Prefeitura acha que Infraero faz corpo mole no caso da ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho

Sem previsão de quando os trabalhos de ampliação da pista do Salgado Filho vão começar, a discórdia reina entre a Infraero e a Prefeitura de Porto Alegre. O Executivo quer que a remoção dos moradores que ocupam áreas da nova pista seja de quatro anos, alegando que a área ainda não impede os trabalhos, mas a Infraero exige retirada imediata para iniciar as obras e não há previsão de quando os trabalhos  vão começar. A Infraero exige que sejam  removida 1.819 famílias das Vilas Dique, Nazaré e Floresta, nos arredores do aeroporto. Já a prefeitura de Porto Alegre afirma que o combinado era de que a desocupação poderia ser finalizada até o início da operação da nova pista.


O prefeito José Fortunati informou  que todas as medidas necessárias para o início da obra já foram adotas e em nenhum momento empresa exigiu a retirada de todas as famílias da região antes do término das obras.  

A prefeitura acha que a Infraero cria obstáculos novos para não dizer claramente que não quer fazer nada. 

As pressões públicas pela retomada da pista foram reduzidas a zero e por isto a estatal federal faz exigências que nunca fez antes.

A Infraero chegou ao ponto de dizer que depende de verbas do orçamento da União, embora o ministro Eliseu Padilha tenha garantido que existem recursos da própria Infraero. 

O reassentamento de famílias deve avançar em 2015 e, até o momento, já foram removidas 922 famílias da Vila Dique e transferidas para o conjunto habitacional Porto Novo, no bairro Rubem Berta, mas faltam  554 unidades   

Em janeiro de 2011, o município entregou ao governo do Estado, oficialmente, a área destinada à ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que repassou o terreno à Infraero.

11 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A despeito da estatura de jogador de basquete, o Fortunatti é um nanico político.

A população de POA só votou neste "senhor" para varrer o PT/PCdoB/PSOL do mapa.

O nanico Fortunatti deve continuar a "pegar" galinhas e fotografar "Ring Girls"!!

JulioK

Anônimo disse...

Vão enrolar o que der ...

Anônimo disse...

vão enrolar até 2016 onde Lucianta Genro será candidata a prefeita...

Anônimo disse...

A minha aposta continua: pago um cafézinho no bar do aeroporto se ele for ampliado...Tudo enrolação.
Joel

Anônimo disse...

Nota-se então que o Governo Federal (Dilma, Padilha, Infraero e Secretaria da Aviação Civil) não estão tão preocupados com a segurança e a vida dos passageiros, como haviam dito que estavam. Afinal, essa obra já é vislumbrada pra só ficar pronta depois de quatro anos após iniciada, então pq esperar a desocupação do entorno pra começar, se o entorno só precisa estar desocupado quando a extensão da pista já estiver pronta? Concretizam a preocupação deles com a vida dos gaúchos assim, sem pressa?

Anônimo disse...

Pois é, Padilha disse que os recursos pra obra viriam diretamente do Fundo Nacional da Aviação Civil, não dependendo do PAC3. E disse que assim que passasse no conselho de administração da infraero (o que ocorreu na terça - 24/02/2015) a obra poderia iniciar imediatamente!

Anônimo disse...

Se depois ocorrer um novo incidente como o do avião da azul que teve que pousar na base aérea e que tenha um final não tão feliz, saberemos a quem atribuir a culpa pelo corpo mole. Preocupação sem pressa não é preocupação, é demagogia. Ampliação Já!

Anônimo disse...

O uadrilha queria aeroporto novo, dim dim maior. agora vamos matar o tempo.

Anônimo disse...

INFRAERO e Padilha já passaram da conta com essa conversinha mole de tecnocrata folgado!!! Desde quando desapropriar na íntegra foi e é condição jurídica pra iniciar qualquer obra no País....Outra, se for pra cumprir regulamentações de aviação ou de segurança aerea, pra começar Congonha deveria estar fechado! Ana Amélia, Lasier e Deputados Federais, vamos à luta!!!

Anônimo disse...

"Vamos parar de enrolação: , segundo nota oficial http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=175194 , a Prefeitura de Porto Alegre iniciou o projeto de remoção das famílias ainda no ano de 2009, segundo o próprio prefeito que assina a nota das 1476 famílias da vila Dick faltam ainda a retirada de 522, "seis anos depois do inicio" acreditem! A mesma nota diz que existem ainda mais 1819 famílias para a prefeitura retirar destas vilas. Quem acredita que em "um ano e meio" a Prefeitura vá retirar mais do que o dobro do total de famílias que levou seis anos para retirar? Mais um exemplo dos prazos das obras da Prefeitura é Viaduto Leonel Brizola, que iria ficar pronto para uso na copa, ou o viaduto da Bento Gonçalves, ambos nas entradas da cidade, ou quem sabe o rebaixamento da Nilo com a Carlos Gomes, obras que não atendem os prazos firmados com a população e se arrastam formando congestionamentos que arrasam a vida das pessoas que moram ou passam por Porto Alegre. Alguém tem notícia de quando ficará pronto? Querendo ver mais é só andar um pouquinho na cidade. Eu não começaria obra nenhuma em um terreno com quase 2000 famílias para serem removidas . Quem garante que elas sairão? Qual a forma que a Prefeitura vai adotar para tirar? A mesma da Vila Dique?"

Anônimo disse...

Vi e gostei, recomendo conhecerem:

http://eliseupadilha.com.br/ampliacao-do-aeroporto-salgado-filho.php#sthash.DjT9QsF4.dpuf

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/