Vitória de Sartori rifa Dilma no PMDB do RS

A esmagadora derrota sofrida por Paulo Ziukolski na pré-convenção do PMDB do RS (leia nota a seguir) terá desdobramentos importantes para as eleições estadual e nacional, porque foi uma vitória incontestável do “velho PMDB de guerra” de Pedro Simon, José Fogaça, Ibsen Pinheiro, Germano Rigotto, Cesar Schirmer e todos os outros caudilhos que comandaram a oposição no Estado durante os anos de chumbo.

. O grande perdedor do dia foi o deputado Eliseu Padilha, que nas últimas semanas deu a cara para bater e assumiu o comando da campanha de Paulo Ziukolski. Novos líderes terão que suceder Padilha no comando das forças emergentes do outro lado do PMDB, a menos que queiram soçobrar com ele.

. Paulo Ziukolski, derrotado, não sofre grande desgaste, porque saiu do zero para uma ribalta que ainda não era dele.

. A vitória esmagadora de Sartori também o coloca como o grande eleitor para três decisões seguintes:

- Coligação presidencial: Dilma foi rifada pelo PMDB do RS, que procurará fechar aliança com o governador Eduardo Campos, PSB, a primeira opção de Sartori.
- Coligação estadual: a função de vice irá para algum Partido aliado, cujo nome ainda não se conhece.
- Senado: a vitória de Sartori fortalece o senador Pedro Simon, que só não será candidato à reeleição se não quiser de verdade. Caso ele desista, estão na lista para sucedê-lo: Germano Rigotto, José Fogaça e Ibsen Pinheiro. Apesar destes nomes, Sartori e a franja vitoriosa hoje, poderá fortalecer a união, oferecendo a vaga a Paulo Ziukolski.


. O PMDB ganhou muita visibilidade com a pré-convenção. A partir de agora, o ex-prefeito de Caxias poderá começar sua campanha. Trata-se de um foertíssimo candidato, com história pessoal e política inatacáveis, um histórico de administrador competente e corajoso, além de parecer para o grande público um político novo na cena estadual, apesar de todo o seu tempo de trajetória. José Ivo Sartori também transmite a percepção de homem do interior bonachão e avesso a jogos e trampas. 

15 comentários:

Biriva do Cerro do Tigre disse...

José Ivo Sartori, enfim um nome de respeito e confiabilidade.

Grande administrador e com experiência.

Está na hora do RS acabar com esses governadores politiqueiros, que atrasaram o estado com viés ideológico e retrógrado.

Anônimo disse...


Ruim para a Ana Amélia !

Quem não gostou do apoio ao comunismo na eleição de prefeito, agora tem em quem votar !!!!!!!

Anônimo disse...

Totalmente errada a sua interpretação das previas,o que ficou caracterizado nas previas e que existe um movimento forte dentro do PMDB que quer mudanças e para isto e necessário mudanças no estatuo do partido que privilegia os caciques e uma formula nada democrática pois não contempla a participação total dos filiados em decisões desta grandeza.Estas arbitrariedades foram forjadas nos anos de chumbo e se perpetuam ate hoje afim de manter estes feudos embolorados com suas boquinhas a preço de ouro.O PMDB sai rachado Zilkuosk e o vencedor era um David entre Golias não se intimidou lutou bravamente o futuro dirá que seu projeto era o melhor não haverá quem empunhe a bandeira de Sartori somente uma militância paga o fara pois o gringo e fraco e sem projeto e terá que pousar ao lado do dentinho de ouro.

Anônimo disse...

Dalhe gringo...Adesso cambiamo le cose...Vada via da bordo tarso...
Joel Segalla Robinson a detto..

Anônimo disse...

Nos livrando da ptzeada, qualquer um tá bom.

Anônimo disse...

Tá na hora do Rio Grande escolher alguém competente pra governar. Qualquer um serve, se comparado ao Genro e o pt. Chega de atraso, fora pt!

Anônimo disse...

Cambiamento gia avvenuto e la vitoria di Dilma

Anônimo disse...

Vai se degladiar com ana amélia, aí vem tarso ou pepe vargas por fora e engole os dois. De quebra o simão se degladeia com o Lasier r o pt vem por fora com qualquer candidato e engole os dois.

Anônimo disse...

Pedro Simon, Germano Rigotto, José Fogaça e Ibsen Pinheiro... É, tá mal de senadores, o PMDB!

Como não sou de esquerda, só votarei num destes caso não houver outra alternativa viável para evitar a vitória de um candidato do PT, PSTU, PCdoB, PSOL, PSB, PDT, PPS et caterva!

Sem um partido e candidatos verdadeiramente de direita, só nos resta isso: escolher, dentre os políticos aí presentes, o(s) candidato(s) menos deletério(s), menos perverso(s), entre outros desairosos epítetos!

PS: Causa-me espécie a inconformidade de outros esquerdistas não-petistas/petralhas, como aqueles eleitores ou simpatizantes do PMDB, PTB, PSDB, entre outros, com a barafunda levada a efeito pelos esquerdopatas de outras siglas, já que, lá no fundo, o que essa gente quer mesmo é mudar a sociedade, transformando-a num hospício, como é autoevidente a todos! Deveriam ser no mínimo coerentes, além de gratos ao PT, pois é este partido que deu, com a ajuda dos tucanos, a cara a tapa para, na maior cara-de-pau, destruir, via Marxismo Cultural*, a família, subverter a ordem, descriminar o crime de aborto e as drogas ilícitas, entre outros absurdos próprios de gente celerada!

* - "Marxismo Cultural - Relação com o Comunismo /Socialismo/Marxismo/Esquerda - Padre Paulo Ricardo"

http://www.youtube.com/watch?v=-w4L-nk_MNA

Almirante Kirk

Anônimo disse...


A vitória de Sartori representa, em primeiríssimo lugar, uma indicação de "chega prá lá" pra esse tal de Alexandre Padilha e Mendes Ribeiro Filho que se acham os tais. Agora que acompanhem Dilma nos palanques pelo resto do País, por que aqui, não vai ser possível, felizmente.

A idéia do editor de oferecer a vaga para o Senado para Paulo Ziukolski, é o melhor exemplo da formação do "fisiologismo" e falta de vergonha, que tomou conta do PMDB depois de Ulisses Guimarães. Estava do outro lado, pois que procure Alexandre Padilha e Mendes Ribeiro Filho, fisiologistas vendidos, para ver o que fazer. E mais, é preciso que o PMDB rache em nível nacional, com os Renans, com os Sarneys, com os Eduardos Cunhas, com os Temers e outros representantes da oligarquia do Nordeste, se um dia quiser começar a pensar em ser um partido decente.

Anônimo disse...

DISSE QUE NÃO VOTARIA, MAS POR OBRIGAÇÃO TEREI QUE NESTE CARA PARA TER MAIS POLICIA NAS RUAS E COM CERTEZA VOTAREI NO DEPUTADO QUE XINGOU A VIADAGEM GERAL.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Lamentável. O PMDB vai se auto-destruir com essa candidatura própria, devia lançar Rigotto na chapa do Tarso. Eleito Senador, seria Governador em 2018, com apoio do PT. Vocês vão ver, o PMDB vai diminuir suas bancadas federal e estadual.

Justiniano disse...

Anônimo das 08:52 a gringolândia vai votar em peso num oriundi italiano e até vai aumentar a bancada do PMDB.

Somente em "cacias" já sai com 50% dos votos, imaginem em Bento, Garibaldi, Farroupilha, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, São Marcos, Veranópolis, Nova Prata, Guaporé, Serafina Correa, Nova Bassano, Casca e Marau.

Ao contrário dos teus presságios em 2018 o estado do RS estará falido e quebrado com o PT no governo. Ninguém vai querer receber o espólio da pobreza.

Começam surgir oportunidades de mudança, porque no RS nunca se reelegeu governador.

Anônimo disse...


Simon de novo? NNNNÃÃÃÃOOOOOOO! larga o osso por favor. Ibsen vai nessa que o partido te deve.

Anônimo disse...

Acho que não elemento das 12:10, a trajetória politica de Sartori é Prefeito de Caxias e Dep Estadual, ou seja, pouco conhecido no resto do Estado. Pepe Vargas, também de Caxias, tem mais lastro eleitoral que Sartory. Sartori disputa voto com o PP e PDT. O PT e aliados correm por fora. Sem contar que o candidato do PT pode ser Pepe Vargas, que perdeu para Sartori para Prefeito em Caxias justamente porque, no segundo turno o lastro de apoio de Sartori foi maior, incluido o PP e PDT, que correm com candidatura própria.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/