Os históricos do PMDB lançarão Sartori ao governo do RS, esta manhã, 11h, no Hotel Laghetto

As 11h, no Hotel Lagheto, Porto Alegre, o ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, incluirá seu nome na lista de candidatos a candidato ao governo do RS pelo PMDB.

. Sartori é expoente dos chamados "históricos" do Partido, grupo de líderes de corte ideológico mais social-democrata, entre os quais incluem-se Ibsen Pinheiro, Cesar Shirmer, Pedro Simon, José Fogaça, Luiz Ponte e praticamente todas as bancadas federal e estadual.

. Na pré-convenção do dia 15, José Ivo Sartori enfrentará o também ex-prefeito Paulo Ziukolski, atual presidente da Confederação Nacional dos Municípios. Ele é apoiado pelo grupo mais pragmático do PMDB, entre os quais o prefeito Marco Alba e os deputados Eliseu Padilha e Mendes Filho.

. Além da diferença de postura ideológica, as candidaturas também se diferenciam pelo vetor que apresentam em relação à sucessão presidencial, já que Sartori é declaradamente hostil à Dilma, enquanto que Ziukolski prefere ficar com o que decidir a convenção nacional, que aprovará a chapa Dilma-Temer. 

. Nas pesquisas de intenções de votos realizadas até agora, Ziukolski não constou das listas de consultas, mas Sartori fez parte delas, entrando sempre em terceiro lugar, bem atrás de Ana Amélia e Tarso. O resultado não quer dizer muita coisa, porque até a semana passada, o ex-prefeito de Caxias nada tinha explicitado sobre sua disposição de concorrer.

- O PMDB sairá rachado da sua pré-convenção do dia 15, porque nenhum dos dois lados aceitará a decisão que o outro assumirá em relação à sucessão presidencial. 

2 comentários:

Dagoberto disse...

Na prefeitura de Caxias, Sartori revelou-se um administrador honesto, responsável e muito competente.

Anônimo disse...

O Rio Grande do Sul já está quebrado com a Dilma ajudando, não vive mais sem o pacto, deve bem mais que o PIB. Imagina com Sartori governador e ela do outro lado como ficaremos?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/