Mercado eleva previsão da inflação pela 7ª semana seguida

Os analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central na última semana projetaram uma piora no quadro da economia brasileira neste ano, com inflação e juros mais elevados e uma maior contração do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o boletim semanal Focus, divulgado pelo BC nesta segunda-feira, o mercado voltou a elevar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 8,37% para 8,39% em uma semana. Trata-se da sétima semana consecutiva em que o indicador é ajustado para cima.

Se a estimativa for confirmada, a inflação estourará o teto da meta, de 6,5%, em 2015, e registrará o maior índice desde 2003, quando chegou a 9,3%.

Com o IPCA nas alturas, os economistas preveem que o governo federal tentará segurar os preços com o aumento da taxa básica de juros, a Selic. Na última semana, a previsão é que ela ficaria em 13,75% neste ano. Nesta segunda-feira, a taxa foi reajustada para 14%. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá nesta semana para decidir sobre a elevação da Selic.

O relatório também projeta uma retração de 1,27% no resultado do PIB deste ano. Na semana passada, a estimativa era de um recuo de 1,24%. Se for concretizado, este será o pior desempenho da economia brasileira desde 1990, quando caiu 4,35%.


Na última sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIBrecuou 0,2% no primeiro trimestre deste ano. Segundo o IBGE, o consumo médio das famílias, os investimentos, a indústria e o setor de serviços puxaram o resultado para baixo, enquanto que o desempenho da agropecuária e as exportações cresceram, impedindo que o PIB caísse ainda mais.

3 comentários:

Luiz Vargas disse...

O Plano Real, que em 1º de julho deste ano, completaria 21 anos, foi liquidado e suPulTado pelo bando quadrilheiro PeTralha.
Gerações futuras pagarão pela rapina PilanTra PraTicada por este criminoso bando quadrilheiro. Estes bandidos tornaram incerto o futuro deste país, uma vez que para as coisas entrarem nos trilhos novamente no mínimo vinte anos serão necessários. O que torna este futuro incerto e nada promissor é que as escolas, a cada dia que passa, estão formando hordas de seres lobotomizados que não sabem ler, escrever e muito menos pensar.

Anônimo disse...

Conforme FGV : culpa da inflação > loteria.

Tudo alienado, e querendo alienar os outros.

Anônimo disse...

Florestan Fernandes: mídia pode morrer antes do PT:

"Nossa imprensa faz tempo abriu mão do bom jornalismo, de maneira geral virou panfletária e presta um desserviço para a Nação", escreve o jornalista Florestan Fernandes Júnior, gerente executivo de jornalismo da TV Brasil, ao comentar pesquisa do Ibope que aponta que 41% dos brasileiros acham que a imprensa mostra uma situação econômica mais negativa do que a realidade; segundo ele, "os senhores da comunicação estão atirando no próprio pé, o pessimismo alardeado por eles levou a um corte nas campanhas publicitárias" e, consequentemente, a "demissões em massa"; sua dúvida, afirma, "é saber quem vai acabar primeiro: a indústria da comunicação ou o partido que eles tanto odeiam"....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/