A bolha imobiliária começou no Brasil, mas não atinge o mercado residencial

Há oito anos os preços dos aparamentos e casas nas principais cidades do País sobe sem parar. Há sinais de exuberância irracional. Diante do cenário, o americano Robert Shiller, que percebeu antes de todos a chegada da “bolha dos imóveis nos EUA”, avisou:

- Vem bolha aí.

. Este é o tema da reportagem de capa da revista Exame desta semana, que o leitor leu, releu, estudou, anotou e passa os pontos centrais para o editor (o texto completo vai no link a seguir).

. A revista avisa que a bolha imobiliária chegou, sim, mas não chegou para toda a área, como esperava Shiller:

- Os números mostram que Shiller atirou no que viu e acertou no que não viu.

. Os maiores símbolos da bolha não são apartamentos e casas, mas prédios comerciais, galpões industriais e shopping centers novos.

. O problema é na área de mercado comercial e não residencial.

. Há superoferta no mercado corporativo de imóveis.  Em 2012 e 2013 ocorreram lançamentos totais de R$ 25 bilhões, maior volume da história.

. Segundo levantamento da imobiliária Cushmann & Wakefield, que administra o edifício corporativo Platinum Tower, Porto Alegre, por exemplo, a taxa de desocupação de escritórios novos subiu de 13% para 18% no ano passado. É o percentual mais alto da história. Na média, o aluguel comercial caiu 15% em São Paulo, 10% no Rio e 7% no Recife. Na região do Alphaville, SP, ¼ dos imóveis está desocupado.

. A revista Exame diz que não há risco de bolha imobiliária no Brasil, porque este dado explica tudo:

- O crédito imobiliário equivale a 75% do PIB dos EUA, número que no Brasil é de apenas 8%.

. O segmento residencial parece estar noutro País, diz Exame. Ele é favorecido por desemprego baixo e crédito farto. O crédito para a compra de residências dobrou em três anos e isto não terminará tão cedo.

. É claro que o mercado residencial não apresentará mais altíssimas taxa sde valorização, mas os ganhos não serão inferiores aos da taxa inflacionária.


CLIQUE AQUI para ler tudo. 


6 comentários:

Anônimo disse...

Tem PTISTAs vindo aqui debochando do economista americano quando ele falou desta bolha.

Quando estão prevendo PIB baixo no Brasil, estes de fora tem minha credibilidade.

Anônimo disse...

Políbio,

- Circula notícia que corretores de imóveis de Brasília estão buscando emprego em outros setores da economia;

- Não dá para comparar percentual de PIB entre USA e BR, pois as taxas de juros são IMENSAMENTE diferentes.

- Complementando, com inflação anual de 6%(oficial), em 3 ou 4 anos explode a bomba, mesmo mantendo o desemprego baixo.

- Corretores de móveis, de POA, já falavam(JUN2013) sobre o problema do excesso de imóveis comerciais.

JulioK

Anônimo disse...

Para compreender melhor a Bolha Imobiliária no Brasil, visite o site < www.bolhaimobiliaria.com > inclusive hoje (10MAR2014) a Ana Maria Braga fez uma reportagem excelente sobre o assunto, desmascarando o mercado imobiliário. Assistam!

Unknown disse...

A Ana Maria Braga, mane das 16:47, pode fazer qualquer coisa, menos reportagem excelente...

Anônimo disse...

No Brasil não existe bolha imobiliária, existe é super valorização dos preços dos imóveis, que tende a se acomodar, e quem está comprando imóveis na "alta", talvez venha a perder dinheiro adiante!
Nos EUA, a bolha foi gerada pela especulação no mercado hipotecário, onde os bancos precisavam emprestar dinheiro, e então começou as grandes ofertas de crédito para aquisição e construção de imóveis a longo prazo, e um imóvel era hipotecado várias vezes e os bancos aceitavam ,então, foi criada muita grana virtual, só que na real, não existia, como naquelas famosas pirâmides, que muita gente já perdeu dinheiro, quando alguns primeiros começam a pegar o dinheiro os últimos ficam "pendurados no pincel".
É isso, ou não, como dizia o Caetano.

Roberto disse...

Apertamentos de 50 metros quadrados às margens do riacho Dilúvio, A DOIS MINUTOS DA PARTE NOBRE DE VIAMÃO, (VILA SANTA IZABEL) oferecidos a quase 500 mil reis e NÃO EXISTE BOLHA IMOBILIÁRIA PARA IMÓVEIS RESIDENCIAIS EM PORTO ALEGRE???

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/