Dilma sabia de tudo há oito anos. Por que resolveu agir só agora ?

A noa da presidente Dilma Roussef da semana passada, dá a impressão de que só agora ela ficou sabendo das incongruências sobre a compra da refinaria Pasadena em 2006, conforme explicitado no que escreveu e de acordo com a ordem para demitir Cerveró só agora. Cerveró foi o diretor que encaminhou a compra na época e atualmente era diretor Financeiro da BR Distribuidoras, da Petrobrás. Dilma mente. 

 . A pergunta mais enunciada no momento é a seguinte: por que Dilma demoroutanto para agir. Ela se omitiu durante oito anos. 

. O jornalista Reinaldo Azevedo conta que reportagem da VEJA desta semana intitulada “Um poço de suspeitas” agrega um documento novo ao imbróglio de Pasadena — aquele que está lá no alto da página. A revista não tinha chegando aos assinantes de Porto Alegre até este domingo de manhã. Leia o que esta página editou sobre a nota de Azevedo:

. No dia 2 de julho de 2008, o então procurador-geral da Fazenda Nacional, Luis Inácio Adams, que é hoje advogado-geral da União, enviou à então secretária-geral da Casa Civil, Erenice Guerra, um e-mail em que solicitava que se incluíssem na ata de uma reunião do conselho de administração da Petrobras duas ressalvas sobre a compra da refinaria de Pasadena. A primeira advertia que a tal Cláusula Marlim (aquela segundo a qual a Petrobras garantia à sua sócia, Astra, uma rentabilidade anual de 6,9% independentemente dos resultados da refinaria) não havia sido objeto de aprovação. A segunda informava que a diretoria executiva da empresa havia aberto um procedimento para investigar a falha.

. O e-mail reforça a informação de que o conselho acabou aprovando, originalmente, uma operação sem ter conhecimento de todos os dados. Mas, então, que fique claro:

O e-mail reforça a informação de que o conselho acabou aprovando, originalmente, uma operação sem ter conhecimento de todos os dados. Mas, então, que fique claro: a partir de 2 de julho de 2008, Dilma não poderia alegar ignorância de mais nada.

portagem da Folha publicada neste domingo informa que a direção da Petrobras defendeu diante do conselho, no dia 3 de março de 2008, a compra da outra metade da refinaria — e de seu estoque de óleo — por US$ 788 milhões. Sabem quem foi, de novo, o orador da turma? Nestor Cerveró — sim, o tal senhor que Dilma mandou agora demitir. Era ele quem falava, mas o fazia em nome de toda a direção executiva da Petrobras, a saber: José Sérgio Gabrielli, então presidente, e os diretores Graça Foster, Almir Barbassa, Renato Duque, Cerveró (afastado da diretoria da BR Distribuidora) e Paulo Roberto da Costa (preso em operação que apura lavagem de dinheiro).

Note-se: isso aconteceu no dia 3 de março de 2008. O que se debateu, então, nessa reunião era a tal cláusula “PuT Option”. Até porque, ATENÇÃO PARA OUTRO DADO, a Astra já havia recorrido à Justiça americana no ano anterior: 2007! Se Dilma não sabia de nada em 2006 porque o resumo executivo de Cerveró era incompleto, ela certamente tomou ciência — NEM QUE FOSSE COMO MINISTRA DA CASA CIVIL, NÃO COMO PRESIDENTE DO CONSELHO — da ação judicial. Não fosse isso, teria sido informada de sua existência no dia 3 de março de 2008; se escapou de ficar sabendo ali, o e-mail de Adams, do dia 2 julho, era mais uma advertência.


. Dilma não apenas se omitiu como ouviu a nova exposição de Cerveró. O conselho se recusou a pagar o que pediam os belgas, e a Petrobras teve de ir à Justiça se defender. Contratou um escritório de advocacia por US$ 7,9 milhões ligado a ex-integrantes da cúpula da empresa.

13 comentários:

Anônimo disse...

8 anos ! Essa é a grande velocidade de ação da super gerenta de araque !

Anônimo disse...

Pavio de retardo.

Anônimo disse...

A gang certamente tem muitos outros bandidos, entre os quais Franklin Martins, 'costurador' de Lula e PT em outras empreitadas. Será que o encarcerado Zé não teria participado,como consultor, nesta negociata? Expertise ele tem de sobra.

Justiniano disse...

Quanto mais mexe mais fede esse negócio de Pasadena. Esse é o jeito petralha de administrar as estatais.

Anônimo disse...

Qual é a surpresa...??? A COISA, levou à falência uma lojinha de 1,99, queriam o quê...? que ella administrasse um país e mais uma empresa petrolífera e desse certo...??? aí é pedir demais prô NEURÔNIO SOLITÁRIO...

Anônimo disse...

A Dilma não sabe de nada, inclusive alguém precisa avisá-la dos acontecimentos.

Anônimo disse...

Isso foi uma negociata envolvendo essa raça desgraçada que são os PeTistas, que se locupletaram roubando e dividindo o dinheiro entre eles! Quanto a "coisa" da foto, se eu colocar um capacete num capincho , ficaria igualzinho a jumenta safada!

FAÇANHA disse...

DOIS REPAROS:
1. A minha Veja foi entregue, aqui na Azenha, Porto Alegre, no sábado à noite;

2. Que Dilma, ex-empresária de 1,99 tenha errado, até entendo; mas que Jorge Gerdau tenha errado junto, isso me estarrece!!!

Anônimo disse...

Mários e Sgarbi's aguardam desorientados e ansiosos ordens e textos de Brasília para fazerem recorta e cola na internet e aí apresentarem suas "próprias" argumentações! Sabem tanto de história e da verdade quanto 9Dedos sabe de física quântica!

Anônimo disse...

CADÊ a "oposição" ( DEM e PSDB)?

Vai sair ou não um pedido de instauração de um processo de impeachment contra a presidente Dilma (PT)? Ou ACHAM, a exemplo do então presidente Lula, em 2005, que é possível levá-la sangrando até as próximas eleições?

Com a palavra os tucanos e os políticos do DEM, conhecidos nacionalmente pela sua argúcia, tirocínio geniais, além, é claro, pela sua coragem e denodo no embate contra os vendilhões da Pátria?

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Em qualquer país civilizado, isso seria um motivo p/a colocar esta PilanTra incomPeTente na cadeia!

Anônimo disse...

Que baita FAXINEIRA nós temos. Nos engana já há seis anos.

Anônimo disse...

8 anos: é o prazo de carência da administração petista!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/