Análise, Gustavo Grisa - O Banco de desenvolvimento dos BRICs pode realmente ajudar o desenvolvimento das regiões industriais e competitivas do Brasil?

O banco de desenvolvimento dos países do bloco BRIC, que está sendo um dos principais assuntos do encontro de chefes de Estado em Fortaleza, mais do que um factoide, pode se configurar em um elemento complicador à competitividade brasileira, e não o contrário. O banco, sediado em Xangai, tem obviamente uma âncora chinesa. Dentro dos quatro países do bloco, qual tem uma característica predominantemente industrial? A China.

. Portanto, é um risco que este banco torne-se, principalmente, uma espécie de EXIMBANK ampliado para os produtos chineses, formando mercados cativos e aumentando a esfera de influência da China fora de foros e regras da Organização Mundial de Comércio e outras esferas internacionais.

. Com que bases o novo banco funcionaria? Como seria sua governança, e o recrutamento de seus funcionários? Há muitos pontos nebulosos,e uma nebulosidade ainda maior sobre quais interesses serão principalmente atendidos- e o que o Brasil ganha,ou perde,nesta iniciativa em relação a outras alternativas.Dos países do BRIC, o Brasil é o único com uma democracia razoavelmente consolidada, e um Estado com estrutura menos autoritária.


* Gustavo Grisa, economista, sócio da Agência Futuro,MBA pela Thunderbird School (EUA).

10 comentários:

Anônimo disse...

jezuiz, mais uma aliança furada...

já não nos bastava estarmos amarrados ao falido Mercosul?

como essa comunistada gosta de um banco, nao?

Anônimo disse...

Será que os outros países vão concordar com a quantidade de petralhas que serão empregados pelo Brasil no banco ?

Anônimo disse...

Eu não posso julgar o líder da Índia, por não ter lido detalhes de sua política, mas podemos opinar quanto aos outros. Esse outros não são flores que se cheirem. Sendo assim, esse tal de BRICS terá problemas para entrarem em acordo realmente operante e produtivo.
Brasil:
A corrupção e sujeira no Brasil;
Rússia:
A corrupção, sujeira e uma invasão territorial da Ucrânia que ameaça a paz mundial do país e das economias locais.;
Africa do Sul:
A corrupção e sujeira da África do Sul, que estabeleceu um regime que mais lembra uma vingança contra o Apartheid (em vez de união, a vingança e Nelson Mandela era um guerrilheiro como qualquer outro. Basta ler sua biografia);
China,
O que mais dizer da China? Um país que cresceu com base na escravidão de seu próprio povo? Proibiram o povo e os jornalistas de relembrarem os acontecimentos na Praça Celestial, onde foram mortos milhares de manifestantes (será que o povo sabe que o chinês famoso que ficou sozinho diante de um tanque de guerra foi morto?). A China não está preocupada com democracia e é a principal aliada da Coréia do Norte, o país mais déspota da Ásia. A China não está preocupada com a poluição e é responsável pela morte de vários rios pela poluição com metais pesados. A China não está preocupada com aposentadorias ou Previdência Social. Chinês idoso é o um ser que mais sofre nesse mundo. Direito trabalhista na China é uma piada, todos sabemos.
Índia;
A Índia possui lacunas sociais enormes provocadas pela cultura de casta, ou seja, não permitem que pobres tenham oportunidade de sair da pobreza para ocupar outros espaços na esfera profissional, tanto pública como privada. O que esperar desse BRICS?


Daniel

Anônimo disse...

Se o bananão tem 10 bilhões de dólares pra botar neste banco agora ( e mais 8 bilhões daqui a 2 anos ) porque o governicho petista não investe esse dinheiro aqui ???

Meu Deus do céu, que falta faz termos uma imprensa realmente livre de cabrestos e sem as amarras da propaganda estatal ...

E adivinhem para quem irá o 1º empréstimo "emergencial" ??? ARGENTINA, que obviamente não vai pagar ...

Somos ou não uma bosta de republiqueta bananeira sindicalista ?

Anônimo disse...

LIXO PURO

Anônimo disse...

Políbio,

Os USA já fizeram negócios com a China.

Resultou em uma BRUTAL transferência da poupança americana para a China e a crise 2008.

A China é hegemônica e não confiável.

Agora a idiota da Dillma vai ..... .

Bem, vai tomate cru!!

JulioK

Anônimo disse...

Olhando assim o naipe dos países em questão, parece mais que está sendo construída uma "aliança do mal", para formação de uma imensa lavanderia de dinheiro sujo internacional!

Anônimo disse...

Calma gente! Agente fica com o dinheiro da China e Eles com as nossas terras.

Este é o plano dos PTRALHAS
Dilma/Lula.

Anônimo disse...

Como seria essa administração por 5 nações corruptas. Uma mais corrupta que a outra. Seria um modo de tirar mais dinheiro do povo para seus projetos de poder eterno?

Anônimo disse...

Já vi que de geopolítica aqui ninguém entende nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/