Tarso retomou o ritmo de desordem fiscal que infelicita o RS há 40 anos

Ao lado, a projeção do déficit deste ano não se cumpriu. Ainda nesta edição, o economista Darcy Carvalho dos Santos mostrará o tipo de contabilidade criativa que foi usada para maquiar os números. 


Só o governo Olívio Dutra, também do PT, equivale-se ao governo Tarso Genro, igualmente do PT, em termos de acumular déficits bilionários continuados. A tabela ao lado é exemplar.

. Olívio, 1999/2002, gastou muito mais do que arrecadou, endividando o governo estadual de maneira perversa. Ele só conseguiu pagar o 13º com a ajuda do governo FHC.

. O governador Rigotto pegou a herança maldita e não implementou ajustes poderosos, repetindo o cenário de déficits anuais bilionários. Ele também só conseguiu pagar o último 13º com a ajuda do governo federal, desta vez de Lula.

. Coube à governadora Yeda Crusius fazer o dever de casa para equilibrar as contas públicas, promovendo sucessivos superávits nos três primeiros anos e deixando um pequeno déficit no último ano. Ela emplacou o déficit zero.

. A tabela ao lado mostra que Tarso Genro ignorou o ajuste das contas públicas, promoveu a desordem fiscal  e recomeçou a gastar muito mais do que arrecada. Estes foram os déficits continuados que vai deixando. Este tipo de gestão das finanças públicas conduz ao descalabro fiscal, reduzindo a autoestima gaúcha por conta de um governo que vive de pires nas mãos, ausência de investimentos e incapacidade de melhorar o nível de vida das pessoas, porque déficits acumulados são como o dinheiro que pessoas endividadas pegam para rolar tudo com a barriga sem poder fazer mais nada de útil. Veja os déficits deixados por Tarso:
2011 – 516 milhões
2012 – 732 milhões
2013 – 2 bilhões

7 comentários:

Anônimo disse...

Esta é a diferença entre uma Economista governar e políticos despreparados e ignorantes...
Volta Yeda...

Anônimo disse...

Por enquanto a maravilha segue como ré no Caso Detran.

Anônimo disse...

Muita cara de pau de montar um slide desses.

Anônimo disse...

Não entendo,Gaucho gosta de Chimarrão amargo e não gosta de Governantes que aplicam remédios amargos mas que deixam o Estado numa boa.Preferem os populistas que dão balinhas doce e que no final viram balas de fel.

Luiz Vargas disse...

Caso DETRAN PeTralha das 18h07min?
Existiu isto?
O que o tempo começa a mostrar é instituições de Estado foram utilizadas, de maneira cavilosa e calhorda, para forjar um "caso DETRAN".
Me explique, caro quadrilheiro, por que há recusa em auditar o valor do alegado "roubo" de quarenta e quatro milhões de reais? Me explique o papel desempenhado por um certo peremPTório prevaricador na calhorda e covarde engendração desta armadilha criminosa para abater adversários????

Anônimo disse...

Quando se chega a conclusao que até o Olivio Dutra é melhor que o Tarso Genro, é o fim dos tempos.

Anônimo disse...

O petralha das 18:11 acha cara de pau mostrar um slide destes. Certamente não gosta da verdade.
Prefere viver na mentira.
Aliás o Brasil é o País da Mentira.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/