Ministério Público protocola denúncia em juízo, reforçando conclusões da CPI da Procempa

Num trabalho bastante competente, a repórter Adriana Irion, Zero Hora, conta com bons detalhes o que pode ser encontrado na denúncia entregue ontem em Juizo pelo Ministério Público Estadual. O trabalho corre paralelo ao relatório da CPI, presidida pelo vereador do PT, Mauro Pinheiro. Resultaram apontados 15 nomes, que segundo a CPI formaram uma organização criminosa para desviar recursos públicos. O relator não quis listar agentes políticos porque é da base do governo, mas Mauro Pinheiro protocolou os nomes do prefeito José Fortunati e do ex-prefeito José Fogaça. Mauro Pinheiro tinha incluído apenas Fortunati, mas por pressão do Piratini aduziu Fogaça. Esta história a repórter não conta na reportagem, que apesar disto merece ser lida, porque conta o que aconteceu na Procempa. A CPI aceita a denúncia de que os prejuízos da Procempa podem ir a R$ 50 milhões.

. A estatal de TI de Porto Alegre foi feudo do PTB nos governos Fogaça e Fortunati. Lá, homens como Claudio Manfrói, ex-suplente de Zambiasi, fez o que bem entendeu.

Os principais acusados:
André Imar Kulczynski, ex-presidente da Procempa
Ayrton Gomes Fernandes, ex-gerente financeiro da Procempa
Giórgia Pires Ferreira, ex-diretora administrativa da Procempa
Matusalém Marcelino Alves, ex-gerente de Logística da Procempa
Christian Meirelles, ex-CC na Procempa
Adriana Beatriz Nunes Boniatti, ex-assessora de projetos especiais

Leia a reportagem de Zero Hora sobre a denúncia do Ministério Público Estadual, inclusive com fac similes de documentos e amplas explicações sobre o processo:

Após 10 meses de trabalho, o Ministério Público entregou nesta terça-feira à Justiça a primeira parte da investigação feita na Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Entre ex-gestores, servidores e fornecedores de serviço, 15 pessoas foram denunciadas por crimes como peculato, formação de quadrilha e falsidade ideológica. O suposto esquema envolveria uso de notas frias para o pagamento de serviços inexistentes.


O trabalho, conduzido pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, é o primeiro a ser concluído. Pelo menos outros oito expedientes criminais relacionados à empresa seguem em apuração no MP. Entre os denunciados, estão os principais nomes ligados à gestão da companhia entre 2005 e junho de 2013, quando suspeitas de irregularidades e desvios derrubaram a cúpula da Procempa.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Os denunciados pelo MP são praticamente os mesmos indiciados no relatório da CPI. Quero ver agora o Mauro Pinheiro e a Fernanda Black Block continuarem com a demagogia e a tentativa de desqualificação dos colegas da CPI!!!!

Anônimo disse...

E dai novamente virou pizza pois se os gestores não forem resposabilizado a falcatrua vai continuar.E inconcebivel que o Cezar Bussatto indique a sua companheira Miriam socia da Criason para " "prestar serviços a prefeitura e pagamentos feitos pela Procempa.Pode ser legal mas e imoral e o dinheiro pago as empreiteiras a quela tal marcenaria com notas fiscais fraudulentas para onde foi os recursos foram ou não para campanha do Fortunatti.Acordos foram feitos para não ataque ao PTB que sera vice de Tarso o Reeleito.

jose manoel vega garcia disse...

Faltou competência ao relator da CPI da procempa pois se os roubos aconteciam desde 2006 os prefeitos deveriam saber ou são complacentes para não dizer outra coisa. E uma vergonha o relatório só pegou os bagrinhos.

Anônimo disse...

O tal José Manoel acha que sabe mais que o MP.... tá forte a patrulha no teu blog polibio

Anônimo disse...

Pq o editor nao indicou os partidos dos acusados? Meeeedo??

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/