Convicção na democracia é recorde, mostra pesquisa Datafolha

Na edição deste domingo, o jornal Folha de S. Paulo revela que no momento em que o golpe de 1964 completa 50 anos, a democracia brasileira bate um recorde. Leia o que escreve o jornal, com base em pesquisa inédita do Instituto Datafolha:

A convicção no modelo democrático como a melhor via a ser trilhada nunca foi tão alta, conforme atestam a última pesquisa Datafolha e a série histórica do instituto sobre o assunto, que começa em 1989.
  
. Para 62% dos brasileiros, a democracia "é sempre melhor que qualquer outra forma de governo". Apenas 16% afirmam que "tanto faz se for uma democracia ou uma ditadura". E só 14% admitem que "em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura".
  
. Parece haver uma lenta, gradual e segura escalada sobre isso. Quando o Datafolha fez essa pergunta pela primeira vez, 25 anos atrás, 43% dos entrevistados manifestaram convicção absoluta na democracia. No meio dos anos 90, o índice subiu para 54%. Em 2003, foi a 59%.
  
. A crença majoritária e perseverante do brasileiro no regime democrático, porém, não o exime de críticas.
  
. O Datafolha perguntou aos mesmos entrevistados como eles avaliam o funcionamento da democracia no Brasil hoje. Para 61%, ela tem "grandes problemas". A ideia segundo a qual viveríamos numa democracia plena é assentida por apenas 3%.


. A satisfação com a democracia também não é garantida. Só 9% afirmam estar "muito satisfeitos" com ela. Um contingente três vezes maior está "nada satisfeito". A maioria está na posição intermediária: 59% se sentem "um pouco" satisfeitos com a democracia.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

4 comentários:

IL DUCE BRASILIANO disse...

E ESSE POVO DESINFORMADO, LÁ SABE O QUE É DEMOCRACIA!?

Anônimo disse...

De apoiadores do golpe de 64 a pesquisadores de 2014?

Anônimo disse...

VAMOS COMEMORAR O CONTRA-GOLPE FAZENDO UM FOGUETÓRIO HOJE ÀS 20:00HS!
EU JÁ COMPREI OS MEUS FOGUETES, E CONCLAMO PRINCIPALMENTE OS GREMISTAS QUE NÃO PUDERAM SOLTAR FOGUETES ONTEM, TÊM HOJE A GRANDE OPORTUNIDADE!

Anônimo disse...

Cuidado com os falsos profetas

O regime existente no Brasil é, de fato, uma oclocracia, que em grego significa governo dos piores. A minoria que trabalha e paga impostos está cada vez mais órfã em matéria de política. A ideologia da quadrilha no poder já está desmoralizada. Precisamos, agora, passar ao contra-ataque. ( A. C. Portinari Greggio)

Íntegra aqui: http://www.grupoinconfidencia.org.br/sistema/images/pdf/comunismo/cuidadocomosfalsosprofetas.pdf

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/