Análise, Claiton Selistre - Por que a RBS está encolhendo.

Neste artigo publicado ontem no portal Making Of, o jornalista Claiton Selistre, que conheceu as entranhas da RBS, analisa com reveladoras informações o que acontece no mais poderoso grupo de comunicação do Sul. Leia tudo:

A internet provocou uma revolução na vida das pessoas, com forte impacto no meios de Comunicação donos de veículos impressos. Os usuários, até então, exerciam o ato unilateral de ir às bancas ou ligar um aparelho, passaram a ser acesso à geração de conteúdo – postando fotos e textos, opinando sobre tudo e todos. Foi um salto extraordinária para a formação espontânea da maior rede de informação do fundo, sem custo, muito rápido e mais impactante do que os saltos no tempo ocorridos entre a chegada do rádio, na era dos impressos, e da TV,  no auge do rádio.

A RBS, cujos negócios se dividem, principalmente, em televisão, com 18 canais; 24 rádios e 8 jornais, foi atingida fortemente pela nova onda – como grupos no mundo inteiro. O meio jornal caiu vertiginosamente em circulação e em receitas, provocando a aplicação de um remédio amargo para todos - o corte de estruturas, gente e produto, como uma bola de neve: menos recurso, menos gente, menos qualidade, menos comercialização, menos receita, menos recurso para investimento.

Sabendo que deveria crescer além das fronteiras de SC e RS, a RBS fez muitas tentativas para isso: em certa oportunidade, quis entrar no Paraná;  em outra, criou o Canal Rural – voltado para o agronegócio e parabólicas em todos o Brasil. Chegou a comprar uma FM  e iniciar negociações para um jornal, em São Paulo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

Jornalista Linei Zago disse...

Discordo no corte de pessoas, pois o salário de jornalista é irrisório frente a outros gastos.

Anônimo disse...

Acho que pesaram para a perda de leitores a clara opção pelo alinhamento ao PT em oposição ao governo Yeda e sua franciscana verba publicitária até o apoio incondicional ao Tarso e a Dilma nestas eleições. Quem compra jornal é o eleitor mais esclarecido, com melhores condições financeiras e conservador. Não gosta de pagar por opiniões preponderantemente de esquerda.

Anônimo disse...

JÁ DEI MINHA CONTRIBUIÇÃO CANCELEI ASSINATURA DA ZERO HORA, PRIMEIRO PORQUE TÁ CARO, SEGUNDO POR QUE O JORNAL TÁ POBREZINHO, NÃO AGREGA NADA À COISA NENHUMA.

Anônimo disse...

E também investiu na eleição de seus funcionários, de forma a ter influência política nas instâncias que decidem coisas como a liberação de verbas publicitárias.
Nota-se que começaram a dar muitos espaços para o Túlio Millman, certamente já apostando na sua eleição em 2016 ou 2018.

Anônimo disse...

Enquanto continuar a tolerar governos corruptos e totalitários como o petista vai perder ainda mais seu publico cativo. Alguem acha que assinante de ZH vota no PT??? Eu ja fui assinante e hoje não tenho estômago para a ZH. Eles flertam com o petismo por razoes econômicas e isso vai custar muito caro para a RBS.

Anônimo disse...

Concordo e larguei o jornal ano passado depois de 5 anos assinando. Ficou insuportavelmente alinhado à agenda de esquerda global e com colunistas militantes e basbaques.

Anônimo disse...

O problema não é específico da RBS. A Folha de S. Paulo tem o mesmo número de leitores de décadas atrás. Eu falei "décadas" mesmo! Os jornalões americanos, NY Times a frente, amargam perda de leitores. A internet está transformando a imprensa. A empresa que ficar lamentando e amarrada ao modelo antigo vai sucumbir. Não sei se haverá mercado para jornal impresso generalista e diário num futuro muito próximo.

Anônimo disse...

A Zero Hora se alinhou aos petistas.Por exemplo,manteve a pág. de política c/ Rosane de Oliveira totalmente vinculada oa governador Petista.

Anônimo disse...

No momento em que optaram pelo esquerdismo e se tornaram essa filial bombachuda do Granma e passaram a depender da propaganda estatal, perderam o rumo e a credibilidade.

OU alguém aí acredita que o RBS Notícias, patrocinado pelo Banrisul, seria capaz de fazer alguma crítica ao governo ???

Pra mim, veículo de comunicação deve sobreviver APENAS E EXCLUSIVAMENTE com a propaganda privada. Mas o Grupo RBS fez uma opção, e quero mais é que quebre a cara !!!

Anônimo disse...

só falta fechar a porcaria da Falha para nos livrarmos daquele panfleto esquerdista vergonhoso...

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
Tenho dúvidas se o fato do Grupo RBS apoiar o partido A ou B tenha tanta influência assim. Isso é mais uma questão de linha editorial e não existe mídia neutra em nenhum lugar do mundo. Prefiro dar crédito ao impacto da Internet (antigamente somente através de PCs, mas agora com tablets e smartphones, acesso ampliado a YouTube,Netflix, tweeter e facebook, etc). Juntamente com a popularização da TV a cabo as possibilidades de entretenimento se agigantaram. Para compras o ZH classificados já não tem lá aquela importância, por exemplo. É uma empresa que, como as demais, está se adaptando. Outro problema é que ela tem que estar de olho na própria concorrência dos seus competidores diretos, principalmente a Rede Record. As redes evangélicas estão preparando um pool de artistas de suas igrejas para invadirem as paradas de todo o Brasil. Essa ofensiva vai trazer uma nova onda musical, porque os cantores sertanejos já estão com os seus dias contados. As gravadoras, é claro, já estão com os braços aberto$$$$$ e já $$$$e converteram!

Norton Dornelles de Castro disse...

A ZH foi assinada aqui em casa por muito tempo , mas devido ao peleguismo governista que colocou o jornal em um alinhamento automático com o PT , consegui convencer minha mulher a suspender a assinatura . A grande prejudicada foi nossa cadelinha que adorava usar a página 10.

Anônimo disse...

Por incrível que pareça, eu ainda conheço zumbis que leem Zero Hora todo dia e escutam sala de redação, com o mundo desabando nas suas cabeças, totalmente alienadas!

Anônimo disse...

A Zero Hora fechando vai encher o Rio Grande de petralhas guaxos.

Anônimo disse...

A Rosane de Oliveira tá vergonhosamente aliada ao PT. Se o Sartori quiser economizar em propaganda, logo a RBS estará atacando o governo dele, assim como fizeram com a governadora Yeda. Aki se faz aki se paga.

Anônimo disse...

É foda. Com a internet perde-se muito faturamento. Aí a solução é pelegar para conseguir verbas públicas de propaganda. O problema é que o público leitor de verdade acha uma merda e aí para de comprar ou cancela a assinatura. Beco sem saída.

Anônimo disse...

Sem internet, eu provavelmente seria mais um bocó eleitor do PT ou do PSDB, entre outros partidos políticos e ideologias engendrados e a serviço dos donos do Brasil e do mundo.

Via a INTERNET! Aqui, na internet, vc é livre para escolher e estudar o tema ou assunto da sua preferência, interesse etc.

Jaguariense disse...

Fui assinante da ZH durante muitos anos. Nesse ano cancelei. Não aguentei o alinhamento petista da RBS. Ler Rosane de Oliveira e Paulo Santana é dose pra matar...Essa "mulherzinha" então é de uma cara de pau difícil de encontrar igual, alinhada, maliciosa, dissimulada. Antes, só ouvia a Rádio Gaúcha, desisti, virei guaibeiro... A Gaúcha virou a rádio futebol, nada mais que futebol e futebol! da mnhã à noite. É dose...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/