El Pais pergunta: "Lula voltou?"

O jornal espanhol El País  publicou neste domingo uma matéria sobre o novo cenário político no Brasil, após a reeleição de Dilma Rousseff no segundo turno. O jornalista Juan Arias comenta as dificuldades que o PT deve enfrentar e as prováveis ações de Dilma como mandatária, e de Lula, nos bastidores.

. “O slogan 'Volta Lula' se apagou com as eleições. Ele não voltou. Foi embora porque ele não quis ou porque Dilma Rousseff não deixou voltar, não importa. Dilma voltou a ser presidenta, mas Lula também voltou e está mais ativo do que nunca até na formação do novo Governo, pelo menos em seus ministérios chaves.O ex-presidente não parece feliz, segundo seus colaboradores mais próximos, com tantas notícias negativas tanto na economia quanto nas relações entre Governo e Congresso; entre a presidenta e os empresários, entre ela e os aliados, sobretudo com o centrista PMDB.

. É conhecido o estilo de Lula de fazer política, pragmático, negociador e não ideológico, além de sua capacidade de metamorfose para adaptar-se às circunstâncias (como ele mesmo destacou de seu caráter). E é lógico que às vezes esse estilo se choque com o de sua criatura, bem diferente: menos contemporizador, mais direto, às vezes até duro e exigente e sem muito espaço nem vontade para excessivas negociações. E mais ideológico. Dilma é de esquerda. Lula é, simplesmente, sindicalista”.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como não existiu nem existe oposição de fato aos governos petistas, Lula se elegerá presidente em 2018.

Anônimo disse...

Voltou de onde se ele nunca saiu...

Anônimo disse...

Todos sabem que Dilma nada mais é que a empregadinha do Lula.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/