O 64 que eu vi e que eu vivi

O Jornal do Brasil, como a maior parte dos jornais brasileiros, pedia abertamente a queda de Jango, levantando o espantalho do comunismo, que encontrava respáldo farto nas ações cada vez mais radicalizadas do presidente. 



No dia 31 de março de 1964, eu era jornalista da Folha Catarinense, um jornal do Partido Comunista Brasileiro, e também era assessor do deputado Paulo Wright, PSP, Partido do governador Ademar de Barros.

. Naquele dia, no início da tarde, estava na Praça XV e ouvi pelos alto-falantes da Rádio Diário da Manhã que tropas comandadas pelo general Mourão Filho, IV Região Militar, tinham descido para o Rio, iniciando um movimento militar para depor o governo João Goulart, contando para isto com o apoio dos governadores de Minas, Magalhães Pinto, e do Rio, Carlos Lacerda.

. Era o início do golpe militar.

. O objetivo declarado era o de conter a marcha que o governo Jango começara em direção ao estabelecimento de uma ditadura comunista, segundo os líderes militares e civis, todos eles encharcados pelo confronto da guerra fria. Tudo no governo Jango parecia levar a este tipo de desfecho ou pelo menos a algum tipo de ditadura perfeita, algo como o PRI estabeleceu no México durante 50 anos. 

. No dia seguinte, no Congresso, já com a ampliação da rebelião militar e do apoio político, o presidente Auro Moura Andrade decretou ilegalmente vago o cargo de presidente e empossou o presidente da Câmara, Ranieri Mazzili.

. Nas ruas, multidões enormes que já se insurgiam abertamente contra o governo Jango, comemoraram o desfecho.

. Rádios, TVs e jornais, que apoiaram a conspiração, abriram manchetes para saudar o movimento vitorioso de 64.

. Em Porto Alegre, para onde viajou com o intuito de resistir, Jango desistiu da luta armada proposta por seu cunhado, Leonel Brizola, e mesmo com o apoio do III Exército,  preferiu partir para o exílio.

CLIQUE abaixo para examinar meu comentário sobre o caso, intitulado: O 64 que eu vi e que eu vivi

14 comentários:

Déiah disse...

Bom dia,não consegui ler seu comentário .

Anônimo disse...

A derrubada de jango em 64, foi a antecipação de um AUTOGOLPE, que essa quadrilha de comunista dariam em 1º de maio de 64. Até hoje, elles ainda sonham em transformar o Brasil num regime cubano. O regime comunista é eterno. O regime cubano só está em pé, pq cuba É UMA ILHA CERCADA DE TUBARÕES POR TODOS OS LADOS E, PASMEM, NAQUELA MISÉRIA TODA, O PAÍS NÃO TEM BARCO DE PESCA, É CLARO POR MOTIVOS ÓBVIOS. Então agradeçam pelos militares terem tomado uma atitude na época. Transformaram o Brasil da 44ª economia, em pouco mais de 10 anos na 8ª economia. TAMOS DE OLHO...!!!

Anônimo disse...

Nenhum militar, enriqueceu no regime. Agora neste governo corruPTo, todos elles estão MILIONÁRIOS. Comprando apartamento de 7(sete) milhões de reais.

Anônimo disse...

Polibio, tu sempre foi golpista.

Anônimo disse...

Se os comunistas tivessem obtido êxito na instauração de um regime comunista, você, eu e demais brasileiros sequer teríamos telefone, internet, entre outros recursos tecnológicos! Ao criticar o regime militar brasileiro, pense nisso! Estude, analise, compare etc a realidade brasileira ( livre) com a realidade cubana ( comunista), com a realidade dos norte coreanos, para citar dois exemplo! Se um regime comunista fosse bom, maravilhoso, prazeroso etc, até os comunistas iriam de mala e cuia viver em Cuba, Coreia do Norte, entre outros "paraísos" de esquerda (marxismo/socialismo/comunismo/nazismo/fascismo)!

Mais aqui, via um excelente, porque esclarecedor, vídeo-documentário da GOBAR FILMES:

- "O Contragolpe 1964 - A Verdade Sufocada" (45,11 min.)

Viva os heróis de 1964! Viva aos bravos soldados que deram sua vida na luta pela democracia e pela liberdade!

https://www.youtube.com/watch?v=nMiELBPvLgI&feature=share

Almirante Kirk

FAÇANHA, um patriota disse...

O JANGO era um fraco, manipulado pelo CUNHADO e por um monte de sindicalistas e de comunistas malucos; chefiava um imenso cabide de empregos, de sanguessugas do estado brasileiro.
Como acontece hoje com a pelegada petista, centenas de milhares de parasitas apavorados com uma possível derrota de DILMA; esses vermes já reduziram a carcomida PETROBRÁS à metade do que valia, vão destroçar o Brasil, como os "bolivarianos" estão fazendo com a Venezuela.

Anônimo disse...

Penso que, até por uma questão de COERÊNCIA, quem se posicionou e continua a ser um crítico contra o regime militar brasileiro não tem razão em criticar os governos que se seguiram ao injusto processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello, PRN!

Penso que as pessoas devem aceitar as deletérias e perversas consequências de suas opções ou escolhas! Ou essas pessoas que foram e continuam sendo contrárias à instauração do referido regime Militar desconhecem o fato que a maioria dos políticos que elaboraram a Constituição de 1988 e conquistaram o poder nos municípios, nos estados e na União eram membros de partidos, organizações, movimentos etc de esquerda ou, senão, simpatizantes da maldita ideologia esquerdista (marxista/socialista/comunista/nazista/fascista/gramscista/abortista/feminista/humanista/gayzista etc)?

Queriam tanto o fim do Regime Militar, agora aguentem os comunistas tucanos, petistas/petralhas et caterva, os quais se revezam no poder, perpetuando, assim, a maldita ideologia de esquerda em todas as áreas ou esferas que os revolucionários esquerdopatas conseguirem entrar, acessar etc!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Eu tambem vivi em 1964 o golpe ou derrubada dos comunas. estava em Santa Maria um antro de comunas. acompanhei tudo pelas radios e muitas coisas que dizem são puras inverdades. tinha bandido e mocinho em ambos os lados. Sou contra ditadura e queriam uma ditadura de esquerda e perderam, agora bancam as vitimas, como se eles não fossem também torturar, a moda Stalin se vencessem...ou não?
Joel Segalla Robinson

Anônimo disse...

Penso que, até por uma questão de COERÊNCIA, quem se posicionou e continua a ser um crítico contra o regime militar brasileiro não tem razão em criticar os governos que se seguiram ao injusto processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello, PRN!
Penso que as pessoas devem aceitar as deletérias e perversas consequências de suas opções ou escolhas! Ou essas pessoas que foram e continuam sendo contrárias à instauração do referido regime Militar – e que tanto encheram a boca e carregaram nas tintas, entre outros aspectos, para exigirem o fim do Regime Militar – desconhecem o fato que a maioria dos políticos que elaboraram a Constituição de 1988 e conquistaram o poder nos municípios, nos estados e na União eram membros de partidos, organizações, movimentos etc eram de de esquerda ou, senão, simpatizantes da maldita ideologia esquerdista (marxista/socialista/comunista/nazista/fascista/gramscista/abortista/feminista/humanista/gayzista etc)?
Queriam tanto o fim do Regime Militar, agora aguentem os comunistas tucanos, petistas/petralhas et caterva, os quais se revezam no poder, perpetuando, assim, a maldita ideologia de esquerda em todas as áreas ou esferas que os revolucionários esquerdopatas conseguirem, via marxismo cultural, entrar nas instituições, organizações, entidades, movimentos etc contrários ao ideário de esquerda!

(Obs.: Texto corrigido)

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Nenhum miltar enriqueceu no regime - rá-rá-rá... Essa é de cabo de esquadra...

Anônimo disse...

VAMOS COMEMORAR O CONTRA-GOLPE FAZENDO UM FOGUETÓRIO HOJE ÀS 20:00HS!
EU JÁ COMPREI OS MEUS FOGUETES, E CONCLAMO PRINCIPALMENTE OS GREMISTAS QUE NÃO PUDERAM SOLTAR FOGUETES ONTEM, TÊM HOJE A GRANDE OPORTUNIDADE!

Anônimo disse...

Eu acho que quem meteu o Jango nesta roubada de se enveredar para a esquerda foi o cunhado dele o "Briza"!
Vejam esse vídeo, com a visão de um militar, é a palestra do Gen. Rocha Paiva, mostrando bem a situação em que se encontrava o Brasil naquela época, em:
https://www.youtube.com/watch?v=m_-045mGPoA
E também conheçam a loucura do Brizola que já pensava em radicalização da esquerda, em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupos_dos_Onze

Anônimo disse...

Cuidado com os falsos profetas

O regime existente no Brasil é, de fato, uma oclocracia, que em grego significa governo dos piores. A minoria que trabalha e paga impostos está cada vez mais órfã em matéria de política. A ideologia da quadrilha no poder já está desmoralizada. Precisamos, agora, passar ao contra-ataque. ( A. C. Portinari Greggio)

Íntegra aqui: http://www.grupoinconfidencia.org.br/sistema/images/pdf/comunismo/cuidadocomosfalsosprofetas.pdf

Almirante Kirk

Anônimo disse...

"O comunismo é intrinsecamente mau, e não se pode admitir, em campo algum, a colaboração recíproca, por parte de quem quer que pretenda salvar a Civilização Cristã." (Sua Santidade, o Papa Pio XI. Encíclica Divini Redemptoris, de 19 de março de 1937)

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/