Economistas da Fiergs dizem que governo faz nova trama fiscal para mascarar despesas com a previdência

O gráfico ao lado é de análise da Fiergs ("Pedalada fiscal": a nova trama das contas públicas. 



Ao examinar os "indícios de uma nova manobra fiscal" praticada pelo secretário do Tesouro Nacional, o gaúcho Arno Augustin, que trabalha em plena parceria com o ministro guido Mantega e a presidente Dilma Roussef, os economistas da poderosa Federação das Indústrias do RS explicam que a jogada "diz respeito a um tipo de financiamento forçado dos bancos para o Tesouro Nacional,envolvem benefícios sociais e também despesas mascaras com a previdência social".

. Já se desconfiava de algo semelhante.

. A oposição, economistas e jornalistas atentos, já tinham feito a denúncia.

. O que diz estudo que a Fiergs acaba de divulgar para círculo restrito de leitores:

- O Tesouro Nacional resolveu inovar mais uma vez. Os dados das despesas com previdência, sugerem que algo está sendo feito para mascará-los. No primeiro semestre deste ano, o crescimento real registrado foi de apenas 0,8%, enquanto que nos últimos anos havia sido de 7,0% e 7,2%, respectivamente.

. É bem verdade que o reajuste do salário mínimo de 2014, de 1,2% em termos reais, é inferior ao registrado naqueles anos (7,5% e 2,6%) mas a forte rigidez desse tipo de despeesanão explica tamanha queda nos desembolsos.

. Como se explicaria a discrepância ?

. Os economistas da Fiergs já descobriram a resposta:

- É uma nova trama fiscal. 

CLIQUE AQUI para ler reportagem do Valor dehoje sobre o terceiro déficit consecutivo. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Acabou a festa, para variar o governo petista levou as despesas lá em cima contando com uma receita tributária sempre crescente, a economia estagnou mas as despesas não. É como sempre escrevo, comunistas e socialistas começam os orçamentos pelas despesas, por isso que quebraram tudo que administraram. Sabe o que vão sacrificar? Os investimentos em infraestrutura, como sempre.

Anônimo disse...

Podem ter certeza que a inflação e o desemprego são bem maiores que os números oficiais apontam, os petralhas mentem e enganam em tudo, e não seria nestes dois índices que seria diferente! Quem faz compras sabe que tudo aumentou bastante, e o trabalhador desempregado, tem que correr atrás para conseguir alguma vaga qualquer com salário bem mais baixo do que meses atrás!
Tudo isso é reflexo do socialismo bolivariano petralha que já está sendo implantado no país, e que precisa ser parado de uma vez por todas!

Anônimo disse...

País de m**** ! Agora, para remendar, vão eleger uma criatura que ninguém sabe quem é !
Começo a pensar seriamente em me mandar de vez !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/