No 8o Fórum Unimed sobre "Futebol e Sociedade", antropólogo Da Matta põe Marco Maia e Rigotto na roda

O antropólogo e sociólogo Roberto da Matta (foto ao lado) colocou o ex-governador Germano Rigotto e o deputado Marco Maia na roda, esta manhã, durante os debates do 8o Fórum Instituto Unimed sobre "Futebol e Sociedade", que prossegue esta tarde com casa lotada no Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre.

. Os dois políticos foram confrontados por politizarem as discussões sobre a Copa, defendendo os êxitos do governo Dilma.

. Foram 30 minutos de discussão, depois de falas individuais de Rigoto, Maia e Da Matta, tudo sob a mediação do jornalista Rogério Mendelszky.

. A plateia reagiu com apupos quando os debates eram politizados, aplaudindo freneticamente cada estocada disparada pelo antropólogo carioca, sobretudo contra Dilma, que ele não poupou ("É um bicho do mato",foi a expressão mais benigna que usou). Ele chegou a brincar com Rigotto quando o ex-governador listou suas credenciais, tentando justificar os percalços do governo na organização da Copa:

- Estão vendo: ele já vem dando carteiraço.

. Em seguida, ele fez uma análise curta e certeira sobre semelhanças e diferenças que existem entre futebol e política, sempe em favor do futebol:

- No futebol, as coisas se resolvem no campo. Os jogadores tratam-se como adversários e não como inimigos, tanto que se abraçam e trocam camisetas ao final da partida. Tudo é resolvido ali mesmo, porque o juiz do caso não adia decisões,que são imediatas. Nada de embargos infringentes.

. Esta tarde, o 8o Simpósio reuniu, a partir das 14h, o filósofo Gilles Lipovetsky, o jornalista Lasier Martins e o médico Nilson May, tudo sob a mediação de Juremir Machado.

. As 16h, daqui a pouco, será a vez dos jornalsitas Luiz Carlos Reche, Nando Grosso, Soninha Francine, mais oos ex-jogadores Júnior, Marcelo Gonçalves e Emerson Rosa, tendo como mediador o jornalsita Juca Kfouri.

CLIQUE AQUI para examinar mais informações.

Nesta sexta a noite e também no sábado,
5 vezes premiada por Veja como
o melhor da categoria. www.biermarkt.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Nando Grosso? E em que mundo Lasier consegue acompanhar uma conversa, quanto mais entre Lipovetsky e o Juremir?

Anônimo disse...

Juremir Machado "mediando"? Essa é boa!!!

Anônimo disse...

Será q existe áudio ou vídeo, do encontro com o Da Matta, disponível para ouvir?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/