Zero Hora conta como Vieira da Cunha trataria salários do MP e do Judiciário caso fosse parar no Piratini

O jornal Zero Hora começou a fazer hoje uma série de entrevistas com os principais candidatos ao governo estadual. O primeiro a falar foi o deputado Vieira da Cunha, PDT, que é também membro do Ministério Público Estadual, do qual está licenciado há 20 anos em função do mandato que exerce na Câmara. O editor selecionou amplo trecho no qual os entrevistadores e Vieira da Cunha falam sobre salários e vantagens do Ministério Público e do Judiciário. A conversa é esclarecedora. Os entrevistadores demonstram conhecimento do assunto, vão fundo nas perguntas e deixam pouco espaço para subterfúgios. Apesar disto, afiado, o deputado Vieira da Cunha não fote do tema, bate com conhecimento.

. Este tipo de entrevista, raro no jornalismo gaúcho, demonstra de que modo a mídia pode contribuir para esclarecer o eleitorado frente a assuntos complexos de interesse público.

. Leia com atenção:

O senhor concorda com o pagamento retroativo dos subsídios a membros do Ministério Público Estadual?
Estou afastado do MP há 20 anos, não tenho detalhes. O que posso dizer é que temos obrigação de cumprir a lei e a Constituição.

Mas o governo estadual está tentando evitar esse pagamento, que passa de R$ 200 milhões. O senhor manterá a posição da Procuradoria-Geral do Estado?
Se estamos tratando de um poder autônomo, como MP e Judiciário são, se há previsão legal e se o orçamento da instituição comportar essa despesa, não cabe ao Executivo dizer o que é e o que não é para fazer.

Mas o Executivo contesta a previsão legal do pagamento. E o dinheiro sairá de um orçamento que já é apertado.
Se não existe previsão legal e não tem amparo na Constituição, a Procuradoria-Geral do Estado, na minha administração, contestará. Mas estamos falando em hipótese. O fato de eu ser membro do MP não vai misturar meus papéis.

Se o aumento nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal for aprovado, haverá um efeito cascata nos Estados. Se o reajuste para promotores e juízes passar pela Assembleia, o senhor sanciona?
Com certeza, sim. Temos o compromisso de fazer a revisão geral e anual dos vencimentos dos servidores. Sou a favor da reposição das perdas inflacionárias para o conjunto do funcionalismo. Aumentos reais são diferenciados: dar mais para quem ganha menos e menos para quem ganha mais.

O senhor prefere o corte dos supersalários que ultrapassam o teto (R$ 26,5 mil) ou seu congelamento?
Os tribunais têm decidido pelo congelamento. O Judiciário está apontando o caminho legal.

Para conseguir aprovar o sistema de subsídios, promotores e juízes diziam que seria uma forma de acabar com os penduricalhos. Agora, a PEC da Magistratura, que está no Senado, propõe resgatar a gratificação por tempo de serviço. Qual a posição do senhor?
Sou favorável, e não se trata de penduricalhos. É um projeto de reinstituição do adicional por tempo de serviço que visa a remunerar melhor aqueles que estão em final de carreira. O sistema de subsídios fez com que exista uma diferença muito pequena entre quem entra e quem está no fim da carreira. O adicional por tempo de serviço visa a reconhecer a experiência, e é um argumento correto.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista, que trata de outros temas, inclusive PPPs, ferramenta demonizada pelo governo do PT, o que o impediu de alavancar novos recursos para investimentos que continuam faltando. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Será que esse vai voltar para ser Promotor ou vai se aliar na Ana Amélia para ser Secretário ou até mesmo Presidente da CEEE, como ele se autoelogia, como se tivesse tirado a CEEE da falência. Se a CEEE fosse empresa privada o dono não entregaria para um prático-licenciado para um cargo tão importante. Vamos esperar para ver......pobre Estado do RS.....

Anônimo disse...

Resumindo : bastante dinheiro para o funcionalismo público e uma banana para o estado produtivo !
Não tem UM que preste !!!

Anônimo disse...

NÃO VOTO em quem já fez campanha para o LULA e para o OLIVIO/TARSO, que é o caso deste senhor!

Anônimo disse...

O PDT já se aliou ao PT e agora quer posar de santo. Já estão recebendo a resposta do seu eleitorado que NÃO aceitou esta promiscuidade com o partido dos mensaleiros. Perderam milhares de simpatizantes quando resolveram apoiar Lula no passado.

Anônimo disse...

pdt fez campanha, Vieira é anti-pt. Vieira é filho politico de brizola e sempre votou contra coligações com o pt.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/