Investigação nos Estados Unidos atinge a Petrobrás

O site da revista Época informa que em 2004,a gigante britânica de engenharia IMI decidiu abrir uma investigação interna para descobrir como uma de suas principais subsidiárias, a americana Control Components Inc, ou CCI, obtinha tantos contratos com petroleiras mundo afora. A CCI fornecia válvulas para plataformas de exploração de petróleo. Três anos depois, a investigação interna concluiu que os diretores da CCI, para fechar os contratos com as petroleiras, recorriam sistematicamente ao pagamento de propina. 

. A Petrobrás no meio.

. Leia tudo.

. A IMI entregou voluntariamente as provas ao governo americano. Entre elas, uma lista de 236 pagamentos, descritos como suborno. Os diretores foram afastados, julgados e, há dois anos, condenados por corrupção. ÉPOCA obteve cópia da investigação americana. Ela implica gigantes estatais asiáticas – e a Petrobras.

Para fechar contratos, a CCI fazia de tudo para agradar os funcionários das petroleiras. Promovia festas luxuosas em iates. Bancava viagens e estadias em hotel cinco estrelas. E, claro, contratava intermediários que conseguissem obter os contratos. Eram operadores com conhecimento do mercado local, proximidade com os diretores das petroleiras e experiência nos procedimentos necessários para fechar negócio. O esquema de corrupção operou em estatais de 36 países, incluindo o Brasil.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Quem era o presidente em 2004? algum petralha pode me informar.

Anônimo disse...

Incrível. Esse pessoal tomou conta de tudo e então a corrupção correu solta. O Brasil virou um oceano de corrupção.

Anônimo disse...

Esta história do petrolão está ganhando vulto monumental.


mjose


Alberto/NH disse...

Bem que os Americanos poderiam vir aqui p/ Brasil fazer uma devassa nesta ladroagem pois se ficarmos esperando pela 'Justiça' Tupiniquim estamos ferrados!

Anônimo disse...

só a SWAT da jeito...

Anônimo disse...

Daqui para frente Petralha que tem culpa no cartório´vai evitar de fazer turismo nos USA, porque
poderá ficar por lá.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/