Alemães começarão a implantar seu Medical Valley em São Leopoldo. Cluster de tecnologias para a saúde atenderá todo o Brasil.

A enviada especial da RBS, Rosane Oliveira, registrou em foto o cumprimento da pesada agenda da missão gaúcha liderada por Sartori. A reprodução é da edição de hoje de Zero Hora. -


O governo estadual informou ontem a noite que o governador José Ivo Sartori assinou, nesta terça-feira, na Alemanha, protocolo com o Medical Valley para apoiar a instalação de cluster gaúcho na área de tecnologias para a saúde. O complexo reunirá indústrias, universidades, centro de pesquisas, hospitais e o Estado, por meio de suas secretarias relacionadas e autarquias e deve ser instalado na região de São Leopoldo. 

Esteve presente ao evento o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, PDT, mas curiosamente não estavam presentes o prefeito de São Leopoldo, Aníbal Moacir, que é médico, é do PSDB e apóia fortemente a iniciativa, e tampouco o secretário estadual da Saúde. 

O editor visitou durante todo um dia o município de São Leopoldo, inclusive Unisinos e Hospital Centenário. Este, que terá invstimentos de R$ 250 milhões, será ampliado formidávelmente, será administrado pelo Mãe de Deus e atenderá também como hospital universitário da Unisinos, que a partir do ano que vem terá curso de medicinas. 

A intenção do acerto feito ontem na Alemanha é de que os primeiros contratos operacionais ocorram até agosto deste ano e a instalação das primeiras empresas, em 2016 ou 2017. A infraestrutura que virá para o RS será similar à existente em Erlangen, a 27 quilômetros de Nuremberg.

A internacionalização do Medical Valley de Erlangen está sendo desenvolvida e implementada pelo governo alemão em três países: Brasil, China e Estados Unidos. Assim, o Rio Grande do Sul, como estado escolhido para esta parceria, irá se juntar a Boston e Xangai como regiões que estarão atuando em estreita cooperação, fomentando a indústria e a pesquisa de saúde, e criando também uma rede de colaboração internacional.

Em reunião com o governador, no início de maio, Tobias Zobel, destacou que os principais hospitais gaúchos investem até R$ 2 bilhões em compra de novas tecnologias. Isto é uma oportunidade para geração de inovação local. Com a implantação do cluster de tecnologias para a saúde, esses recursos podem ficar no Rio Grande do Sul.

O diretor executivo do Medical Valley, Tobias Zobel, que esteve há duas semanas em Porto Alegre e São Leopoldo, e que negocia há dois anos o empreendimento, disse que após dois anos de análise no Brasil em infraestrutura científica, chegaram ao Sul do país onde descobriram bom potencial para utilizar sua expertise, o que vai facilitar a experiência adequada. "Possuimos uma marca de qualidade na área de tecnologia médica. Nosso próximo passo é criar uma comissão de parceiros para o projeto, o que pode trazer várias empresas que trabalham com saúde no mundo. A assinatura de hoje representa uma forma de concretizar a ajuda que ainda vamos trazer para a saúde do Rio Grande do Sul", disse o empresário. 

O que é o Medical Valley da Alemanha
O Medical Valley é um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia através da inovação tecnológica. 
Na Alemanha, o Medical Valley possui mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. 

12 comentários:

Mordaz disse...

Surpreendente que um empreendimento deste porte seja colocado num Estado de situação falimentar e atrasado.

Anônimo disse...

Os alemães implantam o Medical Valley, os haitianos vão implantar o Favelão Valley. Depois tem retardado que quer comparar a imigração alemã com a de haitianos.

Anônimo disse...

Parabens ao governo estadual o caminho é este mesmo, nao adianta fazer 30 viagens para CUBA sem resultado nenhum ou melhor minto, turismo.

Anônimo disse...

MAS QUEM SÃO OS IDIOTAS FDP QUE QUEREM COMPARAR A IMIGRAÇÃO ALEMÃ COM A FUGA DOS HAITIANOS ??

SÃO COMEDORES DE MERDA ??

Anônimo disse...

DÁ-LHE GOVERNADOR SARTORI, COMPETÊNCIA DA SERRA GAÚCHA, VAMOS INICIAR A CAMPANHA PARA A PRIMEIRA REELEIÇAO PARA GOVERNADOR

Anônimo disse...

Parabéns ao Governador SARTORI por viabilizar o que precisamos. Somos um estado público falido sim, mas rico no privado. É hora de união, buscar o melhor. Ódio e mesquinharia devem permanecer com suas almas pequenas, afinal já temos problemas reais suficientes...

Anônimo disse...

Acreditarei neste investimento, quando se viabilizar. Para investir, empresários querem isenção de impostos. Estado que acolhe o conglomerado de medicina terá de comprometer o "pré-sal" do cofre do governo do Rio Grande do Sul. É disso que o Estado está precisando? Urgente é pôr dinheiro no cofre, já. E não ficar fazendo politicagem às custas do sangue do servidor do EXECUTIVO.

Anônimo disse...

Só gostaria de saber o que o Fortunati está fazendo lá.
Quando tem problema, não é o prefeito que aparece e sim o Sebastião Melo. Com as greves em Porto Alegre, a obrigação dele seria estar aqui.

NEWTON disse...

Anônimo das 11:58, o sangue do servidor do executivo começou a ser derramado, quando os mesmos aceitaram bovinamente que seus sindicatos fossem partidarizados. Se os sindicatos da categoria evitassem essa aberração partidarizada, teriam denunciado o que o nefasto do Tarso fazia com as finanças do Estado.


A OMISSÃO É UM DOS CAMINHOS QUE LEVAM AO SOFRIMENTO.

Anônimo disse...

ANÔNIMO DAS 11:58

SE OS SERVIDORES DO EXECUTIVO ESTÃO "SANGRANDO" TANTO QUANTO VC AFIRMA, É SÓ ENTREGAR OS CARGOS E IR PARA A INICIATIVA PRIVADA.

SIMPLES ASSIM.

O RESTO É MIMIMI.

Anônimo disse...

Por esse fato, Sartóri merece os parabéns! Trata-se de um empreendimento que irá favorecer a saúde da nossa região, com tecnologias de ponta e implementação de cursos que viabilizarão quantidade e qualidade de atendimentos à população.

Anônimo disse...

Mordaz, nosso estado está atrasado, com certeza, mas a contribuição do PT para esse atraso é evidente! Agora é correr contra o tempo, contra as dívidas deixadas, baixar a cabeça e trabalhar, que é o que nós, os não petralhas, fazemos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/