Neeleman, da Azul, vence disputa pela TAP

O empresário David Neeleman, dono da americana JetBlue e da Azul, terceira maior companhia aérea brasileira, que por ano transporta mais de 20 milhões de passageiros, ganhou a corrida à privatização da TAP segundo a imprensa portuguesa, vencendo a proposta apresentada por Germán Efromovich, da Avianca.


A decisão foi tomada nesta quinta-feira em Conselho de Ministros, no qual o Governo português aprovou a venda de 61% da companhia a Neeleman, que se aliou nesta operação ao empresário português Humberto Pedrosa, dono da Barraqueiro.


O consórcio Gateway, pelo qual dá o nome a união de forças entre Neeleman e Pedrosa, ficará, por agora, com 61% da TAP, estando 5% reservados aos trabalhadores. No entanto, se não houver procura para esta última fatia, os 5% serão entregues ao investidor privado, conferindo-lhe uma participação até 66%. A intenção do Governo é alienar o restante capital da companhia de aviação dentro de um período máximo de dois anos. 


Desta vez, Neeleman regressou em força, com uma oferta que, em termos estratégicos, aposta no desenvolvimento da operação no Brasil e numa investida no mercado dos Estados Unidos, com 53 novos aviões na calha. Dono da terceira maior companhia brasileira, que por ano transporta mais de 20 milhões de passageiros, Neeleman optou por uma atitude discreta neste processo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Parabéns a Azul/JetBlue.

A empresa "descobriu" Viracopos como "hub" e decolou!!

Agora estabelece uma "cabeça de ponte" na Europa, via Portugal.

Estes malditos "porcos capitalistas" não dormem em serviço(risos)!

JulioK
(Leitãozinho capitalista)

Anônimo disse...

antes um americano do que um bolivariano que provavelmente transformaria tudo em sucata...

essa gente acaba com tudo em que encosta...

Anônimo disse...

o Pessoal da Azul é muito competente e já ouvi elogiou até de funcionários, o que é difícil no mercado da aviação!!!

Anônimo disse...

Chave de ouro para a missão de Fernando Pinto !

..Cesse tudo que a musa antiga canta que outro valor mais alto se alevanta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/