Apesar da queda no IPCA, cenário inflacionário exige uma política monetária contracionista

A desaceleração do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em outubro é positiva, mas o cenário para o comportamento da inflação continua preocupante. Com o reajuste dos combustíveis, a inflação encerrará o ano de 2014 muito próxima do teto da meta.

. Foi o que mandou dizer esta manhã ao editor, o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, Pedro Raffy Vartanian,. Saiba mais:

- O mês de outubro de 2014 mostrou uma queda da inflação em relação ao mesmo mês de 2013, mas o reajuste dos combustíveis associado ao aumento da demanda de fim de ano fará com que a inflação encerre o ano em torno de 6,4%.

. Para o economista, entretanto, o desafio da política monetária atual é fazer com que a inflação convirja para o centro da meta a partir de 2015. “Em um ambiente econômico de baixo crescimento, com pressões de custos decorrentes de aumentos no preço da energia e, adicionalmente, com pressões decorrentes da taxa de câmbio (pass-throug) que podem ser agravadas pelo início do processo de elevação da taxa de juros nos EUA em 2015”, completa.

Um comentário:

Anônimo disse...

CORRIGINDO: POLITICA MONETARIA
CONTORCIONISTA, que faz parte das artes circenses dentre as quais
o contorcionismo. Na politica, o passo próximo é o vigarismo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/