Dilma e seus companheiros da Argentina, Uruguai e Venezuela querem votar, hoje, este Pacto de Varsóvia do Mercosul

Este material é exclusivo. O governo quer votar tudo à toque de caixa, nesta segunda-feira. 


Origem: Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL.
Situação: Pronta para Pauta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC); Aguardando Deliberação no Plenário.
Ementa:Aprova o texto do Protocolo de Montevidéu sobre Compromisso com a Democracia no MERCOSUL (Ushuaia II), assinado em 19 de dezembro de 2011.
Objetivos e termos do Acordo:- O Protocolo de Montevidéu atualiza o “Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no MERCOSUL”, assinado em 1998 e vigente desde 2002, que estabelece medidas a serem tomadas pelos Estados signatários em caso de ruptura da ordem democrática, assinado pelo representante do governo brasileiro, Chanceler Antônio de Aguiar Patriota.
O novo Protocolo difere do anterior na medida em que, enquanto o primeiro previa de forma genérica, em caso de instabilidade institucional de um dos Estados membros, a suspensão de direitos e obrigações deste dentro do MERCOSUL, o novo documento impõe medidas de caráter francamente intervencionista.
- O texto foi aprovado pela Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL, de acordo com o Parecer do Relator, Senador Roberto Requião (PMDB/PR).
- Igualmente foi apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), de acordo com Parecer do Relator, Dep. Chico Alencar (PSOL-RJ), pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação.
- A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o texto do PDC n° 1290/2013, com substitutivo do relator, deputado Nelson Pellegrino (PT/BA), com a finalidade de correção de erro formal, mantendo integralmente todas as demais disposições.
- O novo Protocolo, conforme consta em sua justificativa, “aperfeiçoa”os mecanismos de consulta entre os países signatários e permite sanções mais contundentes nos casos de ruptura ou ameaça de ruptura da ordem democrática, de uma violação de ordem constitucional ou “de qualquer situação que ponha em risco o legítimo exercício do poder e a vigência dos valores e princípios democráticos”,conforme prescreve o artigo 1°.
- O artigo 2° estabelece que, em caso de ocorrência de qualquer uma das situações indicadas no artigo 1°, os Presidentes ou Ministros das Relações Exteriores das partes se reunirão em sessão extraordinária ampliada do Conselho do Mercado Comum, por solicitação da parte afetada ou de qualquer outra parte para deliberar medidas a serrem adotadas em relação ao Estado-membro onde a situação estiver ocorrendo.
- Durante a Sessão Extraordinária ampliada, as partes deverão consultar as autoridades constitucionais do Estado afetado e realizarão gestões diplomáticas para promover o restabelecimento da normalidade institucional. Se tal se mostrar infrutífero ou as autoridades constitucionais se virem impedidas de manter a institucionalidade, as partes adotaram as demais medidas previstas no artigo 6° do Protocolo, quais sejam:
# Suspensão do direito de participação da Parte afetada nos diferentes órgãos da estrutura institucional do MERCOSUL.
# Fechar de forma total ou parcial as fronteiras terrestres, suspender ou limitar o comércio, o tráfego aéreo e marítimo, as comunicações e o fornecimento de energia, serviços e abastecimento da Parte afetada.
# Suspender a Parte afetada do gozo dos direitos e benefícios emergentes do Tratado de Assunção e seus Protocolos e dos Acordos de integração celebrados entre as Partes, conforme couber.
# Promover a suspensão da Parte afetada no âmbito de outras organizações regionais e internacionais.
# Promover junto a terceiros países ou grupos de países a suspensão da Parte afetada de direitos e/ou benefícios derivados dos acordos de cooperação dos quais seja parte.
# Respaldar os esforços regionais e internacionais, em particular no âmbito das Nações Unidas, encaminhados a resolver e a encontrar uma solução pacífica e democrática para a situação ocorrida na Parte afetada.
# Adotar sanções políticas e diplomáticas adicionais.
- Após entrarem em vigor, as medidas previstas somente serão levantadas, de acordo com o previsto no artigo 9° do protocolo, a partir da data em que seja comunicada à parte afetada a decisão das demais partes.
- O Protocolo de Montevidéu entrara em vigor trinta dias após o deposito do instrumento de ratificação pelo quarto Estado Parte do MERCOSUL. Na mesma data entrara em vigor para os Estados Associados que o tiverem ratificado anteriormente.
- Os signatários do Protocolo de Montevidéu são a República Argentina, a República Federativado Brasil, a República do Paraguai, a República Oriental do Uruguai, o Estado Plurinacional da Bolívia, a República do Chile, a República da Colômbia, a República do Equador, a República do Peru e a República Bolivariana da Venezuela. Até agora somente a República Bolivariana da Venezuela ratificou o Protocolo de Montevidéu.
- Não seria exagerado dizer que as medidas previstas no Protocolo de Montevidéu têm características que fazem lembrar o chamado “Pacto de Varsóvia”, tratado de amizade, cooperação e assistência mútua firmado em 1955 entre os países da Europa Oriental, então sob a liderança da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e que acabou, na prática, destinado a manter o status quo e permitir aos soviéticos intervirem nos países membros cujas sociedades desejassem se afastar da influencia de Moscou e do Comunismo.
- Foi precisamente o que aconteceu na Hungria em 1956, onde mediante intervenção nos termos das disposições do Pacto de Varsóvia foi dominada em menos de 15 dias uma revolta popular anticomunista; e ainda em 1968, durante a chamada Primavera de Praga, com a invasão da Checoslováquia para acabar com a abertura política então em curso e mais tarde na Polônia, em 1981, quando as ameaças de bloqueio econômico e invasão do país sufocaram o movimento Solidariedade, do sindicalista Lech Walesa.
- Durante aquele período, de acordo com o entendimento do Pacto, e a chamada “Doutrina Brejnev”, qualquer reação hostil ao solicialismo no âmbito de qualquer um dos países membros não era um problema interno deste, mas de todos os demais países integrantes.
-O Protocolo de Montevidéu, em seu aspecto político, poderia ser considerado uma resposta à destituição do Presidente Paraguaio Fernando Lugo em 22 de junho de 2012, no contexto de uma crise político-institucional que resultou em seu impeachment pelo Congresso daquele país, e que acabou resultando na suspensão temporária do país do MERCOSUL, ante a inconformidade com a decisão pelos demais membros do bloco, em especial a República Bolivariana da Venezuela. Assim, não seria igualmente exagero chamar as disposições do Protocolo de Montevidéu de “Doutrina Chávez”, em referência ao ex-presidente venezuelano, que parece ter sido seu principal inspirador.
- O Protocolo de Montevidéu, sob o argumento de que pretende defender a “democracia”no âmbito do MERCOSUL, sem especificar a qual modelo democrático se refere, uma vez que evidentemente tal conceito é objeto de diferentes visões no âmbito dos governos dos países que o compõe, é um pacto absolutamente intervencionista e que põe em risco a independência e a soberania nacional dos países signatários.
- O Protocolo de Montevidéu afronta igualmente a Constituição Federal do Brasil, em especial o seu artigo 4°, onde estão dispostos os princípios que regem as relações internacionais do Brasil, quais seja a independência nacional (inc. I), autodeterminação dos Povos (inc. III); não intervenção (inc. IV); igualdade entre os Estados (inc. V) e solução pacífica dos conflitos (inc. VII).
- Posição da Assessoria: Pela REJEIÇÃO do PDC n° 1290/2013, com base nos aspectos intevencionistas e inconstitucionais do Protocolo de Montevidéu sobre Compromisso com a Democracia no MERCOSUL, assinado em 20 de dezembro de 2012, pelo representante do Governo Brasileiro, Chanceler Antônio de Aguiar Patriota.



10 comentários:

Anônimo disse...

TRATA-SE DE UM ATO DE DESESPERO DO COMUNISMO INTERNACIONAL QUE VÊ ESTES PAÍSES SENDO MASSACRADOS PELA SABOTAGEM SUBVERSIVA DE SEUS COMANDADOS E RECEIA UMA REVOLTA MASSIVA CONTRA O SOCIALISMO. Experimentem eles tomar qualquer atitude imperialista e verão O GRITO DE LIBERDADE DOS POVOS LATINO-AMERICANOS que jÁ não suportam mais tanta degradação e aviltamento às suas SOBERANIAS... O COMUNISMO RUSSO já foi desmoralisado e aliou-se á China para explorar o Brasil, mas passa por uma traumática crise de identidade, com metade de seu povo abominando a VOLTA DO IMPERIALISMO SOVIÉTICO...O MERCOSUL NÃO É E NUNCA FOI UM INSTRUMENTO DE MANIPULAÇÃO POLITICA, e o desvio de suas atividades comerciais é uma afronta aos MERCADOS LIVRES, AO LIVRE COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO...POLITICOS que o subverteram pagarão caro pelos seus atos...

Mordaz disse...

Eixo fascista.

Anônimo disse...

Moro falou sobre crime organizado em Congresso da PF com Ricardo Teixeira:

Jornal GGN - Em reportagem publicada na última sexta-feira (29), a Folha de S. Paulo indicou ligação de delegados da Polícia Federal com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e seu ex-presidente Ricardo Teixeira. Na matéria, são apontados 13 inquéritos contra a entidade que, em 15 anos, não foram concluídos e que, neste período, a ainda teria patrocinado congressos, viagens e cedido campo para torneio de futebol de delegados.

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) esclareceu, em nota, que o arquivamento de investigações não cabe, exclusivamente, à polícia, mas também ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal, que todos os patrocínios e eventos realizados pela ADPF estão dentro da "transparência e legalidade" e que nenhum dos delegados citados na reportagem faz parte da atual gestão da Associação. A ADPF frisou que sempre se pautou "nos princípios da independência, ética, moralidade e transparência".

Entre os casos apontados pelo jornal, está a liberação de R$ 300 mil da CBF para o 4º Congresso Nacional da Associação, em Fortaleza (CE), em 2009. Na ocasião, além do patrocínio, Ricardo Teixeira foi um dos palestrantes, onde falou sobre a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Curiosamente, outro painelista do mesmo evento foi o juiz federal Sergio Moro, para falar sobre Combate à Corrupção e ao Crime Organizado.

Na sua apresentação, Moro tinha como tema "a investigação de crimes do colarinho branco e a sensação de impunidade no Brasil". Na descrição da programação, o juiz federal representaria "a eficiência das Varas Federais especializadas no combate a crimes contra o sistema financeiro a administração pública e à lavagem de dinheiro".

"Os bons resultados da 2ª Vara Federal Criminal da capital paranaense mostraram que o desempenho positivo do Judiciário é fruto também de um trabalho harmonioso entre policiais, procuradores e juízes", diz a descrição do evento, lembrando o caso do Banestado, então julgado por Sergio Moro.

A apresentação de Sérgio Moro no IV Congresso Nacional de Delegados de Polícia Federal estava disponível no Youtube. Por algum motivo, o vídeo foi retirado. Mas é possível acompanhar o painél de Ricardo Teixeira, no mesmo evento, a seguir:

"Os eventos organizados pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal são focados na discussão de temas de interesse do país, da sociedade e da própria Polícia Federal. A ADPF custeia, com recursos próprios, a maior parte das despesas relativas à execução desses encontros. Em alguns congressos ou seminários, quando há pertinência temática, a ADPF busca apoio, sob a forma de patrocínio, de algumas instituições. A maioria dos participantes é formada por delegados de Polícia Federal de todo o país. Frequentemente, são convidados representantes de outras carreiras jurídicas para participar", publicou, em nota, a Associação.

Xiiiiii........Xiiiiiii.......Xiiiiiiii Tá tudo dominado pela CBF. Ops...cala-te boca não tem ninguém do PT envolvido não dá nada.

Cap Caverna disse...

Analisando o histórico do PT, vê-se claramente uma quase réplica do PNS( Partido Nacional Socialista) da época do demônio chamado Hitler. Esse mesmo sujeito sanguinário, criou este partido, aproveitando-se da dura realidade mundial após o fim da 1ª guerra mundial e começou a pregar soluções milagrosas, tal qual esta quadrilha petista está fazendo no Brasil desde sua fundação na década de 1980. O resultado final, todos sabemos, uma desgraça mundial, com milhões de mortos, até que o demônio fez igual ao escorpião, suicidou-se quando ficou encurralado. Dito, isso e para que não ocorra uma revolução no País, que seja eliminado o PT e seus mafiosos e inescrupulosos chefes! PT é sinônimo de desgraça e adjetivo de tudo que não presta!

Emmanuel disse...

Amigo Políbio ....
Quando vemos a foto oficial do Mercosul, trazendo os "dignatários", dá vontade de rir - ou talvez de chorar! -: é a maior reunião de parvos, cafonas e jecas de que se tem notícia!
Na verdade, não é um grupo de chefes de estado, e sim, chefes de quadrilhas: não há uma exceção sequer ...
O ideal é que todos fossem para a cadeia ... e é bom que façamos isso de uma vez, porque é óbvio que os lindeiros pobretões estão loucos para deitar as mãos nas riquezas que, inegavelmente, o Brasil tem.
Correto mesmo era o Brasil deixar esse bonde de melindrosas de lado e tentar fazer parte do mundo civilizado ....

Anônimo disse...

Brasil desgovernado pelo atraso.Mas não adianta, estamos vivendo a era do conhecimento, ser contra tecnologia e informação é ficar na margem das sociedades civilizadas.

Anônimo disse...

Eu não defendo a "ruptura democrática" (golpe), então acho normal os países do Mercosul tomarem medidas preventivas contra eventuais golpistas. Agora, quem é golpista certamente não gostou dessas medidas. Normal ...

Anônimo disse...

Anonimo das 01:11, o que entendes por golpe? O que assistimos hoje é golpe de petista/comunista/bolivariano, sem dúvida nenhuma. O que se quer é um pais progressista. Por que a liberdade, riqueza, direitos iguais (iguais mesmo) incomoda tanto? Será porque a turma dos petistas/comunistas/bolivarianos querem se garantir no poder com direito de matar/roubar/oprimir e viver na abundância sem trabalhar. Temos belos exemplos de golpes que deram certo para os mandatários. Olhe para Fidel- enquanto a população briga por açúcar, sabão, Fidel tem até mesmo camisa da Lacoste!!!!!

Anônimo disse...

Contra a dominação estrangeira temos que nos revoltar sim, estamos deixando de ser um país para sermos meros coadjuvantes do socialismo internacional, falido em países decentes, mas que tem muito adubo em países bananeiros. Pelo Tratado se derrubarmos Dilma, seremos imediatamente invadidos por Venezuelanos, Argentinos e outros bananeiros para recolocá-la no poder, mesmo que 99% dos Brasileiros não queiram mais esta terrorista no poder.

Anônimo disse...

Bolivariano da 01:11 tu defende a Venezuela, Cuba Uruguai , Bolívia, Coreia do norte, Rússia, China,foro de SP , Farcs, comandados por ilustres bananeiros, que ainda acreditam no comunismo, que nem Marxs se vivo acreditaria.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/