

Anônimo disse...

Mais uma vez a proteção para as montadoras, para quem foi criado este programa. E também mascarar os índices de desemprego no país. Este governo não tem limites.

Anônimo disse...

BELEZA DE IDEIA VIDA DA ANTA/PRESIDENTA E A CORJA DE ASSESSORES QUE LHE DÃO A IDEIA MALUCA.

Por meio de medida provisória (MP), o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que vai permitir a redução temporária da jornada de trabalho e de salário em até 30%.

Alguém perguntou ao trabalhador, já minguado, se reduzindo 30% do salário ele conseguirá pagar, água/esgoto, luz, alimentos, aluguel ou prestação da casa, saúde (SUS falido), remédios?

Porque A ANTA não reduz o salário de seus aseclas, seus cargos de comissão CCs? Por que não reduz 30% das contas que o trabalhador paga na forma de imposto?

Quem vai aceitar esta redução? Talvez o empresário? Mas se o trabalhador não aceitar vai ser demitido e outro assumirá o trabalho por salário BEM MENOR.

Com ficará a enxurrada de Ações Trabalhistas?

Com salário menor haverá desqualificação da mão de obra, e os novos contratados, poderão ser os haitianos, cubanos, angolanos.

Para a ANTA o brasileiro que se dane.

Não sou, mas se fosse eu um GENERAL, pessoa que não temos mais no Brasil, já tinha tirada esta turma do PODER e convocado novas eleições sem a participação do PT, Psol. PCdoB e outros.

Anônimo disse...

vão proteger os amigos do governo, aqueles que doam $ para campanhas do PT. Os outros que se fodam. E nós que vamos pagar mais essa conta.

Anônimo disse...

É mais um golpe para segurar o povo a não ir para as ruas. É um blefe, porque sabemos que dinheiro não tem. Ela vai tentando de golpe em golpe se segurar no poder. O povo tem que ter cabeça no lugar, entender que é golpe., e sair às ruas.

Anônimo disse...

Os brasileiros merecem coisa pior!

Anônimo disse...

Acho que agora o porquinho vai quebrar - foi a grana !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bem típico da chinelagem socialista latino-americana: uma parte do salário é pago pelo governo! Aí a gente ouve: "trabalho na firma tal e também tô pelo governo". Quarto mundo, se tanto! Fizeram tudo que podiam de errado na economia e agora querem corrigir na ponta. Criaram um seguro desemprego para proteção a governantes incompetentes, isto é, eles próprios.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/