CLIQUE AQUI para ler, também, "Estamos acabando com o País", Gustavo Ioschpe.
Nesta entrevista para o site da revista Veja, o especialista diz que a missão primordial de transmitir conhecimento vem sendo esmagada pela ideologia que reduz a educação a ferramenta de dominação.
Nesta entrevista para o site da revista Veja, o especialista diz que a missão primordial de transmitir conhecimento vem sendo esmagada pela ideologia que reduz a educação a ferramenta de dominação.
Oliveira atuou durante vinte anos como consultor do Banco Mundial e da Organização Internacional do Trabalho e ajudou a implantar projetos de educação em mais de sessenta países. No Brasil, foi secretário executivo do Ministério da Educação e, desde 2006, está à frente do Instituto Alfa e Beto, organização não governamental que promove a alfabetização em redes públicas de ensino.
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Pouca gente discorda que é papel da escola transmitir os
conhecimentos imprescindíveis ao desenvolvimento do indivíduo e, por tabela, do
país. Para o estudioso João Batista Oliveira, contudo, a missão vem sendo
esmagada no Brasil por políticas mais interessadas em propagandear números
grandiosos e por ideologias cujo interesse passa longe da educação. O resultado
é o fracasso do ensino no país. "Perdemos a noção da função social da
escola. Ela deixou de ser cobrada pelo cumprimento de suas obrigações
essenciais e passou a ser cobrada por milhares de coisas que ela não tem
condição de fazer, como cuidar da educação sexual, educação para o trânsito,
para o consumo etc.", diz Oliveira. A história de como se deu esse
processo é dissecada no livro Repensando a Educação Brasileira, que chega às
livrarias nesta semana, em que o pesquisador discute qual é, enfim, a função da
escola e propõe medidas para recolocar nos trilhos professores e escolas. . Em
dezembro, a ONG vai realizar pela primeira vez o Prêmio Prefeito Nota 10, iniciativa
que vai identificar e recompensar o município brasileiro que mantém a melhor
rede de ensino do país. Confira a seguir a entrevista que ele concedeu a
VEJA.com.
Como o senhor vê o atual debate sobre educação no Brasil?
Em nosso país, não há debate. A educação é tratada somente do ponto de vista de
leis, regulamentos, aumento de vagas, interesses de professores e sindicatos. A
política de educação sempre foi pautada pela ideia de crescimento.
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6 comentários:
Prezados indignados,
Vejam nos vídeos (em que copiar e colar) abaixo as denúncias feitas pela jovem professora Ana Compagnolo de Santa catarina a respeito da doutrinação marxista/gramscista nas ecolas brasileiras.
Sds,
http://www.youtube.com/watch?v=yUVchx1kYBg
http://www.youtube.com/watch?v=Q9y7JF2BbvQ
Sobre a crise da educação: http://padilla-luiz.blogspot.com.br/2013/08/tgp-transdisciplinar.html Abraços prof. Padilla UFRGS
Puro mimimi dos fracassados esquerdistas tucanos e seu veículo de comunicação chamado revista Veja.
Maia uma voz que veio juntar-se a minha. A mais ou menos 2anos eu comentei que as escolas publicas gaúchas, haviam se tornado um local onde era transmitido as crianças somente ideologias comunistas ao invés de ensinarem as crianças materiais didáticos, que no futuro as ensinariam a pensar por si. O CPERS é uma corja de loucas e loucos, lunáticos e visionários. Nos corredores das escolas publicas, existem as fotos de sanguinários comunistas, como Fidel Castro e Chê Guevara, além de drogados como o Jimmu Hendrix, que não servem de exemplo positivo a ninguém. Agora colocaram a foto da guerrilheira barriguda de óculos, e com o título de coração valente. Este CPERS deveria ser totalmente escomungado e exorcizado da nosso solo amado, e colocado nas aulas do MST. TUDO COMUNISTA, TUDO RETRÓGRADO, TUDO IMPRESTÁVEL, TUDO FANÁTICO.
A escola funciona como uma babá sem qualificação que cuida das crianças da família pobre brasileira.
Esclarecimento ao analfabeto funcional "Cap Caverna", às 14:33: o teor do post trata do ensino brasileiro. O RS não é ainda um país, rs!
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