Sob pressão TSE cede dados para PSDB fazer auditoria das eleições

CLIQUE AQUI para ler, também:
"Esqueçam  rixas partidárias, a verdadeira ameaça é o TSE",

Helder Ribeiro, Brasil Post.

As primeiras notícias que o editor recebeu ontem a noite foram de que o TSE tinha acabado de aprovar o pedido do PSDB para que uma comissão da qual fariam parte Partidos, acompanharia a auditoria do sistema eletrônico de votação e apuração usado no dia 26.

Não foi bem isso, mas houve concessão - e pelo menos
algum tipo de resposta à voz rouca das ruas. 

Não houvesse pressão das ruas, PSDB e TSE nada fariam. 

. Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu ao PSDB o direito de acesso aos dados e programas utilizados no processo das mais recentes eleições presidenciais. 

. Entretanto, o principal ponto do pedido dos tucanos, protocolado na última quinta-feira (30) pelo coordenador jurídico do PSDB, deputado federal Carlos Sampaio (SP) – uma autoria dos sistemas de votação e totalização dos votos por uma comissão dos partidos – foi negada. Durante a sua explanação, presidente do TSE Dias Toffoli não escondeu a irritação com a “desconfiança” levantada pelo pedido dos tucanos. Ele citou, por exemplo, que o sistema de votação por urna eletrônica já completou 18 anos e descreveu diversos sistemas de fiscalização e confiabilidade do sistema eleitoral. O ministro destacou ainda que diversas resoluções que dispõem sobre o sistema de votação foram aprovadas com antecedência e que o TSE segue a legislação eleitoral - aprovada pelo Congresso Nacional, ambiente de participação dos partidos políticos.

. "Esta foi a primeira eleição em que não foi necessária a relacração. Foi a primeira em que os programas foram testados e, uma vez lacrados, nos testes efetivados, não foi necessário correção nenhuma", exemplificou Toffoli, em uma descrição extensa sobre os procedimentos da Corte.
Além disso, o ministro comentou ainda que o PSDB não possui legitimidade para criar qualquer comissão de auditoria, assim como não cabia à Corte obrigar os demais partidos a participar de uma comissão de auditoria tomando por base a solicitação de uma única sigla. Por fim, de acordo com Toffoli, a petição dos tucanos "não revela ato concreto nem indício de fraude". Toffoli comunicou que os dados já estavam a disposição dos partidos, do Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O seu voto favorável ao acesso dado ao PSDB aos dados foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, Napoleão Nunes Maia Filho, Henrique Neves e Luciana Lóssio.

- A partir de agora, o PSDB pode, ele mesmo, fazer a auditoria com base nos dados entregues. Nas redes sociais, houve uma enxurrada de comentários diversos, uns favoráveis à decisão, outros mais descrentes quanto ao próprio presidente do TSE.

4 comentários:

Mordaz disse...

Esta auditoria deveria ser feita pela polícia federal auxiliado pela universidade especializada em informática. Auditoria de si mesmo para quem está sob suspeita só aumenta ainda mais a suspeita. Como você pode chegar para vota e já votaram em seu nome? Quem garante que em quem eu votei recebeu o voto e já não havia maracutaia na máquina? LA GARANTIA SOY YO???

Anônimo disse...

Tentando justificar barriga de ontem editor acho correto a atitude do TSE quem tem de gastar a grana da auditoria e quem a solicita os dados estão disponiveis a todos os partidos para o que bem entenderem com gastos a cargo dos mesmos.quem sabe com recursos do trensalação e mensalão mineiro o façam e acabem com estas desconfianças inuteis veras que não farão auditoria alguma vão pagar vale para seus seguidores ou os mesmos que façam uma vaquinha para pagar ja se fala que custaria em torno de 5 milhões e mole ou quer mais.

Anônimo disse...

Quanto "ganhas" sem trabalhar e até fazer coisas bem piores,
PETRALHA ANÔNIMO 16:17?
Já conseguiu transferência?

Anônimo disse...

Anonimo das 19.38 sentiste dor no figado.tucanalha trensaleiro

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/