Produção recorde do RS ajudou, mas Brasil já comprou 7,2 milhões de t de trigo no exterior. EUA foram os maiores fornecedores.

A ampliação de área rendeu ao Brasil mais de 5 milhões de toneladas de trigo nesta safra (safra de inverno, segundo semestre do ano passado), mas o volume é insuficiente para atender o consumo interno,. Que é de 12 milhões de toneladas.

. O RS respondeu pela metade da produção brasileira, o que basta para seu próprio consumo. Paraná em fevereiro. O estado, segundo maior produtor nacional, teve a safra comprometida por duas geadas durante o desenvolvimento das lavouras. Com isso, o Rio Grande do Sul assumiu a liderança na colheita no país.

. A redução das exportações de trigo da Argentina no ano passado, fizeram o Brasil buscar volume histórico no Hemisfério Norte. Segundo o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a indústria nacional comprou 3,48 milhões de toneladas do cereal produzido nos EUA. O volume foi o maior nos últimos 30 anos, conforme o órgão. Com o resultado, o Brasil ficou 500 mil toneladas atrás da China no ranking dos principais clientes dos Estados Unidos.

. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), ao todo, o país buscou 7,2 milhões de toneladas do grão em outros países, 10% mais do que no ano anterior. Para este ano, a previsão é de que as importações somem 6,5 milhões de toneladas.


2 comentários:

jaco do morro belo disse...

E os petistas passam o dia falando mal dos americanos.

Luiz Vargas disse...

Os "malditos" EUA fornecendo trigo para o Brasil dos PeTralha$?
Muito esquisito este tipo de coisa!
O normal seria a Bolívia, a Venezuela e Cuba estarem suprindo este fornecimento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/