Artigo, Mário Vargas Llosa - A máscara do gigante

O artigo a seguir, "A máscara do gigante", é de Mario Vargas Llosa. Foi publicado no jornal El País, Espanha. Llosa diz que o mito da seleção Canarinho nos fazia sonhar formosos sonhos. Mas no futebol, assim como na política, é mau viver sonhando e sempre preferível se ater à verdade, por mais dolorosa que seja.

. Leia:

Fiquei muito envergonhado com a cataclísmica derrota do Brasil frente à Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, mas confesso que não me surpreendeu tanto. De um tempo para cá, a famosa seleção Canarinho se parecia cada vez menos com o que havia sido a mítica esquadra brasileira que deslumbrou a minha juventude, e essa impressão se confirmou para mim em suas primeiras apresentações neste campeonato mundial, onde a equipe brasileira ofereceu uma pobre figura, com esforços desesperados para não ser o que foi no passado, mas para jogar um futebol de fria eficiência, à maneira europeia.
Nada funcionava bem; havia algo forçado, artificial e antinatural nesse esforço, que se traduzia em um rendimento sem graça de toda a equipe, incluído o de sua estrela máxima, Neymar. Todos os jogadores pareciam sob rédeas. O velho estilo – o de um Pelé, Sócrates, Garrincha, Tostão, Zico – seduzia porque estimulava o brilho e a criatividade de cada um, e disso resultava que a equipe brasileira, além de fazer gols, brindava um espetáculo soberbo, no qual o futebol transcendia a si mesmo e se transformava em arte: coreografia, dança, circo, balé.

CLIQUE AQUI  para ler tudo.

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50. Também a la carte. À noite, jantar a la carte.
Nos túneis da antiga Brahma, shopping Total, local único em Porto Alegre.
www.famigliafacin.com.br


7 comentários:

Anônimo disse...

Os jogos e o andamento do evento foram bons, por mérito da Fifa. O que me deixa injuriado é a palhaçada do Governo Federal no superfaturamento das obras (custaram quase 4 vezes mais do que o planejamento inicial) e as obras de mobilidade que foram um grande fracasso. Mas, como diria Margareth Tatcher, o socialismo é bom até acabar o dinheiro dos outros.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

Ontem li esse texto no Blog do Orlando Tambosi e recomendei,em comentário,aos leitores de Reinaldo Azevedo.
Texto brilhante,de uma lucidez e um poder de síntese fantástico.
"O GOVERNO QUE SEMEOU,COM SUAS POLÍTICAS MERCANTILISTAS E CORRUPTAS,AS SEMENTES DA CATÁSTROFE"
Parabéns Sr Polibio, ao publicar esse texto o sr mostra sensibilidade política.
Saudações

Anônimo disse...

Políbio,

Texto MUITO BOM!!

JulioK

Anônimo disse...

O que aconteceu com a seleção é o que acontece no país, intervencionismo demais e feito por quem não tem competência para estar no cargo que ocupa! No meio de campo da seleção sempre faltou jogadores que pudessem criar as jogadas, não é o nosso técnico ultrapassado que iria pensar o jogo, e ele no máximo deveria se limitar a escolher os caras certos para cada posição e parar de gritar na beira do gramado para querer mostrar serviço justificando o monte de dinheiro que ganha!

chibato disse...

Como fui censurado pelo editor la vai de novo haver se passa o jornal El Pais e apoiador do Partido Popular na Espaňa o mesmo partido do ditador de extremadireita Francisco Franco Bahamonde popular Generalidsimo e segue apoiando a direita como periodico ABC que é da Opus Dei alias o PP e o partido que esta no poder a Espaňa e o pais com maior indice de desempregados 25% da população ativa PIB negativo de 0,9% cuidado com o Aecinho pois podemos chegar tambem.

Anônimo disse...

a reaçada ainda pensa que engana alguém com analogias permissivas como as do positivismo do século xix.
geralmente a reaçada é de exatas ou biológicas, e leu pouco de humanas, ou então é de uma área pseudo-"técnica" de humanas, como administração, e em parte jornalismo, economia e direito, predominantemente frequentadas pela zelite.
a moçada entende pouco do babado.
99,9% de quem critica marx o faz sem ter lido o suficiente, quando não NADA.
quem lê marx no mínimo concede que o homem dá muito a pensar, e não é fácil de desproblematizar.
mas quando quem te conta sobre o marx é SÓ o will bonner, a veja ou a cnn ou a fox, ou bost-sellers de suspeitos...
intelectual não gosta de filmeco hollywoodiano.
intelectual tem discernimento, o mais das vezes expresso em franco e aberto humanismo.

Anônimo disse...

Rafael, você escreve muito bem. Sua análise sobre algumas das formações possíveis da "reaçada" foi excelente, me despertou uma dúvida: você tem ensino fundamental?
Uma vez que Mises demonstrou a impossibilidade econômica do socialismo de Marx ainda no início do século XX (e antes de todas as experiências fracassadas do século passado), me parece que você é que está um pouco desatualizado com a sua leitura. Mas, para fazer esta afirmação, eu teria que saber: você tem ensino fundamental?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/