Salários dos servidores estaduais gaúchos poderão atrasar até dois meses no final do ano

Desde que escreveu seu livro "O RS tem saída ?", o economita Darcy Francisco Carvalho dos Santos adverte para a camisa de força em que os governantes gaúchos enfiaram as finanças estaduais.

A projeção de oceânico déficit para este ano foi calculada por ele com muita antecedência.

E também a previsão de que os salários atrasariam.

Nesta quarta a tarde, por e-mail, o economista disse que este primeiro atraso, o de maio, será até benigno perto da tempestade que se arma na linha do horizonte.

O final do ano será de choro e ranger de dentes.

Serão dias de cão.

E de atrasos salariais que se contarão por meses e não mais por dias.

17 comentários:

Anônimo disse...

Ah, se fosse na época do Tarso o título deste Post seria quilométrico e com conteúdo raivoso.

Anônimo disse...

CONFORME LEVY O SALÁRIO MÍNIMO VAI SUBIR 1,00 REAL EM 2016. E O FUNCIONALISMO PÚBLICO BRINCANDO COM O DINHEIRO DO POVO.

O POVO JÁ ESTÁ AMARGURANDO OS PREÇOS. ALGO TERÁ QUE SER FEITO.

Anônimo disse...

Polibio
Sou um servidor aposentado, mas entrei por concurso em 1970, como professor e passei quatro anos do governo Perachi, na média de dois a três meses de salário atrasado, depois fiz outro concurso para engenheiro em 74, e passei todo governo do Colares recebendo por semana, no governo da Yeda, passamos 7/10 meses recebendo em duas parcelas, mas hoje tenho mais de 70 anos, quando nossa saúde já dá sinais de que os anos já pesam, pergunto o que fazer, já que votei por mais de 53 anos, e vi que não valeu a pena em votar em nenhum dos governantes que passaram por esta terra, este estado é um atraso.

Anônimo disse...

QUALQUER COISA QUE SE FAÇA JUDICIÁRIO ENTRA EM CENA.

ENTÃO RESTA AO POVO DEIXAR DE CONSUMIR ITENS SEM NECESSIDADE BÁSICA.

POUPAR O MÁXIMO (não em banco).



Anônimo disse...

E com a greve dos servidores estaduais (que se próxima), o que irá fazer o Governador? Ameaçar cortar ponto dos grevistas não será uma opção, pois os salários já estarão atrasados mesmo... Seria uma piada, se não fosse a realidade de mal gosto do nosso Estado... Claro que existem problemas pretéritos (do PT e inclusive de ex-governadores do próprio PMDB, como Rigotto, Brito e Simon), mas, como todo trabalhador (público e privado), o Governador é pago para resolver e não reclamar. Dos últimos governadores, a única que teve postura foi a governadora Yeda, melhorou as finanças sem massacrar ninguém. Ela mostrou que quem quer fazer, arruma uma forma; quem não quer, reclama e se desculpa (como o atual governo, que não cansa de reclamar).

Anônimo disse...

Políbio,

Esta é a "saída" que já comentei a uns 45 dias atrás.

Até o final do Governo, serão 30/45 dias(cumulativos) a cada ano.

Vou mais longe:

- O RS poderá "perder" um ano letivo(talvez 2016) com greve suicida do CPERS(com corte de ponto), mas ajustará o tal plano de carreira a "forceps".

- Não existe LEI, na face da Terra, que obrigue o Sartori a pagar se não houver dinheiro. Nem sentença judicial corporativa.

JulioK

Anônimo disse...

Somente os desinformados não sabem que Yeda parcelou salários ...

Anônimo disse...

Será um absurdo atrasar os salários dos professores. Eles vão deixar de comprar e então o problema chegará aos mercados e lojas,com desemprego e falências.
Esse governador SABIA da situação do governo. Agora que FAÇA para resolver os problemas que o estado apresenta. Sem chororõ. Quem não tem competência que NÃO se habilite. E votei nele! Eleitor se engana,mesmo!

Anônimo disse...

ESTES "SERVIDORES PÚBLICOS" SÓ SERVEM AO PRÓPRIO BOLSO, EM PRIMEIRO LUGAR.

E QUERO MAIS É QUE FIQUEM SEM RECEBER N-A-D-A, DE PREFERÊNCIA, POIS OS DITOS "SERVIDORES" FORAM SEMPRE ESSENCIAIS NAS ELEIÇÕES DE FIGURAS REPULSIVAS COMO OLÍVIO DUTRA, ATRASO GENRO, E ALCEU COLLARES, JUSTAMENTE AQUELES POPULISTAS DE ESQUERDA QUE SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA QUEBRADEIRA E FALÊNCIA DO ESTADO.

AGORA, QUE CALEM A BOCA E CHUPEM QUIETOS.

Lucaspsb disse...

Ah, se fosse o Tarso o título deste Post seria quilométrico, destacando a calmaria e a censura por parte da CUT e associações petistas proibindo qualquer queixa, mandando os servidores calarem a boca e falarem que está tudo uma maravilha..

Jesiel disse...

Sim, com políticos ocupando o lugar de técnicos, o RS só poderá quebrar....esta gente desqualificada que nos governa e contrata até a esposa como secretária deve ter vergonha na cara....enquanto isso o servidor de carreira padece na mão destes desgraçados...

Anônimo disse...


ÁGUIA NEGRA DIZ, O ANÔNIMO DAS 16;42.

WALTER PERACCHI BARCELOS GOVERNOU DE 12/09/66 A 15/03/71, APÓS EUCLIDES TRICHES, DE 15/03/71 A 15/03/75. ESTE JÁ HAVIA RECEBIDO O GOVERNO DO ESTADO, COM A FOLHA DE PAGAMENTO COM QUASE TRÊS MESES DE ATRASO, POIS O ATRASO JÁ VINHA DESDE O GOVERNO BRIZOLA, COM SEIS MESES DE ATRASO (POR ISTO FOI CRIADO AS TAIS BRIZOLETAS). MEU PAI ENTROU EM 1942 PARA O ESTADO E EU, EM 1966, NA SEGURANÇA.

EUCLIDES TRICHES, COLCOU O PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO EM DIA, A PARTIR DE JANEIRO DE 72, PUBLICANDO, INCLUSIVE, O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO, Q ERAM FEITOS EM TRÊS DIAS, RECEBENDO PRIMEIRAMENTE POR ORDEM DE MATRICULA, OS MAIS ANTIGOS, OU SEJA, AS MATRICULAS MAIS BAIXAS.
E QUEM ANDOU PAGANDO COM UM CERTO ATRASO,NO FINAL DO GOVERNO, APÓS SE LANÇAR AO SENADO, FOI NO GOVERNO PEDRO SIMON, QUE PARCELOU O 13o E A METADE DO SALÁRIO ERA PAGO NO FIM DO MÊS E DIA 10 ERAM PAGOS O RESTANTE.
NUNCA RECEBI MEU SALÁRIO COM ATRASO NO GOVERNO YEDA.


Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal

A sorte dos nossos governantes é que não nasce um Lamarca, um Marighella ou um Che Guevara todo o dia... Temos essa massa de ovelhas felizes, todo o dia indo para o matadouro e ainda votando nos seus carrascos...

Anônimo disse...

Os salários não vão atrasar.
Isso é chantagem para poder justificar o aumento do imposto.
Desde janeiro estão falando estas baboseiras mas depois pagam em dia.
É só demitir todos os CCs que vai sobrar dinheiro. e terminar com a inútil secretaria das mulheres

Anônimo disse...

Petrobras vai pagar R$ 1,04 bilhão em bônus a funcionários
Empresa anunciou prejuízo recorde de R$ 21,58 bi em 2014, mas acordo de petroleiros determina remuneração mesmo ‘na ausência de lucro’

Anônimo disse...

Está certo Sartori, quem ganha bem tem mais que ter que receber com atraso.

Anônimo disse...

Engraçado, a Yeda foi defenestrada e imolada porque conseguiu chegar no fim do mandato com as contas em dia, deixando saldo financeiro e o caminho preparado para o Sr. Tarso administrar o Estado. Em vez disso distribuiu benesses, cargos políticos e aumentos para diversas categorias públicas, sem considerar que o Estado continua em sérias dificuldades estruturais e não comporta maior comprometimento para os salários públicos enquanto não houver um efetivo aumento na produção comercial e industrial.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/