Com o Ibope, as curvas de tendência de Dilma, Marina e Aécio

No blog do Jornalismo de Dados da Globo, hoje, Fábio Vasconcellos faz a análise que segue:

 Com a nova pesquisa Ibope para a corrida presidencial divulgada há pouco, ajustamos as curvas de tendência dos candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). Desta vez, utilizando a melhor relação da série histórica para cada candidato. Desse modo, a curva mostra novamente Dilma em situação de estabilidade, exatamente como previa o modelo divulgado na semana passada por este Blog. A candidata do PT marcou neste Ibope 38%, um ponto percentual acima do Datafolha. No caso de Marina, houve um ajuste. A sua curva, que apresentava inclinação descendente, agora aparece com relativa estabilidade, embora ela tenha registrado  um ponto percentual abaixo do Datafolha da semana passada: 29%. A curva da candidata do PSB é, porém, a que mais se ajusta ao parâmetro utilizado, ou seja, as variações dos seus percentuais são as que mais ajudam a definir a inclinação da sua curva. No caso do candidato do PSDB, a inclinação permanece de leve ascendência. A curva de Aécio é a segunda com o melhor ajuste da série histórica. 


. Ao fazer esse tipo de análise, busca-se identificar a média dos percentuais registrados pelos candidatos, considerando todas as sondagens com as suas mais diferentes metodologias. Nesse caso, consideramos a série do Ibope e do Datafolha, organizada conforme a data de divulgação desde julho. Ao contrário das análises que levam em conta flutuações entre uma pesquisa e outra, a curva de tendência apresenta uma visão mais precisa e geral sobre o comportamento da intenção de voto dos candidatos, já que considera o histórico dos índices de cada candidato.    

7 comentários:

Anônimo disse...

Uai, Políbio, não estou entendendo. Li agorinha mesmo uma notícia no blog do Coturno Noturno, que o tracking do PSDB está dando empate entre o Aécio e a Marina. O que você acha?

Anônimo disse...

Políbio,

Considerando a maior probabilidade de Marina x Dillma no 2o.Turno, observo o seguinte:

- A Dillma oscila sem força para subir mais, mesmo com poder econômico e a "caneta" na mão;

- Marina teve a 1a.onda de crescimento(meteórico), caiu e agora "aponta" para uma provável 2a.onda de crescimento que virá do embate direto com a Dillma.

Eu, particularmente, espero que a Marina ganhe e desmanche o PT. Quanto ao resto dos problemas, não importo-me muito.

O Aécio seria alvo, como foi a Yeda, da ira da CUT+MST+..... Eu não aguento mais este tipo de política.

O PT esta morto e a Marina será a coveira!!

JulioK

Anônimo disse...

Existe coisa mais patética do que analisar pesquisa manipulada?

FAÇANHA disse...

Curvas, ora curvas; fora as da Estrada de Santos e as da Marilyn Monroe, nenhuma outra tem valor.

Anônimo disse...

Pobílio, como confiar em eleição depois da década de 90/2000 inteira de mentiras? O TSE, boa parte da imprensa/mídia, políticos, partidos, todos cúmplices desses grupos? E se alguém abre a boca rapidinho aparece um monte de grupos tentando desmoralizar. Não falam nada do Foro de São Paulo desde 1990. Nada do Diálogo Interamericano. Consenso de Washington. Cebrap + Cebri.

Essa Marina Silva é financiada pelo George Soros e os Rotschild.
O PSDB é fabianista e gramiscista.

Essa turma toda viajando de jatinho, helicóptero, carro blindado, tem apartamento de luxo e fica por isso mesmo.

E se o povo filma, ainda querem censurar a internet. Quer um povo alienado e burro para continuar a vida de marajá as custas do país e do povo.

Faça-me um favor. Desde quando essa Dilma tem 40% dos votos? Primeiro, ela nem tem currículo para o cargo, currículo falsos, passado obscuro. Igual o Lula.

Essa turma só tem tudo isso por que torra muito com marketing e propaganda.

Anônimo disse...

mudancaedivergencia . blogspot . com . br

Anônimo disse...

VAMOS DERRUBAR essas pesquisas voto aécio45

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/