Venezuela, Leopoldo López contra Henrique Capriles

López é o da esquerda.


 Joaquin Villalobos escreve na edição brasileira de El País, hoje, que a polarização que domina a Venezuela contaminou as análises políticas com uma lógica de bons e maus. Leia tudo:

É na realidade possível que no curto prazo desmorone o governo chavista? Pode ocorrer na Venezuela o que acaba de ocorrer na Ucrânia ou o que aconteceu recentemente no mundo Árabe? Está o modelo bolivariano social e politicamente esgotado? As condições que vive Maduro são similares às que derrubaram Fujimori no Peru e outros governos do continente? As informações que chegam da Venezuela, sobretudo dos opositores, deixam a impressão de que o governo de Maduro está a ponto de cair, fruto dos protestos de rua. No entanto, derrubar governos a partir de movimentos civis não é fácil.

A polarização que domina a Venezuela contaminou as análises políticas com uma lógica de bons ou maus, empobrecendo o debate intelectual sobre o que está acontecendo nesse país.

CLIQUE AQUI para continuar lendo. 

8 comentários:

Anônimo disse...

A VENEZUELA SERÁ O INICIO DE DESMONTE COMUNA NA AMERICA, ACREDITO QUE EM MENOS DE 10 ANOS ESTAREMOS LIVRES DESTES LADRÕES, AI SIM SERÁ CRIADO UMA COMISSÃO DA VERDADE.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Conseguiram esculhambar tanto a Venezuela que coloca-la nos trilhos será muito difícil.O Brasil está trilhando no mesmo caminho.

Anônimo disse...

Disseram isso de Cuba, um pais pequeno, a 60 anos anonimo das 17:31. Nem com embargo dos EUA.

Unknown disse...

Cara vc se importa tanto com a Venezuela que eu acho que vc deveria se mudar pra la. O que vc acha, editor engajado?

Anônimo disse...

O Papa confessa que furtou a cruz de um morto. Sheherazade acha que devem acorrentá-lo ao poste?

Fernando Brito

O Papa Francisco, em mais um ato de sincera humanidade dos vários que tem praticado desde sua ascensão ao Trono de S. Pedro, confessou publicamente que arrancou das mãos de seu antigo confessor, no caixão onde seria enterrado, um rosário e a sua cruz.

“De repente, aquele ladrão que todos temos dentro de nós veio à minha mente. Enquanto eu estava espalhando as flores, peguei a cruz que estava sobre o rosário e, usando um pouco de força, desprendi-a.”

Fiquei pensando o que diriam os adeptos do “tolerância zero”…

E, creiam , imaginando o editorial de Rachel Sheherazade:

“Aquele argentinozinho ladrão, sem respeito sequer pelos mortos, fingiu que colocava flores para arrancar, com violência, a cruz das mãos do homem que a tinha como passaporte para o céu. Será que não tem limite a monstruosidade desta gente, que não respeita nem mesmo o cadáver de um padre morto? (eu acho que ela diria que o cadáver estava morto, juro).

Imaginem Sua Santidade acorrentada num poste, numa “compreensível” reação ao seu crime…

Recebi um desabafo de um leitor, indignado que diz que “assistimos, aterrorizados, a justiça sendo feita com as próprias mãos, onde pessoas (sim, por incrível que possa parecer, até que a genética prove o contrário, criminosos ainda são pessoas) são espancadas e acorrentadas em postes após cometerem algum delito, por menor que seja.”

Eu que não creio, acho que Francisco está fazendo pequenos milagres com sua verdades simples e sinceras.

E, cá comigo – perdoe, Sua Santidade – acho até que cometeu outro pecado, no lugar do que feriu o sétimo mandamento.

Acho que o Papa mentiu, uma mentira mais que piedosa, humanitária.

Para nos lembrar que todos somos seres humanos e podemos errar.

E que se o erro é da nossa condição humana, só a compreensão nos eleva do status animal e nos torna civilizados ou, dependendo do plano de fé de onde se observe, donos de uma alma divina.

É o que faz, no primeiro capítulo de Os Miseráveis , o bispo Bienvenu, que abrigara o vilão-herói Jean Valjean e, como “gratidão”, este lhe furtara os talheres, o livra dos policiais, afirmando que lhe dera a prataria. E ainda pergunta porque também não levara os castiçais de prata.

Franncisco, bom em latim, sabe bem o que é a cítara “verba volant, exempla trahunt”.

As palavras voam, os exemplos arrastam.

Mas acho que estamos tão enferrujados em nossa humanidade que vi poucos entenderem as palavras de Francisco não como uma confissão arrependida – e vejam que ele não manifestou arrependimento – mas como uma afirmação valente da imperfeição humana.

Coisa que os nossos “monstrinhos” do “mata-esfola” não compreendem nem por milagre.

Anônimo disse...

Se até os discípulos de Jesus Cristo, fundador da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, falharam, você, eventual leitor não-católico ou anticatólico, está procurando uma Igreja melhor do que a Santa Madre Igreja?

SER CATÓLICO É GRAÇA DE DEUS!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

E os pronunciamentos da jornalista Raquel Sheherazade, do SBT, tem teu apoio elemento Kirk da 24:5? Se tem vc é cristão de araque.

Anônimo disse...

"Anônimo", às 19:29, Jesus Cristo não fundou duas, três, cem, mil, dez mil, trinta mil nem aproximadamente sessenta mil denominações protestantes espalhadas pelo mundo, cada qual com uma interpretação diferente do texto bíblico, logo com um Jesus diferente... Mas, essas igrejas vêm de onde? Resposta: vêm de homens, não de Jesus Cristo! Se recuarmos no tempo, chegaremos, nos últimos 5 séculos, nas datas em que essas igrejas protestantes foram inventadas! Recuando mais no tempo, chegaremos ao tempo dos apóstolos e de Jesus Crsito, o fundador da ÚNICA Igreja verdadeiramente cristã, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, a Única Igreja que segue o modelo bíblico de Igreja, pois só ela tem o sacerdócio; logo, só ela pode celebrar a Santa Eucaristia, obedecendo, assim, as determinações de Jesus Cristo: FAZEI isso em minha memória! Em resumo, mudam as modas, mudam os costumes etc, a Santa Madre Igreja permanece fiel a tudo o que disse e ORDENOU seus fundador: Jesus Cristo!

Mais aqui, via um vídeo altamente esclarecedor:

A santa Igreja Católica Apostólica Romana é a única Igreja que segue o modelo bíblico de Igreja!
"Desde o princípio, Deus fala com sua Igreja através da Bíblia e da Sagrada Tradição. Para garantir que sejam compreendidas por nós, Deus guia a autoridade de ensino da Igreja - o Magistério - para que esta possa interpretar perfeitamente a Bíblia e a Sagrada Tradição. Eis a dádivá da infalibilidade! Esses três elementos - a Bíblia, a Sagrada Tradição e o Magistério - são todos necessários para que haja a estabilidade da Igreja e para garantir a segurança da doutrina."

http://www.youtube.com/watch?v=CTf58kXaVDM

E mais este:

Testemunho de Fernando Casanova, ex-pastor pentecostal e doutor em Teologia convertido ao Catolicismo.

http://www.youtube.com/watch?v=RbOGX1yglfM

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/