Odebrecht pediu a ministro munição para suprimir provas no Petrolão

Os repórteres Flávio Ferreira, Catia Seabra e Severino Motta, Folha de S. Paulo,  lançam mais luzes, hoje, sobre os pouco republicanos encontros do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com advogados dos empreiteiros presos no Paraná. Segundo a própria Folha e a revista Veja do final da semana passada, o ministro aconselhou os advogados a não permitirem que os empreiteiros façam delação premiada, porque surgiriam soluções para eles. A reação aos encontros de Cardozo é muito dura e partiu de personalidades como o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, e do próprio juiz Sérgio Moro. Na reportagem, o jornal lança luzes sobre o encontro do ministro com representantes da Odebrecht. Marcelo Odebrecht ainda não foi preso. Advogados da empreiteira Odebrecht que se reuniram neste mês com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recorreram a ele em busca de munição para questionar a legalidade de provas obtidas na Suíça pelos procuradores que investigam o esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Operação Lava Jato.

Leia tudo:

A defesa da empreiteira, um dos alvos da investigação, suspeita que os procuradores obtiveram informações bancárias na Suíça antes que o Ministério da Justiça apresentasse às autoridades suíças um pedido de colaboração.

Se conseguir demonstrar isso, a Odebrecht poderá recorrer à Justiça para tentar anular as provas obtidas pelos procuradores, ou impedir que sejam usadas no Brasil.

Os advogados da Odebrecht pediram ao ministro da Justiça uma certidão que informe detalhes sobre a cooperação com a Suíça. Se o documento comprovar a tese da empreiteira, poderá ser usado contra os procuradores. O Ministério da Justiça ainda não respondeu à solicitação.

Três representantes da Odebrecht se reuniram com Cardozo no último dia 5, em seu gabinete em Brasília. Eles expuseram o problema e ouviram do ministro a sugestão para que formalizassem o pedido. A reclamação foi registrada em ata e a petição foi apresentada quatro dias depois.

A petição faz questionamentos sobre duas visitas dos procuradores à Suíça, em novembro de 2014 e janeiro deste ano. "Não se sabe quando, por quem, em que termos e por quais fundamentos tais diligências foram autorizadas, e nem mesmo se houve prévia tramitação do indispensável pedido de cooperação às autoridades suíças", escreveram os advogados.

Os documentos e informações obtidos por outros países só podem ser usados no Brasil pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e pelo Judiciário após a realização de trâmites oficiais de cooperação internacional por meio do Ministério da Justiça.


Segundo autoridades que acompanham o caso, procuradores dizem estar tranquilos em relação aos procedimentos adotados na Suíça pois as duas viagens tiveram a intermediação do órgão central de cooperação internacional da Justiça.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

8 comentários:

Anônimo disse...

É muita ingenuidade e pretensão desses advogados e do Ministro da Justiça (delles) imaginarem que o Dr. Moro incidiria em erro legal tão primário.
Vale lembrar à bandidagem que o Dr. Moro é super especializado na área que está atuando de forma brilhante: lavagem de dinheiro.
Portanto, "cavalo não sobe escada", segundo Hibraim Sued.
Gaudêncio Sette Luas

Mordaz disse...

O PT se afunda num mar de lama. Vão acabar afogado. Justo esta turma que queria o poder pelas armas em 68. Imagina se o exército não tivesse derrotado esta turma comunista, onde o país estaria hoje, depois de décadas de Paredon.

Anônimo disse...

Em qualquer pais democrático, atitudes desse tipo de um ministro, implicaria em usa prisão imediata. Mas no Brasil, o dito posa de Dama Invicta.

Anônimo disse...

Diante de todos esses descalabros e roubalheira milionárias desse governo altamente corrupto, por onde anda a UNE...??? Imaginem se o Aécio tivesse vencido as eleições. Pegar esse rabo de foguete e como dizem a quadrilha....uma herança maldita. A quadrilha diria que entregou o país com as contas em dia e a culpa é da incompetência do Aécio. O mesmo tá acontecendo aki no estado, com o Sartori, tá num mato sem cachorro. BEM FEITO GRINGO, TU NÃO SABIA QUE UM GOVERNO PETRALHA ENTREGA O GOVERNO QUEBRADO...???

Anônimo disse...

Vem ca. Que Democracia e' esta em que os Ladroes governam o Pais com um Ditadura e tramam contra a Justica na calada da Noite? Onde estao os Defensores da Constituicao para botarem o Pais nos trilhos antes que as Forcas Cubanas e Chinesas cheguem para transformar este Pais numa Venezuela? Estao esperando o que?

Anônimo disse...

Como corta dos dois lados, o Cardoso poderia ter a alcunha de MINISTRO GILETE.

Anônimo disse...

Não tem qualquer valor jurídico documento criado agora por qualquer ente público federal sobre a questão Petrobrás ou a ele relacionado uma vez que estão em cheque são atos ilegais praticados pelo governo federal, tanto comandado por Lula quanto por Dilma.

fred oliveira disse...

Esse Cardozo nao tem condiçoes mais nenhuma de continuar ministro. Procedimento reprovavel. E todo esse movimento e', simplesmente, confissao de culpa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/