Opinião - Como no Chile de Allende, os caminhoneiros brasileiros podem emparedar e derrubar o governo

A greve dos caminhoneiros chilenos começou como se sabe e terminou assim. Na foto, Allende armado. Foi seu último ato - As greves relâmpagos e selvagens dos caminhoneiros brasileiros, que começaram há dois meses no Mato Grosso do Sul e agora atingiram Paraná, Santa Catarina e RS, lembram os bloqueios que no dia 27 de outubro de 1972 derrubaram o governo Allende, no Chile. Na ocasião, caminhoneiros chilenos pararam seus veículos, em um ato consciente de hostilidade de classe. Não eram assalariados, mas
sim proprietários de caminhões, alguns deles donos de frotas inteiras que transportavam mercadorias pelas estradas daquele país longo e delgado. A inflação alta, portanto preços em disparada, além da paralisia econômica e governo deslegitimado, como no Brasil atual, foram caldo de cultura ideal para a derrubada do governo socialista.  O tamanho limitado da rede ferroviária nacional  conferia aos caminhoneiros um papel econômico crucial e uma força real, caso optassem por utilizá-la. É o que acontece também no Brasil. Naquele
mês de outubro, a decisão do governo de nacionalizar uma pequena firma
transportadora do extremo sul do país, em Aysen, proporcionou-lhes o
pretexto para agir. A decisão da greve foi anunciada por Leon Vilarin, o líder
da organização dos caminhoneiros.
Mas a greve não era simplesmente
o produto de uma pequena conspiração. Era um movimento chave
A greve de outubro iniciou uma nova fase naquela estratégia política e
econômica. Os meses anteriores haviam presenciado um nível crescente de
mobilização da classe média e algumas vitórias políticas contra o governo. Por
volta de outubro os líderes da oposição constataram que tinha chegado o momento de derrubar o governo. As condições objetivas e subjetivas existiam naquele momento, algo que vai se formando atualmente no Brasil. Dia 15 de março, com o povo nas ruas, o Congresso poderá ser levado a agir, produzindo o impeachment de Dilma. No front do aparato judicial, a hora de levar à prisão os bandidos que se alojaram no governo, PT e seus aliados, o tempo estará maduro para mais cadeia. 

24 comentários:

Anônimo disse...

Tu escrevestes que dia 15 de março será a mobilização mas no face OS PETRALHAS DA QUADRILHA DO MENSALÃO/PETROLÃO estão confundindo dizendo que no DIA 13 DE MARÇO AS 16,00 HS SERÁ A MOBILIZAÇÃO. Temos que tirar essa quadrilha que tá aí.

Anônimo disse...

Jornalista e escritor brasileiro golpista assim sera conhecido o editor num futuro proximo

Anônimo disse...

O Chile de Allende, a Argentina de Kirchner, a Venezuela de Maduro e o Brasil de Dilma tem todos uma coisa em comum, além é claro do fato de todos esses países serem governados por comunas retardados, a inflação e o aumento desenfreado do custo de vida. Só coincidência?
Tomara que os comunas de Brasil, Argentina e Venezuela tenham o mesmo fim que os comunas do Chile.

Anônimo disse...

Petralha das 11:34

A sua Presidenta e o chefe dela ficarão conhecidos como os dois presidentes mais vagabundos e ladrões da história da República. E o povinho que votou neles como o povo mais burro e estúpido do mundo.

o vingador disse...

Mas bha tche o editor se desamansebando dos coxinhas e se amasiando com os camioneiros como diz um colunista local ja vi de tudo ........

Anônimo disse...

Golpistas, venham quente que nós Petralhas, vamos estar fervendo. Vamos depenar tucanos e comer coxinhas!

Gustavo disse...

para que a búlgara tenha o mesmo fim que allende (esperamos que sim) ela deve "ganhar de presente" uma ak47 do coma andante da ilha prisão..

Anônimo disse...

A única forma de "parar" o Brasil é uma paralisação total da categoria dos transportadores, ou seja, parando o transporte rodoviário, pois o país depende do transporte rodoviário.
O povo tem que ir para a rua protestar, pois com os políticos só na base da pressão, tem que ter "bafo na nuca" sem isso, tudo vai continuar igual, na mesma.

Justiniano disse...

No Chile havia uma disputa entre diferentes linhas comunistas. Havia células chinesas, russas, albanesas e cubanas agindo no governo Allende, que iam de censurar a imprensa até a criação de um estado totalitário.

Como comunistas são incompetentes em gerir qualquer coisa, basta ver a derrocada da URSS, a economia chilena entrou em parafuso, e vendo a iminência de um golpe comunista (isso pouco se fala na América Latina, mas haviam vários porta-aviões e navios de guerra russos prontos para ir para o Chile, movimento esse detectado na costa do Japão), os americanos viram que era hora de agir imediatamente e deram apoio ao Pinochet, tanto que várias fragatas americanas com marines aportaram em Valparaiso na noite anterior ao golpe. Os americanos imediatamente abriram as portas para as exportações chilenas, tanto que até hoje é o seu maior parceiro comercial e membro do Nafta. Lá a ditadura modernizou o país em todos os sentidos, a começar pela educação que segue modelo americano, e o ensino superior é privado.

Um dia a história irá contar todos esses detalhes, que foi contado por um amigo cujo sogro era coronel do serviço de inteligência chilena na época.

Quando do golpe vários comunista brasileiros estavam exilados no Chile e foram postos a correr, porque lá se aplicou a máxima: comunista bom é comunista morto, e fuzilaram muitos no estádio nacional do Chile. Os países como Russia, China, Cuba e Albânia nunca reclamaram os corpos dos seus agentes e espiões, e foram centenas.

Anônimo disse...

Golpista é o anonimo das 11:34hs. Além de golpista, deve ser um petralha saqueador do dinheiro público que é gerado pela alta carga tributária imposta pelos desgovernos petistas. E nós, pagando a conta.

Anônimo disse...

O petralha das 1134 confunde golpe com democracia.
Ora caro petralha, o PT JA deu o golpe nas últimas eleições, o que veremos será a volta à democracia, com a saída da falsa gerenta.

Anônimo disse...

O anônimo 11:34 JÁ É RECONHECIDO
como Cúmplice de LADRÕES. E de cúmplice a AUTOR (LADRÃO) é só questão de possibilidade, se ele
ainda não é, porque para sê-lo tem TODAS AS ARMAS, inclusive a formação? moral? PETRALHA.

Anônimo disse...

E o petralha das 13:37 deve ser sócio da petra energia do filho do mercadante. Recebeu 137 milhões do gov federal pra fornecer qualquer coisa que ninguém sabe o que. Cambada de salafras sem vergonha na cara. Deveriam ao menos ficarem quietos. Cambada de corruptos, ladrões, saqueadores e tudo mais do for pejorativo.

Anônimo disse...

Para o petista das 11:34h, a tua hora está chegando, o Brasil decente e honesto em breve vai aplicar a constituição, assim como o fez o Paraguai e, aí sugiro, que vás para Cuba ou para a Venezuela, pois criminosos parasitas não terão lugar aqui!

Anônimo disse...

Tranque a Friboi saquei os caminhões carregado e coma as carnes boa festa

Anônimo disse...

A DILMA DEVE CAIR! MORTE AO PT!

Anônimo disse...

Aos poucos essa quadrilha de ladrões do dinheiro público estão mostrando as garras. Tavam sumidos do blog do Políbio. O desespero está batendo nelles a roubalheira na PTbrás vai chegar até a COISA e o corrupto do 9dedos.

Anônimo disse...

Ao primeiro comentarista anônimo:
A manifestação está marcada para o dia 15 de março, mas estranhamente o Revoltados ON LINE está divulgando uma data de 13 de março de manifesto público!!!!!! Estão confundindo as pessoas na data do dia da manifestação! Eu sempre desconfiei que esse pessoal sempre pretenderam ter a hegemonia das ruas, para controlar as manifestações e até frear o entusiasmo da população, quando necessário, inclusive já "correram" outros grupos da manifestação. É assim como fazem os tucanos, que na verdade funcionam como um amortecedor entre a população revoltada e os petralhas, e inclusive já tiveram tucanos presentes na sua manifestação!
MUITO ESTRANHO, parece que pretendem confundir e dividir os manifestantes!

Anônimo disse...

Os reaças coxinhas resolverem soltar seus impropérios no anonimo das 11.34 mas todos estão a pregar o golpe calmem ate 2026 restam 11 anos depois veremos como mandá-los nas padarias para engordar um pouco pais as coxinhas.hahahahahah

fred oliveira disse...

Dia 15 de março vamos `as ruas. O povo mandara' uma mensagem muito clara de que queremos um pais decente, honesto, generosos, fraterno e propero Nao queremos mais inflaçao, impostos, nem mentiras. E nao nos interessa ser governado por um partido cheio de membros presos ou acusados por falcatruas. Queremos um Brasil moderno, conectado ao mundo civilizado e dinamico, nao isso que temos agora.

Anônimo disse...

PTISTA racista as 19:40!

Golpe é o que o teus cumpanheiros estão armando há doze anos!

Vá engordar os porquinhos da Dilma, nojento!

Anônimo disse...

Será que estão marcando a manifestação para o dia 13 de março para ser mais significativa por ser o número do Partido dos Trabalhadores?

Anônimo disse...

O Impeachment da Dilma não é um golpe, mas sim, a desratização do Brasil.

Anônimo disse...

Detectado coxinha as 23.01 pois se mordeu.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/