- Senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi o primeiro presidenciável a comentar o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência S&P. Segundo ele, a decisão era previsível. "O histórico de manipulações contábeis, o descuido com a boa aplicação dos recursos públicos, a leniência com a inflação, a ineficácia na realização dos investimentos necessários para destravar o país, em contrapartida aos exorbitantes gastos correntes, explicam, com sobras, a indesejada decisão", diz ele
A Standard & Poor’s (S&P) rebaixou nesta segunda-feira o rating do Brasil de “BBB” para “BBB-“, último nível considerado pela agência como grau de investimento. A perspectiva foi alterada de negativa para estável. Entre os motivos que levaram a S&P a tomar a decisão, foram citados os sinais mistos enviados pelo governo e suas implicações para as contas fiscais e credibilidade da política econômica, “juntamente com a perspectiva de um crescimento menor nos próximos dois anos e a falta de habilidade para ajustar a política antes das eleições presidenciais de outubro”.
A Standard & Poor’s (S&P) rebaixou nesta segunda-feira o rating do Brasil de “BBB” para “BBB-“, último nível considerado pela agência como grau de investimento. A perspectiva foi alterada de negativa para estável. Entre os motivos que levaram a S&P a tomar a decisão, foram citados os sinais mistos enviados pelo governo e suas implicações para as contas fiscais e credibilidade da política econômica, “juntamente com a perspectiva de um crescimento menor nos próximos dois anos e a falta de habilidade para ajustar a política antes das eleições presidenciais de outubro”.
. Segundo a S&P, a estimativa de crescimento mais baixo
para o país é consequência de fatores cíclicos e estruturais.
. “A deterioração fiscal da economia brasileira nos últimos
anos inclui o aumento do déficit. Além disso, a credibilidade em relação à
conduta da política fiscal do país se enfraqueceu porque o governo descumpriu
co vários itens da meta fiscal”. Apesar dos esforços do governo de reprogramar e cortar
alguns gastos, na visão da S&P será difícil para o país alcançar a meta
formal de superávit primário de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Além
disso, a agência avalia que as medidas anunciadas recentemente para administrar
as perdas no setor elétrico, podem ser desafiantes em um ano eleitoral.
. A expectativa da S&P é que o PIB real do Brasil
cresça 1,8% em 2014 e 2% em 2015. Entre outros fatores, o avanço será puxado
pela modesta melhora nas exportações.
. De maneira geral, os investimentos do setor privando
devem continuar fracos em meio à persistência do pessimismo das empresas e ao
clima de espera associado às eleições. “Achamos também que o déficit do governo
suba para 3,9% do PIB este ano, após ficar em 3,2% do PIB em 2013. Além disso,
é importante destacar que a vulnerabilidade externa do país vai de alguma forma
crescer nos próximos anos”, informou o comunicado.
14 comentários:
O correto não BBB (-)
é PT (-)
Nas Eleiçöes de outubro jogue o PT na Lata do Lixo
Anônimo das 20:46
Não esqueça que o PT não é nada. O maior partido corrupto do Brasil é o pmdb.
O pmdb é o partido da corrupção.
O petismo fez o Brasil perder o trem da história, enquanto o mundo vai a jato nós vamos de fumbicas Cubanas da década de 1950! Este é o "outro mundo possível", o do bolivarianismo do Fórum de São Paulo!
Ou seja, o problema é excesso de petistas no governo.
Acabou a festa, agora virá a triste realidade.
O PT arruinou o Brasil, serão muitos anos de recuperação.
O imperio petista veio para ficar por 30 anos. Ja tem 22, contando com a fase de transicao itamar fhc. Faltam mais 4 da dilma e 4 do lula que morrera no cargo. Uauauaua
Deixa ver se entendi: pleno emprego, renda crescente, inadimplencia em niveis baixos, comprometimento do PIB em relacao a divida pequeno, mercado interno crescente, etc, etc, etc, E os colonizados aplaudindo a decisao de um banco de COLONIZADORES que estao descontentes pois o Brasil nao e mais a CASA DE AGIOTAGEM que eles conheceram. Bom mesmo, como sempre digo, e aqla epoca em que o FHC e seus ÇABIOS, quebravam o Pais ano sim e ano tambem.
Vcs lembram como era no tempo do FHC? Nao? Pois vou refrescar a memoria de vcs: aqui pelo Brasil, mes sim e mes nao, uma auxiliar de escritorio do FMI checava dados, mandava e desmandava e depois, voltando pra sede do FMI, emitia um comunicado dizendo que a sociedade deveria ganhar menos, comer menos e pagar mais tributos. Portanto, editor, espero que este tempo retorne e vc, como muitos, voltem ao desemprego e ao racionamento de energia, agua, combustivel, etc.
s agencias erraram quando dizem gastos excessivos do governo da dentuça, que cumpre ordens no safado alcagueta do Barba. O certo seria governo dos PaTifes rouba demais e não consegue mais forjar balanços por isso que o crescimento é pífio para não dizer negativo. O sgarbi pela ignorância cultural que mostra ter, e deve vir de berço, deve ser um dos conselheiros eles, ao menos está no mesmo nível.
E o Barba criticou os caras de olhos azuis...
Foi pro primeiro mundo e apontou seu dedo sujo pras economias de la, dizendo que o Brasil estava dando uma licao a eles, investindo em consumo interno. Liberando grandes volumes de emprestimos para gente que trabalha de auxiliar de pedreiro comprar um carro lixo com custo de Mercedes.
A bolha imobiliaria vai jogar mais gasolina ainda no incendio petralha da economia. Eh o monstro que cresce silencioso, a reedicao da Encol.
E o sgarbosta vem cantar de galo dizendo que o Brasil tá bem... Vai aprender a ler, anta !
É que instituicòes sérias não aceitam a contabilidade criativa do sr.Arno Augustin.Só a doutora em economica pela Universidade Petralha é que reconhece esse tipo de maracutaia,bem como aquele incompetente do Mantega.
Graças ao FHC que estruturou a economia os petralhas estão surfando em maré mansa. Porque se dependesse deles debelar a inflação certamente estaríamos com inflação acima de 10% e eles achando bom.
O REAL é uma conquista do FHC e dos economistas do PSDB. Hoje esquecem que eram contra dizendo que era mais um paliativo como dizia o pinguço do ABC.
Mas pelo amor dos meu filhinhos... De onde esse tal de sgarbi tira essas informações furadas ?????????? Cara, tu não vive no Brasil, deves estar em algum país de primeiro mundo e opinando sobre o que não sabes do dia a dia daqui...
Desce do pedestal e te informa melhor, trouxa sgarbi !
Postar um comentário