Mônica Bérgamo conta como os empreiteiros mais ricos do País comem com as mãos, limpam sanitários e choram pelos cantos na masmorra da Polícia Federal de Curitiba

A jornalista Mônica Bérgamo conta na edição deste domingo como é a vida dos empreiteiros na cela escura a Polícia Federal do Paraná, Curitiba. Os ecutivos presos na Operação Lava Jato passam o dia em cubículos onde dividem a mesma latrina e às vezes são obrigados a comer com as mãos; Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, cantava para espantar a tristeza. Leia tudo - 

Assim que chegaram à custódia da Polícia Federal de Curitiba (PR), na manhã de 14 de novembro de 2014, uma sexta-feira, 23 empresários e executivos presos na sétima fase da Operação Lava-Jato foram acomodados em um auditório.

O dia já tinha começado da pior maneira possível. Capturados em suas casas logo cedo, eles haviam embarcado em um avião que deu pane na viagem rumo ao Paraná, onde seriam enclausurados.

Ainda perplexos com a situação, os executivos foram sendo chamados, em grupos de três, para se identificarem.

Pacientemente, alguns dos maiores empreiteiros do país, como Leo Pinheiro, presidente da OAS, Ricardo Pessoa, presidente da UTC, Sergio Mendes, vice-presidente da Mendes Junior, Dalton Avancini, presidente da Camargo Corrêa, e Ildefonso Colares Filho, presidente da Queiroz Galvão, entregaram a carteira de identidade aos policiais.

Suas malas, com as roupas que conseguiram empacotar às pressas antes de sair de casa, eram abertas e reviradas.

Nomes anotados, bagagens revistadas, todos receberam um kit com apenas um cotonete, xampu e sabonete.

E então ultrapassaram as grades de ferro do cárcere, encaminhando-se à ala em que seriam abrigados --e onde, três meses depois, a maioria ainda permanece.

BANHEIRO PÚBLICO

A ala é formada por três celas de paredes brancas, unidas por uma sala comum. Com um beliche, uma mesa e banco de concreto, cada uma delas está preparada para receber duas pessoas. Naquela manhã, acolheram um número quatro vezes maior.

Espremidos nos cubículos, os empresários começaram a tratar das coisas práticas. Os mais velhos dormiriam nas camas. Os demais, em colchonetes espalhados pelo chão.

Cada cela tem um vaso sanitário de aço pregado no chão e uma pia.

Um dos investigados presos naquele dia, e que agora está em liberdade, relatou à Folha: "Nada separa a latrina do restante do espaço. A pessoa tem que ir ao banheiro na frente de todos os outros que estão presos ali. Nós então colocamos um colchão entre a privada e as camas. Quando alguém estava usando, colocava uma toalha sobre ele. Assim os outros não se aproximavam".

O sanitário de uma das celas "era usado para o 'número um' [xixi]. O outro, em outra cela, para o 'número dois´[fezes]".


Nos primeiros dias, o sanitário entupiu. Coube a Erton Medeiros Fonseca, diretor da Galvão, solucionar o problema. "Depois desse evento, providenciamos um saco e não jogamos mais papel na latrina", relata o ex-preso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

19 comentários:

Anônimo disse...

SINCERAMENTE, EU QUERIA QUE A VACADILMA FIZESSE PARTE DO GRUPO.
COM A SUA BELEZA INTERNA E ESTETICA SEGURAMENTE FICARIA EM ABSTINENCIA SEXUAL DURANTE TODO O PERIODO, MESMO QUE DURASSE 5/10 ANOS.
O LULA, VIGARISTA DE OFICIO SERIA O INTERMEDIARIO ENTRE OS PRESOS E OS DEMAIS VIGARISTAS FDP QUE ESTÃO EM LIBERDADE PROVISORIA.

Anônimo disse...

Imprensa chapa branca tentando sensibilizar.

Gustavo disse...

realmente é de cortar o coração..
onde está o pessoal dos direitos humanos que não aparece quando mais essas "pobres" almas os necessitam..
realmente tudo muito triste.. mas enfim, alguém tem que pagar enquanto o molusco e a búlgara ficam livres, leves e soltinhos "da silva"

Anônimo disse...

PENA QUE ESTES LADRÕES NÃO COMERAM A PRÓPRIA MERDA.

ESTE É O DESTINO DE MUITOS PETRALHAS...

Anônimo disse...

comem com as mãos?

nossa, que tortura, hein?

Justiniano disse...

Assim viram como sente a população carcerária no Brasil. Certamente sairão menos prepontes e egoistas.

Quem sabe ajudem a fazer penitenciárias padrão Austria. Tem um e-mail que correu nas redes sociais mostrando o padrão austríaco.

Quando construirem penitenciárias, os empreiteiros pensem que também poderão usufruir desse serviço.

Anônimo disse...

O que é que a jornalista não faz
por dinheiro. Deveria aproveitar
os dotes para fazer comédias-pastelão ou para outras coisas além de vitimizar ladrões que
o Brasil honesto quer que apodreçam na cadeia. Ela não deve falar nos termos usados porque dali a ser considerada cúmplice é um passo.

Anônimo disse...

tem alguém com pena deles?

Anônimo disse...

Só lamento que estejam só. Gostaria que seus sócios de roubalheira, os políticos corruptos, não lhes façam companhia. Em especial aqueles que compõe o partido dos traidores. Quem sabe ainda estarão lá.

Anônimo disse...

Estão numa Suite Carcerária! Reclamam do que?


Anônimo disse...

E onde anda a esquerdopata da Maria do rosário que não vai lá no presídio com o pessoal dos direitos humanos? Que covardia! Aliás vindo da Maria do rosário, covardia é fixinha.

Anônimo disse...

Tranquilamente eu os mandava para o Presidio de Pedrinhas, e mandaria estes
jornalistas junto para observarem as condições dos coitadinhos e fazerem uma comovente reportagem que realmente nos causassem emoção. Fui

Anônimo disse...

Tudo mentira, tudo mentira, tudo mentira, pergunta pro LUlA

Anônimo disse...

Tudo mentira, tudo mentira, tudo mentira, pergunta pro LUlA

Anônimo disse...

Tudo mentira, tudo mentira, tudo mentira, pergunta pro LUlA

Anônimo disse...

A jornalistinha de merda está achando que os vigaristas já sofreram demais durante todos esses dias presos! Esses criminosos deveriam ser fuzilados!

fred oliveira disse...

Quanta gente deste partido, o pt ja' foi preso, mesmo estando no poder.Sao lideres e membros importantes do pt que foram ou estao detios em carcere. Deve ser um recorde mundial: o partido com o maior numero de presos do planeta. Vejamos: Ze' Dirceu, Genoino, Joao Paulo Cunha, Delubio Soares, Silvinho Land Rover, Pizzolato, Graeivyski, Pedro Barusco, Duque ( embora tenha passado meses mas ficou preso e ainda podera' voltar para la' )Um deputado estadual que agora nao lembro o nome...E tudo indica que esse numero ira' aumentar. Sao indicados o proprio Duque, O Vaccari,Vaccarezza,Palocci e, quem sabe, ate' Lula. Sem falar no que foi cassado como o Andre Vargas e outros que podem ter a mesma destinaçao.

o vingador disse...

Tem de denunciar este governo e seu ministro da justiça as instituições humanitarias se o que ela escreve e verdade pois e uma Guantanamo esta prisão e os autores das mesmas.

Anônimo disse...

Gostei do seu post e também de ler os comentários,
Tudo perfeito para esses bandidoa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/