Saiba como a gaúcha Plin Digital pode ajudá-lo com seus problemas de Big Data

O Big Data é o assunto do momento na informática. O editor foi buscar informações para informar aos leitores o que realmente é isto.

Computadores foram criados para fazer cálculos e manipular informações. Desde a sua criação até os dias atuais, estas informações precisavam estar armazenadas em formatos rígidos, nos assim chamados Banco de Dados. Em termos técnicos se diz que a informação precisava estar “estruturada” com cada coisa em seu lugar.

. Acontece que na vida real, a maior parte da informação é desestruturada. Quando escutamos uma música, falamos ao telefone, assistimos televisão, estamos acessando informação não estruturada.
No caso de uma empresa por exemplo, uma montanha de informação está contida em emails e em páginas da Web. Mas como fazer o computador “ler” estas informações e mixa-las com aquelas estruturadas que estão armazenadas nos Bancos de Dados?

. É esta situação que as técnicas de Big Data permitem resolver, segundo constatou o editor, que conversou demoradamente com seus empreendedores. A empresa é nova no mercado gaúcho, mas  poucos profissionais no mundo conhecem a fundo esta metodologia quanto Marko Petek, que trabalhou durante quase 5 anos no CERN e vivenciou todo o desenvolvimento desta tecnologia. Nos últimos anos, experimentos científicos como o Large Hadron Colider (LHC) construído no Centro Europeu de Física (CERN) na Suiça começaram a gerar volumes gigantescos de informação.  E ficou muito difícil de encontrar aquilo que se procurava, uma situação muito pior do que achar uma “agulha num palheiro”. Para resolver este problema, os cientistas do CERN desenvolveram algoritmos e métodos matemáticos que otimizaram o manuseio e processamento desta massa de dados.

A tudo isto se deu o nome de Big Data (Grandes Dados).O que Marko Petek explicou ao editor:
- Através da chamada “computação semântica” que “compreende” o conteúdo de um email, consegue-se interpretar o que um vídeo postado na web quer dizer e assim por diante. Este verdadeiro Iceberg de informações pode enriquecer aquela armazenada de maneira tradicional, revelando novas perspectivas até então escondidas.

. Até poucos anos atrás os sistemas de computação não tinham capacidade nem de entender e muito menos de processar esta imensa massa de dados.  Mas o avanço da ciência de ponta teve um papel fundamental no processo de integração e análise destas informações.

E-mail para contatos: petek@adhoccomunicacao.com
Site da Plin Digital:

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/